MMRPG, RPG de Mesa e Lineage II

Não sei se já foi discutido, ao menos não achei mas vou levantar a bola de novo. Eu tenho um servidor de Lineage II e como gosto muito de RPG de mesa resolvi levantar um servidor que fosse RP.

Em um servidor de RP você interpreta seu personagem e de vez enquando tem eventos que são como partidas de RPG mestradas. O melhor jogo para se fazer isso é sem dúvida o NWN (Never Winter Nights), porém eu queria algo que pudesse reunir mais de 30 jogadores numa máquina não tão poderosa. Foi ai que nasceu o AWBR ( https://www.adenworld.com.br ).

Eu montei inicialmente o servidor RP com a intenção de jogar totalmente em RP, mas ai passei por um dilema. Existem poucos jogadores de RPG que jogam MMORPG, menos ainda que jogam Lineage. Em um servidor de RP, se você não interpreta seu personagem, você é banido do servidor. Então percebi que a prática que funcionava bem com NWN não funcionava no Lineage, depois de semanas com o servidor vazio resolvi fazer um misto, um servidor semi-RP. Faz RP quem quiser, quem fizer ganha prêmios, quem não fizer não perde nada. E funcionou!

Os jogadores, até quem nunca fez RP, começou a participar, interpretar seus chars, pedir dicas de como jogar em RP e por ai vai. Hoje o servidor atinge picos de 120 jogadores online, e rola 1 a 2 campanhas por ano. Os personagens envelhecem e morrem, fazem historia. Tem um wiki com várias histórias deles:

https://www.adenworld.com.br/wiki/index.php?title=Selo_de_Aprova%C3%A7%C3%A3o_RP

E apesar do servidor ser Brasileiro tem algums portugueses lá.

Apenas depois de 2 anos de sucesso é que foi necessário abrir um servidor para quem não gosta (e odeia) RP. Ai nasceu o segundo servidor AWBR-PvP. Nesse 50% são portugueses, mas ainda assim tem quem jogue em ambos os servidores.

Do outro lado da moeda, temos os jogos de RPG de mesa como o D&D 4a Edição cada vez mais se inspirando em MMORPGs, com sistemas de skills e poderes que antes só se via em RPGs para computador.

De qualquer maneira uma partida online oferece um tipo de diversão totalmente diferente de se jogar em volta de uma mesa. As duas são diversão garantida, mas certamente a primeira tem um envolvimento maior pois fortalece amizades.

Mas a correria dos tempos modernos nos obriga a virtualizar os encontros, e algums MMORPG tem ferramentas que ajudam a trazer o jogo eletronico mais perto do RPG de mesa. E algums RPGs de mesa por sua vez tentam puxar a parte divertida dos MMORPG para cima da mesa.

Abraços!