*noob alert*

Hmmm....

*poke*poke*poke*

Is this thing on?

*cof.. cof.. cof*

Olá! o/

Ok.. agora que o mais fácil já está vou apresentar-me... ou iria, se soubesse o que dizer.Undecided

Anyway.. Chamo-me Joana e posso dizer que sempre gostei muito de RPGs, mas até agora só mesmo em video-jogos (jogo video-jogos desde há largos anos). Por gostar de video-jogos de RPGs sempre fui muito curiosa em relação ao RPG pen&paper, no entanto, nunca tive oportunidade de assistir a nenhuma sessão ou mesmo jogar, até há pouco tempo.

Há uns dias, fui ver uma sessão de uma amiga minha e adorei.. e desde então o meu interesse aumentou bastante, o que me fez pesquisar melhor o assunto na internet e juntar-me a esta comunidade.

Por isso, vinha aqui pedir-vos dicas ou sugestões, para alguém que gostaria de se iniciar neste tipo de jogos. Como foi com vocês? Foi com amigos ou sozinhos? Tiveram muita dificuldade? Que jogo jogaram primeiro? Qual recomendam? Que tipo de sugestões podem dar? Como começar? (simm.. isto pode ter uma segunda leitura, mas eu tou mesmo é a falar de jogos de RPG pen&paper Tongue out)

Já agora, a título de curiosidade, jogo WoW (MMORPG) e o WoW CCG quando estou com os meus amigos.. e as fotos que pude ver da vossa galeria deixaram-me curiosa sobre boardgames também, que também gostaria um dia de vir a experimentar.Laughing

Olá Joana!

Desde já bem-vinda aqui ao pedaço! Desculpa não te ter dado mais atenção/ajuda antes, mas andava aqui à pancada com o site, eheh.

Bom, a parte essencial é mesmo ter um grupo com quem jogar: ou encontras e te juntas a um, ou então tratas tu de organizar um (lês o livro de regras, convidas amigos e pronto, sem medos!).

Se te juntares a um, não tens assim grande oportunidade de escolha, que não há assim tanta gente como isso a jogar. Se formares tu um, aí é assunto para 10.000 comentários e 3 anos de discussão sobre que RPGs poderias ser os mais indicados para ti e para o teu caso. :wink:

És do Seixal, certo? Bom, vou deixar que o pessoal aí da tua zona se acuse e te deixe convites. De resto, se por acaso algum dia quiseres deslocar-te a um sítio mais central (tipo Lisboa!!) há n pessoas aqui nos arredores que teriam todo o prazer em ter-te à sua mesa de jogo (eu para começar!).

Quanto a boardgames, há aí algum pessoal da margem sul a dar uso aos tabuleiros, vou deixar que eles se acusem. Novamente, se tiveres hipótese de vir a Lisboa (ou se trabalhares/estudares lá) todas as semanas há eventos onde os estreantes são mais que bem vindos e desejados!

Welcome noobEmbarassed

Uma vez via uma caixa a venda numa livraria e tinha um dragao na capa ,perplexo comprei e era o basic set de Dungeons and Dragons editado em portugues pela Soctip, isso nos anos 80 a partir dai numa mais parei.

 

Hoje em dia uso d&d 3.5 e ainda este ano sai d&d 4.0 https://wizards.com/default.asp?x=dnd/playdnd

E dificil aranjar grupos de jogadores os dm são raros, eu sempre fui dm e momento so jogo em agosto quandos os meus amigos estao de ferias, casados e com filhos nao tem tempo para jopar.

Por isso grande numero joga via forum e online via internet usando programas como o fantasy grounds que comprei que permite jogar online 1 dm que envia a descricao da sala onde estao e jogador escrevem o que fazem, rolam dados, ve mapas, etc... https://www.abreojogo.com/forum/rpg_geral/2007/04/jogadores_para_grupo_de_roleplay_em_fantasy_grounds

 

Quando a crpg recommendo Morrowind, Oblivion, Neverwinter Night1 e 2.

 

 

Joguei wow durante uns tempos mas cancelei a conta prefiro Guild Wars e The Lord Of The Rings Online

Olá,

Bem vinda ao site. Se és do Seixal, temos aqui um grupo no Barreiro que dá sempre as boas vindas a novos jogadores. Estando aqui tão pertinho com certeza que se arranja boleia (um dos jogadores é aí do Seixal e todos temos carro). Jogamos de tudo um pouco embora neste momento estejamos a dedicar-nos a Qin, Os Estados Guerreiros. Em breve o grupo há-de experimentar um de dois: Call of Cthulhu ou Feng Shui mas suponho que conheças pouco disto.

Como eu sempre digo, nada melhor do que experimentar. Não te faças rogada. Contacta-me através do site ou, melhor ainda, por e-mail: [email protected] ou MSN (uso o mesmo e-mail). Logo combinamos o dia que melhor jeito te dá para fazermos uma demonstração. Não se perde nada em tentar, não é?


"You think I'm old and feeble, do you? Well, face my Flying Windmill Kick, asshole!"

Em compensação se quiseres experimentar jogar online, começou ontem uma campanha de Call of Cthulhu (um jogo de horror e investigação) online no abreojogo.

 

https://www.abreojogo.com/forum/rpg_play_post/2007/12/call_cthulhuescurid%C3%A3obackground

'Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn

[quote=Dwarin]

Olá,

Bem vinda ao site. Se és do Seixal, temos aqui um grupo no Barreiro que dá sempre as boas vindas a novos jogadores. Estando aqui tão pertinho com certeza que se arranja boleia (um dos jogadores é aí do Seixal e todos temos carro). Jogamos de tudo um pouco embora neste momento estejamos a dedicar-nos a Qin, Os Estados Guerreiros.[/quote]

Eu sou jogador neste grupo, e junto o meu convite ao do Dwarin para vires jogar connosco, ou pelo menos ver como funcionamos. Eu, por mim, adoro este grupo.

Verbus.

So I bless you with my curse
And encourage your endeavour
You’ll be better when you’re worse
You must die to live forever

- Jim Steinman - Dance of the Vampires -

Olá Joana!

 

De facto o Ricardo tem razão. Há pessoas na margem sul a dar uso aos tabuleiros. Geralmente reunimo-nos ao Sábado na zona das Paivas. Como este Sábado é o dia do encontro mensal, fica aqui o convite para te juntares à comitiva da margem sul que vai participar nesse encontro. Noutra semana qualquer, és benvinda para jogar com o nosso grupo.

---------------------------------------------------------------------

Looking across the space, we are looking back in time.

Obrigada pela recepção. Laughing

 

Pois é.. realmente a ideia de formar um grupo é muito entusiasmante, mas não teria com quem jogar, visto que, fora a minha amiga do Porto que joga RPG, de todos os meus amigos, só o meu namorado partilha os mesmos gostos que eu e é tão inexeperiente quanto eu.

Não imaginei tão cedo juntar-me a um grupo por ainda ser muito nova nisto. Gostava de aprender um pouco mais antes de me por diante pessoal pró que já joga isto há anos... (a vergonha seria menor - talvez) Tongue out

Não sabia que havia pessoal aqui da minha zona a jogar.. é bom saber isso!

De qualquer forma, a ideia de ir ao encontro que vai ocorrer agora em Lisboa pareceu-me boa para começar a ambientar-me pelo meio e pode ser que o faça. Wink

...Não fazia ideia que não só havia pessoal do Seixal a jogar, como ainda costuma encontrar-se regularmente.Surprised

Costumam reunir-se em casa de alguém ou vão a algum sítio mais público?

Que jogos de tabuleiros costumam ou estão actualmente a jogar? (Não é que conheça muitos.. aliás, só conheço mesmo o do World of Warcraft, porque como jogo o MMORPG fiquei curiosa e fui espreitar.. mas nem esse sei como se joga).Undecided

Vocês vão todos juntos para o encontro de Sábado? Já têm horas marcadas?

 

*editado*: olha quem é ele! o/ (obrigada pelas respostas e dicas por email) ^^

Curtido saber como aconteceu contigo... Tens mais coragem que eu.

Eu acho que vou gostar muito de Dungeons and Dragons porque curto muito esse universo de fantasia (entre outros)... mas já agora, uma pergunta: falas em diversas versões do mesmo jogo, e imagino que a última seja uma versão melhorada da anterior. É normal haver preferências de versões anteriores relativamente a versões mais actualizadas? Ou para quem quer começar, recomendas sempre a última versão? (desculpa se a pergunta for demasiado noob Yell).

Dizes que os DM são raros e já agora pergunto: quais são as boas características de um DM? Achas que qualquer pessoa com experiência de jogador pode ser um bom DM? Achas necessário sequer ter experiência de jogador ou pode-se começar por ser DM?

Isso de jogar online, achei muito interessante.. Visto que sou um pouco envergonhada e inicialmente, como corro o risco de fazer muitas noobices, sempre não preciso de dar a cara por isso. Tongue out

Quanto aos crpg nesse campo até estou bastante à vontade.. Neverwinter Nights 1 é o meu favoritooooooooooooooo!!! Não joguei o NwN2 (mau interface e motor de jogo). Mas joguei o Oblivion, alguns jogos do Ultima (7, 8, 9, Underworld 2), KotoR 1 e 2 (que também adorei).Laughing

 

Curtido!

(Olha a música do Jade Empire Laughing)!

Pois.. realmente não conheço nada ainda... mas felizmente é tratável Tongue out.

Xiii.. sou muito envergonhada! Embarassed De qualquer forma, ainda gostaria de ir a um desses encontros em Lisboa. (O pessoal de RPG também costuma ir aos encontros de Boardgames? Porque eu não vejo encontros nacionais de RPG na página dos eventos Frown).

Mas depois de me ambientar melhor e ver tudo o que há, vocês são bem capazes de terem mais uma melga a fazer-vos perguntas. Tongue out

Posso adicionar-te de qualquer maneira, caso tenha perguntas sobre RPG? Innocent

Hmm.. eu já me apercebi que há duas maneiras de jogar RPG online... Uma é através de uma thread, outra por MSN ou Team Speak, right?

Que tipo de jogo é este?

Embarassed

De qualquer forma, parece-me algo ainda um bocado complexo para começar. Surprised

Estás à vontade. Adiciona-me.


"You think I'm old and feeble, do you? Well, face my Flying Windmill Kick, asshole!"

City of Heroes!

Okay, pronto, sou tendenciosa porque tenho total controlo do design das minhas personagens… e das bases dos Supergrupos… ou seja, como o Sims 2 mas com missões,porrada, RP e nenhum tempo gasto a cozinhar ou a ir á casa de banho…


“HOUSE FLAMBEAU - where you teach your apprentices by pissing them off until their will to set you on fire overcomes the stactic paradigm”

“I still miss my ex-wife, but my aim is improving!”

É um jogo contemporâneo (a data é 7 de janeiro de 2008), por isso é absolutamente familiar. É um jogo de horror, em que os jogadores terão de enfrentar situações que lhes podem fazer perder a sanidade mental ou a vida. As regras são bastante simples. Se quiseres podes jogar e dar-te-ei todas as dicas que precisares sobre como jogar. Assim quando estiveres cara-a-cara, já dominas os conceitos básicos.

 

'Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn

Bom, não te preocupes. Não tem muito que se lhe diga, se já viste jogar já sabes ao que vais e isso é tudo o que é preciso. De resto, cada grupo (às vezes cada pessoa) joga à sua maneira, e o mesmo comportamento pode ser considerado altamente fixe num grupo, e altamente uncool noutro. Basicamente é uma actividade creativa, e como qualquer forma de arte há processos criativos para todos os gostos.

Sim, aparece, alguns de nós vão andar por lá, e diversão não vai faltar. Combina aí com o Doutor FNunes, e venham fazer uma excursãozinha. :slight_smile:

Hi SteelRose.
Recomendo a compra do livro D&D Player’s Handbook Core Rulebook I v 3.5 que tem 300+ paginas e custa 30USD.
Esqueces as versões anteriores a não ser que queiras coleccionar https://home.flash.net/~brenfrow/
D&D já tem 30 anos são muitos livros editados ao longo dos anos…
Podes comprar no ebay.com,amazon.com,paizo.com ou em pdf http//www.drivethrustuff.com/
Tem os seguintes capítulos 1 Abilities, 2 Races, 3 Clases, 4 Skills, 5 Feats, 6 Description, 7 Equipment, 8 Combat, 9 Adventuring, 10 Magic, 11 Spells.

Para seres DM tens que comprar +2 livros D&D Dungeon Masters Guide Core Rulebook II v 3.5 e D&D Monster Guide Core Rulebook III v 3.50

Tudo em d&d em baseado no lançamento de dados há dados de 4,6,8,10,12 e 20 faces, quando mais alto melhor.
Tenho 6 conjuntos :slight_smile:

Estou a DM’ar a aventura The Sunless Citadel via fórum no meu site https://justanotherhomepage.net/Forum/viewforum.php?f=2
Estamos a 3 turnos por semana, podes ler a vontades. Temos 1 Human Cleric nível 1, 1 Human Barbarian nível 1, 1 Human Monk nível 1, 1 Half-elf Sorcerer nível 1 e 1 Gnome Thief nível 1 bem se quiseres ser o sexto jogador estas a vontade.

E Forgotten Realms e´ o campaign setting mais popular, mas já conheces do Neverwinter’s Night, Baldur’s Gate.

Seguindo a antiga linhagem dos que vieram antes de mim neste mundo de viciados, eu e mais uns jogamos RPGs e Boardgames, costumamos ir aos encontros de Boardgames por isso se alguma vez quiseres vir a um avisa, o pessoal até pode levar uns jogos de RPG para experimentares.

Também nos costumamos reunir semanalmente para as Quintas dos RPGS em Lisboa, se alguma vez tiveres oportunidade passa por lá.

O motivo pelo qual ainda não houve uma Encontro Nacional de RPGs é porque somos todos muito molengas e ainda não conseguimos organizar um hehe.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"