Notícias (ou falta delas)

Isto tem andado parado. O Moorcock criou um multiverso para sword & sorcery, eu tenho um multiverso de projectos, uns de jogos, outros de outra natureza.

No último par de meses saltei para um projecto paralelo ao Alix mas que lhe anterior, o Mundos de Aventuras. É um projecto muito grande para ir fazendo aos poucos. A componente primeira é um rpg de fantasia. Em termos de densidade de conteúdo, comparável a jogos como o RuneQuest, o HARP ou o D6 Fantasy.

O Alix é em rigor uma versão simplificada do MdA. Por razões pessoais, preferi parar com o Alix e voltar ao MdA. Quero acabá-lo mesmo.

As coisas correram bem (mesmo se devagar, o tempo disponível é pouco e ando a roubá-lo a coisas eventualmente mais importantes)... até que bati na parede. Há uma componente de jogo que trabalhei em dois sentidos e agora eles não se conciliam. E cada um deles tem coisas que eu quero preservar.

O que está feito? A criação de personagens (componentes básicas; tenho notas para as opções avançadas mas ficam para outras núpcias). 80% das bases da acção. Muitas notas para combate e outros tipos de acção (notas mentais, em grande parte).

Quando ultrapassar o bloqueio que enfrentei acho que consigo ter as bases do sistema num par de semanas.

E o Alix? O mais provável é voltar a ele como um dos Mundos de Aventuras. A conversão não é difícil, as bases são comuns.

Sérgio

Sérgio, ainda tenho que olhar para o Alix com olhos de ver para poder comentar melhor, mas deixa-me deixar desde já um grande YAHOO!! pela tua decisão de fazer um Mundo de Aventuras; isso marcou a minha infância, foram os meus primeiros comics extra-Disney, e tenho certeza que teriam aceitação entre os grognards dignos desse nome.

Boa sorte no teu novo projecto.





A planear: D&D 4th Dark Sun

foi uma escolha inspirada na velhinha revista de BD, é evidente. É esse o espírito que eu gostaria de dar ao jogo. Vamos a ver se consigo.

Sérgio Mascarenhas

Sim, dá-me ideia que, de facto, é mais esse o RPG que queres fazer e não tanto o Alix, mesmo que esta banda desenhada possa ser mais conveniente em termos de ilustrações disponíveis e edições actuais.

Já agora, o que é que aconteceu ao Alix?

Notou-se aqui no portal a explosão inicial do desenvolvimento da criação de personagem (minha grande falha ainda não ter feito uma, apesar de já ter sacado os pdfs) e depois nunca mais aconteceu nada.

Ainda vai para a frente com a re-publicação da BD?

Aconteceram três coisas: férias; muita coisa além dos jogos que tenho entre mãos; a reorientação para o MdA.

Esta deus-se porque é possível eu vir a ter um grupo de jogo a médio prazo. Nesse caso, prefiro mestrar o meu sistema.

O Alix voltará como universo para o MdA, eventualmente numa versão completa e independente.

Sérgio Mascarenhas