Mudança de servidor do abreojogo.com

Estamos já no novo servidor, e tudo parece ter corrido bem. Obrigado pela paciência!

Queria pedir a todos desculpas pelos inúmeros incómodos causados pelos problemas técnicos sucessivos das últimas duas semanas. Primeiro tivémos ali uma série de dias em que, por causa de problemas com outros utilizadores do nosso servidor, o nosso site volta e meia desaparecia do ar por algum tempo. Quando finalmente isso ficou resolvido, houve os problemas com as sucessivas mudanças da data/hora do servidor, que embora não nos impedissem de estar no ar, espalharam o caos e a desordem por aqui. E, quando finalmente todos os problemas no servidor ficaram resolvidos e este voltou a funcionar normalmente como tem feito há mais de ano e meio... mudaram-nos para outro servidor! É um servidor VIP, com menos clientes, com mais recursos, onde estamos muito melhor servidos; o problema foi que a própria mudança encravou uma série de coisas e até se perderam alguns comentários colocados nas horas imediatamente anteriores; como se tal não bastasse, problemas com a propagação da nova morada pelos indexadores da internet acabaram por deixar a maioria de nós impossibilitada de sequer aceder durante cerca de 24h.

Gostaria de vir aqui dizer que se acabaram de vez os problemas, mas a verdade é que vamos efectuar ainda mais uma mudança de servidor. Temos direito a uma segunda conta VIP, e vamos aproveitá-la para mover para lá o www.abreojogo.com, separando-o dos outros sites do www.turnodanoite.com, para que sozinho ele possa voar ainda mais alto e mais leve. Isto implica efectuar nova mudança de servidor e retirar o site do ar por um período que pode ir de alguns minutos a algumas horas, e potencialmente perturbar o normal funcionamento do site durante as 24h seguintes (à semelhança do que aconteceu há um dia ou dois). No entanto, uma vez que é uma mudança planeada e que desta vez a poderei acompanhar perto do meu computador, espero minimizar os problemas; pretendo inclusivamente "encerrar" o site antes da mudança, para que não se percam conteúdos como da última vez. Se possível, [b]esta mudança será efectuada na noite de Sábado para Domingo[/b], para que segunda-feira quando regressarem ao site esteja tudo já a funcionar. Não estranhem, assim, se não encontrarem o site no ar durante o fim-de-semana; pedimos desculpa por mais este incomódo, mas é um mal necessário.

Aproveito também esta ocasião para dar duas boas novas, que são o culminar de todo este penoso processo. Tenho a certeza de que acharão que valeu a pena suportar as dificuldades recentes (e as que ainda estão por vir no fim-de-semana) para podermos obter isto:

  1. Se antes já tínhamos espaço livre e tráfego às paletes, no novo servidor VIP e com duas contas, tudo isso foi multiplicado por um factor 10, com direito a novas melhorias/aumentos todos os dois meses. Parece uma pena desperdiçar uma quantidade tão brutalmente imensa de recursos!! Desde já lanço aqui o desafio a todos os nossos reviewers/críticos/demonstradores/jornalistas ou simplesmente jogadores para que pensem, em conjunto ou individualmente, na produção de podcasts e/ou videocasts dedicados aos vossos assuntos favoritos: RPGs, Boardgames, apresentação/demonstração/crítica de jogos, entrevistas, notícias, gravações de sessões de jogo, etc. O equipamento e know-how para fazer um videocast não estará talvez ao alcance de todos mas, onde há vontade há uma maneira; de certeza que alguém conhece alguém que pode emprestar uma câmara de vídeo por uma horita, e que há alguém que pode voluntariar-se para editar o vídeo e cortar os tempos mortos, por exemplo. Pensem nisso!
  2. É com orgulho que anuncio que nos foi concedido alojamento para toda a vida! É verdade; o abreojogo.com e companhia manter-se-ão no ar durante os anos vindouros sem que seja preciso pagar mais um tostão que seja. O site não saírá do ar porque o foleiro do webmaster decidiu que tinha melhores coisas para fazer com o seu tempo e o seu dinheiro - como comprar roupa e comida - nem porque empobreceu após um investimento maluco e deixou de poder pagar a mensalidade; não, o abreojogo.com estará cá para servir a comunidade sempre que for necessário! Obviamente que ninguém pode prever o futuro; não há garantias que a empresa deixe um dia de existir e deixe de honrar os seus compromissos; no entanto, tendo a empresa uma carreira altamente distinta com já sete anos de existência (quando todos os dias abrem e fecham empresas do género), sendo multinacional, não se tendo parado de expandir desde o dia de abertura e estando apoiada na fortuna petrolífera de um ricaço dos Emiratos Árabes (ou algo assim), contamos gozar deste privilégio durante muitos e bons anos. Se tudo correr bem, poderão usufruir do abreojogo.com quando forem velhotes reformados a tentarem encontrar parceiros de jogo no vosso lar para jogar Caylus ou D&D enquanto lutam contra a senilidade, o Alzheimer e a incontinência. Vamos ver!

De resto, um obrigado a todos os que nos apoiam, se preocupam connosco e nos visitam todos os dias para mandar umas bocas, fazer conversa, contribuir com artigos e, no geral, manter acessa a chama!

Esqueci-me de mencionar que anda por aí um bug que está difícil de erradicar:

O pessoal que recebe subscrições por e-mail dos “grupos” aqui do site perde a subscrição sempre que posta/edita artigos novos. Colocar um comentário não tem problema, no entanto, sempre que criam ou editam qualquer outro formato de conteúdos (dentro ou fora dos grupos, tanto faz), a vossa subscrição sofre um reset e passa para “nunca receber e-mails”. De momento, a única solução é mesmo ir aos settings da vossa conta e voltar a reactivar a subscrição por e-mail. Sorry. Assim que estiver solucionado, direi alguma coisa.

De resto, para o pessoal que está inscrito em um ou mais grupos e não quer perder pitada do que se passa lá, a maneira mais fácil de acompanharem as discussões nos grupos é clicarem no menú de navegação à direita no “tópicos recentes” que está imediatamente abaixo do link para a lista de grupos (ou seja, não é o mesmo “tópicos recentes” que aparece no topo dos links). Isso vai conduzir-vos a esta página, onde de uma só vez poderão ver (se já tiverem feito login) todas as novidades em todos os vossos grupos:

https://www.abreojogo.com/group

Como brincadeirinha para relaxar, criei e coloquei no menu de navegação este link: https://www.abreojogo.com/jogos

É engraçado porque mostra todos os jogos de que já se falou aqui no Abre o Jogo - permitindo talvez ao pessoal encontrar um nadinha mais facilmente o que lhe interessa - ao mesmo tempo que assinala os jogos mais falados com tamanhos de letra maiores.

Na área dos RPGs há muita coisa dos primórdios do site metida em categorias demasiado gerais, mas vamos ver se um dia aqui os administradores tratam de recategorizar essa tralha toda. Divirtam-se, e vejam se postam mais tópicos sobre os vossos jogos favoritos, para ver se aumentam o “ranking” do vosso jogo sobre os outros, eheh.

Boa ideia, Ric! Estas palavras-chave funcionam como apontadores para motores de busca?

É interessante reparar em quais são maiores referências: D&D/d20 em primeiro apesar de este não ser um site só acerca de um dos sistemas/jogos mais conhecido e mais jogados de sempre; o Conan d20 ao mesmo nível do Prime Time Adventures, o RPG favorito do fundador do site; o Kult num destaque tão grande com eu gostava que o jogo tivesse em todo o mundo; o Exalted no mesmo pé que dois jogos Indie, Don't Rest Your Head e Dogs in the Vineyard; e Weapon of the Gods, um jogo de wushia de uma editora pequena mas capaz lado-a-lado com o World of Darknes.

Interessante não é? Bem lá tenho eu que puxar pelo Mortal Coil, Burning Empires e claro.... o Bachannal!!!

 

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Esqueceste aí o Vampire, que aparece duas vezes em letras bem garrafais (rpg e board); e algures aparece a palavra Indie, mas também lá aparecem vários exemplos de jogos ditos Indie, sem esquecer o “nosso” Power Play ao mesmo nível; não sei se é assim tanto de fiar…

–~~–

Alguém muito sábio disse uma vez: “So, Trebek, we meet again! The game’s afoot!”

O Power Play ficou ao mesmo nível porque depois de escrever o meu comentário já recategorizei muitas entradas. Não comentei o Vampire porque não estranho nada que seja do agrado de muitos users, já que foi o meu RPG de sempre. E sim, tudo giro à volta de mim! :P

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

[quote=jrmariano] Não comentei o Vampire porque não estranho nada que seja do agrado de muitos users, já que foi o meu RPG de sempre.[/quote]

E no entanto, apontas lá o D&D e o Exalted. ;)

Onde está o meu Mortal Coil?

PS: Vampire sux.

PS2: é do agrado de muitos users porque foi o teu rpg de sempre?
--~~--

Alguém muito sábio disse uma vez: "So, Trebek, we meet again! The game's afoot!"

O Mortal Coil quando te dignares a combinar uma cafezada comigo!

P.S.: Exalted and D&D! Roxxor! :P not!

P.P.S.: Claro... Isso tudo e com uma cereja no topo.

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

[quote=Rui]Esqueceste aí o Vampire, que aparece duas vezes em letras bem garrafais[/quote]Se as letrinhas tiverem em conta os posts feitos nos grupos, o nosso "House of Cards" tem contribuído bastante. Algo de semelhante deve ser o que acontece com Primetime Adventures.

Podemos actualizar os tags do "House of Cards" de Vampire para Vampire: The Requiem se quiseres e assim faz-se justiça. :D

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

[quote=jrmariano]O Mortal Coil quando te dignares a combinar uma cafezada comigo![/quote]

Já sabes onde estou das 9h às 20h :D


--~~--

Alguém muito sábio disse uma vez: "So, Trebek, we meet again! The game's afoot!"

…que o muro dos recados não bule!

–~~–

Alguém muito sábio disse uma vez: “So, Trebek, we meet again! The game’s afoot!”

Thanks!