Embora seja membro frequente a ler posts no abreojogo, não tenho por hábito participar muito nas discussões abertas ao público. Desta feita, no entanto, decidi contemplar-vos com um post.
Soube mais acerca de jogos de tabuleiro há relativamente pouco tempo, numa altura em que, feitas umas pesquisas na internet, me deparei com este site para a comunidade portuguesa. A minha data de resgisto no abreojogo data, portanto, da altura em que comecei a interessar-me mais pelo hobby. Aproveito para endereçar os meus parabéns aos construtores e mentores do site, porque está excelente.
Em devida altura me juntei ao grupo que estava mais perto de mim, o de Leiria, tendo passado duas noites de jogos com o pessoal. Tive o privilégio, inclusive, de testar jogos como o Boomtown Shanghai na mesa do grupo Spiel Portugal.
No entanto, malograda sorte, quis o destino que tivesse de me mudar para a República da Irlanda em busca de uma vida melhor. Justamente na altura em que o bichinho dos jogos à mesa começou a pegar. E a situação é, para dizer o mínimo, desoladora. Queixem-se da falta de jogadores à vontade em Portugal: dificilmente encontrarão um jogador de tabuleiro na Irlanda. A sério. Nem sites, nem lojas online, nada. O único jogador que encontrei até agora (via internet) é justamente português, e vive bastante longe da cidade em que me encontro; encontrarmo-nos para umas jogatanas é possível, mas será, sem dúvida, bastante raro. Por outro lado, claro está de ver, sendo um newbie nestas andanças, não tenho jogos na minha colecção.
A minha estratégia passaria por motivar as pessoas da minha casa ou portugueses, que por aqui ainda são várias centenas, a jogar jogos de tabuleiro nalgumas noites. No entanto, tenho de arranjar uns jogos - não me importo de gastar umas centenas de euros neles. Foi por isso que comecei a pesquisar sites de jogos online. Na espanhola Planetongames, assustei-me! Os custos de envio são aterradores para a Irlanda! Nada menos de 31€, ou seja, o preço de um jogo.
Foi por isso que comecei a investigar sites que pudessem ser mais generosos no preço dos portes. Encontrei o https://boardgameclub.co.uk que tem preços bastantes interessantes, embora as taxas de envio sejam de £18.00, algo como 24€. Bolas, bastava atravessar um niquinho de mar!
Assim sendo, peço-vos dois conselhos: primeiro, se há sites interessantes onde possa ir às compras a preços acessíveis. Segundo, que jogos comprar para poder fazer aderir ao hobby verdadeiros ignorantes na matéria. Para puxar a brasa à minha sardinha, tenho a confessar que sou adepto especial de civ, economic ou city building games: um Ticket to Ride ou um Carcassonne não estariam mal para começar, verdade?
Obrigado desde já pela ajuda!