[quote=Pedro Espiga] mas na fase de compra, há leilões, etc...[/quote]
Os leilões só ocorrem se quem lá cair optar por não comprar, ou não tiver dinheiro para o fazer (que será relevante mais abaixo...). Não comprar é sempre uma má opção. Nem que seja pela possibilidade futura de usar essa propriedade numa negociação. Portanto, os leilões são uma ocorrência rara ou uma manifestação da possibilidade de alguém já estar próximo da falência antes de se iniciar a fase de negociações.
[quote] a regra é que para fazer conjunto de cores é preciso negociar. É raro isso acontecer por si só, a não ser que se jogue com poucos jogadores. Como já disse, este jogo a dois nao tem interesse. [/quote]
Sim. Ocorrerá pouco, mas é uma possibilidade plausível. Especialmente se tivermos em conta a facilidade com que se vai parar à cadeia...
[quote]Não estou a ver como.[/quote]
Imagina que o jogador A comprou uma das três propriedades antes do Estacionamento Livre. Na jogada seguinte, Calha numa das casas de Sorte ou Caixa de Comunidade e vai parar à cadeia. Na seguinte, ao sair da cadeia cai numa das outras propriedades do mesmo conjunto. Compra. Já tem duas. Na jogada seguinte, calha na casa "Vá para a Cadeia". Ao sair compra a terceira. Pode espalhar-se isto por mais jogadas e outras combinações, evidentemente.
Agora suponhamos que a última propriedade demora muito tempo a sair, uma vez que depende tal de que alguém caia aí e a compre para se começar a negociação. Se o jogador A colocar casas e hotéis no conjunto que comprou, não é possível que um outro jogador acabe por ficar sem dinheiro ainda antes de se começar a negociar?
Será, talvez, uma possibilidade remota, mas é uma possibilidade, certo? Resulta da regra que provoca o atraso nas negociações.
[quote]No chinatown jogam todos até ao fim? Fixe. Quanto à espero no Monopoly, bem, é certo que é uma fase um pouco chata, mas que dá para irmos pensando no que havemos de fazer, e criar expectativas.[/quote]
Muito bem. São gostos e opiniões. Eu não retiro o mesmo prazer dessa fase do Monopólio e acho-a demasiado longa para uma possibilidade de negociação posterior que continuo a achar não fazer sentido, mas isso já expliquei porquê antes. Aqui estou a falar como se fizesse para ilustrar problemas mecânicos que estão à parte disso.