Motivação em RPG

Pessoal,

 

Venho com uma questão perante vós, que têm muitos mais anos de experiência de RPG do que eu: “Como é que se motiva um grupo de RPG?”

A pergunta pode parecer um bocado parva, mas tem razão de o ser. Sou DM de D&D de um grupo há ano e meio. Ultimamente tenho notado que cada vez menos o pessoal liga ao jogo, e por mais esforços que eu desenvolva, não consigo “promover o volte face”. Eu sou um tipo altamente entusiasta de D&D e tenho uma dedicação contagiante a isto. Infelizmente, noto que pelo menos metade dos meus jogadores quando sai de uma sessão passa duas semanas (ou o tempo que for até à sessão seguinte) e nunca mais pensa no assunto. Eu mando mails a dar sugestões, a pedir opiniões, a dar ideias... e nem respostas obtenho. Criei uma página para a campanha, onde coloco todas crónicas e imagens, e até fiz um blog mais recentemente para ver se promovia um bocado mais a discussão. Nada resulta.

Modéstia à parte, sei que não sou um mau DM, quer pela opinião deles, quer pelo que vejo nas sessões, que correm geralmente muito bem.

Agora a questão é... é normal este desinteresse fora das sessões? Não se pensar em nada, não se discutir, não dar qualquer tipo de feedback? Isto são fases? Alguém tem alguma fórmula mágica para conseguir levar os jogadores a “mergulhar” de corpo e alma numa campanha?

Isto só acontece em RPG ou é mesmo um mini-espelho da sociedade em que estamos, onde cada vez mais as pessoas parecem vegetar e não querer mexer um dedo para fazer seja o que for?

Dou 1000 de XP e 2 moedas de ouro a quem tiver ideias sobre esta questão. Laughing

Tem tudo a ver com a disponibilidade, o compromisso, a criação de uma rotina, e a dedicação individual dos jogadores. É necessário que os jogadores, à partida, se disponibilizem e se comprometam a criar e seguir uma determinada 'rotina'. Depois, a dedicação de cada um vai ser responsável por 'mantê-los' no caminho. Sem o compromisso individual, não há maneira de funcionar. Não chega os jogadores aceitarem jogar RPG. Eles têm mesmo de querer jogar RPG... sem isso, nenhuma Party funciona.

(E acredito piamente que a culpa não seja tua, mas dos teus jogadores. Lembro-me bem de uma certa noitada, com pizza, música ambiente, e bebidas incluidas, que um certo DM, fez o favor de organizar, lá para os lados do Campo Grande... eheh)

Campanhas que duram bastante tempo padecem desse problema. Todos participam no ínicio, todos fazem planos e estão fascinados com os primeiros encontros. Quando se joga no mesmo ambiente durante muito tempo, começa-se a conhecer o que nos rodeia bem, e a descoberta e a surpresa perdem-se. Controlar as nossas PCs já é rotineiro e já se fizeram as coisas fixes todas com elas. Ganhar influência e dinheiro também se torna entediante se se estiver muito tempo no mesmo sítio. Se se passa por muitos sítios diferentes chega-se a um ponto em que se aborrecem por não terem um sítio onde parar. Ou seja, o enfado apodera-se dos jogadores.

Não estou a culpar-te da falta de interesse dos jogadores, nem por sombras. Conheço-te e sei que tens ideias estapafurdias para dar e vender, material suficiente para manter até o mais deprimido jogador interessado para o resto da vida. Mas se calhar os jogadores sabem disso e habituam-se a essas coisas. E que tal virar o mundo deles ao contrário e ver o que pode sair daí? Fazer sessões totalmente maradas, do género fazer um flashback histórico ao teu setting dando aos jogadores novas PCs, nem que seja por uma sessão? Ou mudar o tema nem que seja por pouco tempo? Estão a viver uma aventura séria e madura? Porque não visitar um sítio onde o slap-stick funny é rei? Etc, etc, etc..

Podemos achar que estamos a fazer tudo bem por darmos boa continuidade a uma história, mas podemos estar com isso a criar uma rotina que pode levar os jogadores a perderem o interesse. Eu sei disso, aconteceu comigo algumas vezes.

Watcher, olha que de facto nunca tinha visto as coisas dessa perspectiva... E és bem capaz de ter razão. Sempre assumi que as campanhas longas se tornam muito mais interessantes porque um grupo vai tendo oportunidade de ver as suas personagens a crescer e a influência que exerceram ao longo do tempo a dar frutos. Nunca parei para "ver o plano maior" e pensar que se pode esgotar a novidade e tornar rotineiro.

De facto esta campanha já dura há ano e meio, apesar de ter levado grandes voltas (incluindo, obviamente, troca de personagens), mas será que começa a acusar algum desgaste? Agora puseste THE PSY a pensar, e já sabes que quando isso acontece, o mundo fica em perigo! Laughing

Mas obrigado por esse "aviso à navegação". Vou ver se discuto isso com o Alex, que faz parte do grupo e é capaz de ter esse feeling.

 

SirM: Há quanto tempo, pá! Ainda não me esqueci do único tipo que em 10 anos de RPG me conseguiu deixar cinco segundos parado no tempo, quando eu, sem nunca ter jogado D&D, sem saber nada de RPG, na minha primeiríssima cena de RPG, todo entusiasmado, com o clássico "o grupo está numa taberna...", venho com o taberneiro, e digo: - Bem-vindos, viajantes. Desejam algo para comer?"

E obtenho a inesquecível resposta: - Não, obrigado, nós trazemos comida de casa...

Surprised Até hoje foi a única vez na minha vida de DM que fiquei com aquela cara de "quéqueudigoagora?!?!?!?"

E o que dizes sobre «compromisso» é com toda a razão. O problema é que vivemos numa altura em que cada vez menos as pessoas assumem responsabilidades e/ou compromissos, e como é óbvio, nenhum DM pode "obrigar" um jogador a ter determinada atitude. É pena... nos tempos em que eu era tirano o mundo era tão mais divertido...

 

"Silverymoon" (D&D) https://jrc589.googlepages.com/

Acho que além do que foi dito é um problema de comunicação: ser franco no que ser quer ver diferente ou no que se pode fazer melhor.

Claro a não ser que os jogadores sejam tão inconstantes quanto eu. ;D

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

O que mais me chamou a atenção nas tuas intervenções foi o facto de te referires aos «jogadores», sem mais. Mas os jogadores antes de o serem são pessoas. E ano e meio na vida de uma pessoa é muito tempo. Pode bem suceder que eles mudaram ou o mundo em que vivem mudou. As suas preocupações e interesses podem ser hoje diferentes e não se coadunar com o jogo que vêm a jogar há ano e meio. Ou, pelo menos, não o encararem hoje nos mesmos termos do passado.

Quer dizer, eu olharia para os jogadores como pessoas para perceber se o seu afastamento não vem de outras paragens. Uma namorada nova, um curso novo, um emprego novo, um problema de vida, e o jogo passa para trás.

Talvez os teus jogadores precisem hoje de um jogo diferente. E os jogos também acabam. Às vezes mais vale acabar intencionalmente em beleza e em grande do que manter-se numa vida arrastada e sem vitalidade, acabando aos poucos e pobremente. Já consideraste pôr fim à campanha? Pode ser que os jogadores gostem da ideia, pode ser que, por essa via, recuperes o seu entusiasmo. Depois, acabada a campanha, até pode suceder que o entusiasmo renascido não esmoreça e os motive para um novo jogo ou uma nova campanha. Que até pode ser no mesmo universo (e onde os novos pcs até se podem cruzar com os antigos entretanto passados à condição de npcs).

Sérgio Mascarenhas

É sempre um problema de comunicação, mas e se os próprios jogadores não se apercebem do que está mal? A história pode ser boa, envolvente e tudo mais mas eles continuarem desinteressados. Fazem esforço por continuar, mas se calhar é mais "porque tem que ser" e ver o fim. E o pior é se nem se apercebem disso. Como é que se age numa situação assim?

Qual a melhor solução? Acabar a campanha por aí, ou renovar muita coisa de modo a reinteressar os jogadores? Eu sou da opinião que se deve terminar e fazer algo diferente a seguir, porque defendo que o ponto de interesse mais elevado dos jogadores é sempre nas primeiras sessões de uma nova campanha. Se se reutiliza o mesmo mundo, os jogadores não vão com a "tabula rasa" que tanto interessa.

Bem... enquanto pessoas, mudamos todos os dias. E aceito perfeitamente que chega uma altura em que o jogo "simplesmente acaba". Já me aconteceu com outros jogos a que me dedicava de corpo e alma.

Mas o que é curioso é o facto de entre a altura em que coloquei este tópico, e o dia de hoje, a situação inverteu-se por completo. Eu quis acabar a campanha e começar do zero com uma experiência nova, e em coro pediram-me por tudo para não o fazer. De um momento para o outro, a motivação está a "rebentar pelas costuras".

Inexplicavelmente, é impossível definir o que motiva o pessoal... Creio que passa tudo por aceitarmos taxativamente que "há coisas que têm um resultado tremendo e inesperado, e há outras que apesar de serem brilhantes acabam por falhar". É um pouco como a música, não há uma "fórmula mágica".

Quanto às questões da comunicação... essas são mais complexas. As pessoas querem ser diferentes, e nos dias que correm defendem o seu ponto de vista até à exaustão, e raras vezes estão dispostas a abdicar "do seu dogma" para integrar as ideias dos outros.

Ahhhh... psicologia, o quanto te odeio... Laughing

"Blog - As Crónicas de Balazanar" (D&D) https://balazanar.blogspot.com/

"Campanha D&D" https://jrc589.googlepages.com/

Às vezes nada como trazer as coisas para a praça pública para elas se resolverem. É óptimo que a situação tenha dado tal volta e desejo-te e ao teu grupo uma excelente campanha renovada. Talvez no caminho fiques a perceber toda a dinâmica, o que é sempre bom para situações semelhantes no futuro.

Sérgio Mascarenhas