Mundo de Aventuras: introdução e criação das personagens

Com dois votos na Adamastória em 4 decidi-me por manter esta como o universo de demonstração do Mundo de Aventuras. Sendo assim, carreguei um ficheiro com a introdução e a criação de personagens.

Sobre este último ponto: as personagens básicas de MdA são muito simples. É uma decisão minha que tem por detrás várias razões:

Do ponto de vista de jogador, chateiam-me sistemas de criação muito pesados e com variantes finas (tipo escalas de atributos com dezenas de valores) que depois não se traduzem em nada na prática (os tais atributos são convertidos em descritores bastante mais grosseiros que são os que realmente interessam no jogo).

Do ponto de vista de jogador, gosto de sistemas de criação rápidos e que permitem a qualquer pessoa entrar no jogo em poucos minutos.

Do ponto de vista de jogador, acho que se deve atender a que o universo de jogadores de rpg com a capacidade para jogo continuado e intensivo é muito inferior ao universo de potenciais jogadores para one shots, jogos ocasionais. Ora os sistemas muito complexos deixam estes últimos de fora. Eu entendo que um sistema deve ter em mente todo o universo de potenciais jogadores, e não apenas um pequeno segmento deles.

Do ponto de vista de MdJ, os sistemas complexos são um pesadelo. O que quero é um sistema que permita a um MdJ tirar da cartola um NPC igual a um PC num par de minutos.

Mas convém ter presente o que escrevi acima: o que apresento agora são as regras básicas. Tenho imensas notas para regras avançadas que permitem criar personagens muito mais desenvolvidas e detalhadas para os jogadores que gostam do side-game da criação das personagens ou que têm capacidade para investir em jogos continuados e intensivos. Mesmo aí, um princípio essencial é o de que as regras avançadas devem funcionar com base nos mesmos princípios das regras básicas. Mas isso é para outra altura.

Sérgio

Dado que a localização do ficheiro que referes não é mais óbvia talvez devesses pôr um link? Para quem não quiser esperar basta ir ao fundo da listagem do grupo “Mundos de Aventuras”.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Tens razão, como sempre. Eu uso as pré-definições do AoJ mas às vezes não são o mais conveniente. Vou ver como é que faço isso.