Nano-RPG

Temos falado entre nós acerca de arranjar um sistema leve e rápidos que nos ajude a criar de improviso umas sessões de RPG. A ideia é algo fácil de jogar e que possa permitir a entrada e saída frequente de personagens e que os seus jogadores sejam experientes ou completos novatos. Algo que até demonstre até uma ideia do que são as convenções do RPG e tudo o mais.



Ora aqui está o que encontrei no fórum Story Games (de autoria de um tal DWeird mas com algumas modificações):



"Diz o que fazes e lança um certo número de d6s.

Se a soma do lançamento for superior à do lançamento em oposição (quer de outro jogador ou MJ) aquilo que querias que acontecesse, acontece. Se o resultado for um empate tanto tu como a tua oposição conseguem ter uma certa margem de sucesso mas não o suficiente para resolverem as coisas.

O número de d6s que lanças é determinado pelo nível da tua perícia.

De início começas apenas com duas perícias: "Fazer Coisas" a nível 1 e uma perícia a nível 2 que te distingue dos restantes personagens (Mago, Pistoleiro, Cientista, Hacker, Político, Lobisomem, etc.).

Se obteres um resultado de seis em todos os dados que lançaste, adquires uma nova perícia a um nível mais alto do a tinhas usado para resolver a ação. A perícia tem que ser uma especificação do que te aconteceu durante o conflito (Escalada 2 se estavas a trepar um parede íngreme, ou Mandíbulas de Aço 2 se estavas a comer algo rijo).

Por cada lançamento que falhas ganha 1 XP.

O XP pode ser usado para mudar o resultado de um dado para 6 se quiseres desenvolver as perícias da personagem mas não para quando quiseres ter sucesso."



Alguém quer experimentar isto no próximo? :slight_smile: