[quote=hugocarvalho]Não consigo compreender toda essa raiva com o Monopoly.[/quote]
Naturalmente. O inexistente é incompreensível.
[quote=hugocarvalho]O Monopoly é um jogo de tabuleiro como outro qualquer. Alias desprezá-lo dessa forma arrogante e pretensiosa é o mesmo que pôr em causa as origens do hobby.[/quote]
Sendo um jogo de tabuleiro como outro qualquer é tão passível de ser desprezado - coisa que eu não faço, muito menos de forma arrogante ou pretensiosa que são coisas que, quem me conhece, sabe que não sou - sem por isso pôr em causa as origens do hobby.
Se fossemos a determinar as origens do hobby teríamos que ir muito mais atrás no tempo que a criação do Monopoly. E encontraríamos exemplos de jogos melhores que o Monopoly com alguma facilidade. Go, por exemplo...
[quote=hugocarvalho]O Monopoly é um jogo que foi inventado durante a grande depressão e portanto tem quase 80 anos de existência. Acho inclusivamente bastante interessante o tema do jogo tendo em conta a época conturbada que a América vivia.[/quote]
Eu sei isso acerca das origens do Monopólio. Estou, inclusivamente a par das disputas de autoria existentes.
O tema até pode ser interessante, mas isso não o torna um jogo melhor. O tema da salvação da alma no jogo da glória é do mais elevado a que se pode aspirar, mas o jogo é mau na mesma.
[quote=hugocarvalho]Aliás, acho que não tem fundamento nenhum estares a analisar o jogo aos olhos do panorama actual.[/quote]
Porquê? Esta "nova" edição não está a ser posta no mercado no panorama actual? Não estão os fabricantes do Monopólio a oferecer um jogo, "como outro qualquer", ao mercado no panorama actual? Porque posso eu analisar e discutir os méritos de um Condottiere ou Ilíade à luz do panorama actual e não o posso fazer em relação ao Monopólio? Se o Monopólio não é adequado ao mercado actual não deverão os seu fabricantes perceber isso mais ainda que eu?
Qualquer jogo que esteja a ser editado neste momento é, claramente, passível de ser analisado perante o mercado em que se pretende inserir.
[quote=hugocarvalho]Graças ao Monopoly é que podes, hoje em dia, jogar um Catan ou El Grande.[/quote]
Claro que discordo. É precisamente graças àqueles que não estão satisfeitos com jogos como o Monopólio que aparecem alternativas. Se dependesse dos editores do Monopólio não jogarias mais nada toda a vida.
[quote=hugocarvalho] Pessoalmente não vou muito à bola com o jogo, mas considero um clássico incontornável que teve o inquestionável mérito de conseguir juntar, durante oito décadas seguidas, famílias e amigos á mesa. E isso é um mérito igual ao de qualquer outro jogo de tabuleiro.[/quote]
Não questiono a sua natureza de clássico.
Mas não vejo da mesma forma a sua presença no mercado. Enquanto tu vês um mérito na sua permanência e absoluto domínio do mercado, eu vejo a capacidade de os seus editores manipularem e controlarem o mercado de forma a impedir que alternativas tenham maior presença e isso não considero algo meritório.
[quote=hugocarvalho]Por outro lado o Monopoly tem uma mecânica de negociação bastante interessante e desafiante para quem o joga.[/quote]
Não tem não. A negociação no Monopólio só começa a ocorrer quando um, ou vários, dos jogadores começa a estar numa posição de desvantagem e nessa altura não tem outra hipótese que não seja ceder às pressões dos que vão dominando o jogo. Como essa posição de domínio não advém da capacidade estratégica ou táctica dos jogadores mas sim do rolar dos dados, de conseguir comprar os espaços mais cedo por isso, de não cair nas casas de penalização ou dos outros por isso, etc... não vejo onde esteja o interesse.
[quote=hugocarvalho] Claro que paralelamente a isso tem o factor sorte extremamente elevado,[/quote]
Como vimos...
[quote=hugocarvalho] mas é um jogo que tem as suas virtudes.[/quote]
Aguardo que mas apontes, para além de ser um clássico incontornável, etc...
[quote=hugocarvalho]Agora o que te pode irritar é este jogo vender bastante. Pois, mas isso deve-se ao facto de ter uma brilhante campanha de Marketing por trás que é construída por quem o fabrica.[/quote]
Ou seja, a qualidade do Monopólio não está no jogo, mas na forma como é impingido às massas. Isso não me irrita particularmente.
Mas que alguém que visita este site e tem interesse em jogos de tabuleiro ache isso louvável, perturba-me. Não me irrita... mas perturba.
[quote=hugocarvalho]Até te digo que acho curiosa a forma como os responsáveis do jogo o tentam reinventar com constantes novas edições.[/quote]
Podes fazer um Monopólio seja do que for... basta procurar nomes para pôr nas casas e, se necessário, mudar o aspecto das peças. Aposto que, se quisesses, eras capaz de fazer um Monopólio do Abre o Jogo... Não é preciso muito.
[quote=hugocarvalho] Esta votação é um bom exemplo disso.[/quote]
Exactamente. Por isso é que eu não participo. Porque estarei apenas a ajudar os editores do Monopólio a manterem o seu domínio no mercado com um jogo fraco, e graças a essas "brilhantes campanhas publicitárias" dificultar o aparecimento e progresso de outros jogos e do hobby em geral.
[quote=hugocarvalho]E nisto tudo existe um demérito da parte das editoras de Eurogames que não investem tanto na divulgação.
Em todo o caso também o Catan e o Ticket to Ride são sucessos de vendas. Se calhar porque existiu um investimento maior na publicidade deles.
[/quote]
Talvez.Ou talvez simplesmente não tenham os biliões de dólares que têm os editores do Monopólio graças a 70 anos de quase estagnação criativa do mercado dos jogos.
Não vou discutir a questão da capacidade de marketing das empresas que editam outros jogos. Isso é para um outro tópico.
Em jeito de conclusão, aquilo que mantenho é que participar nesta "eleição" - cujos resultados já estarão, provavelmente, decididos há muito - não beneficia o hobby em nada. Não fará diferença significativa à população de Lisboa, muito menos à do resto do país.
Apenas dará números aos editores do Monopólio para alardearem quando puserem esta "nova" edição da sua árvore das patacas nas prateleiras dos hipermercados. E assim, quando estiverem nos escaparates frases como " X milhões escolheram as cidades desta edição do Monopólio" os que não conhecem mais lá irão comprar.
E mais uma vez digo, se isso vos faz felizes, força lá com a campanha...