Nova associação de RPGs

Não vês? Eu vejo alguem acusar outro de tentar ganhar dinheiro à custa de uma associação sem fins lucrativos. Isso figura em termos de direito a um processo por difamação. Se o Jay for uma pessoa de bem, por certo verá que errou ali e pedirá desculpa.

Acho que entendeste mal. O que eu disse foi quando alguem me tenta fazer publicidade a algo, enquanto estou a fazer alguma coisa posso reagir nao da melhor maneira. E por acaso eu até pedi desculpa caso tenha ofendido o dito Jay.

Agora o que acho estranho é te teres registado mesmo agora só para isto. Às vezes parece que é mais importante atacar o que se faz, e as pessoas directamente, do que esperar para ver no que dá, oferecer ajuda, ou fazer algo diferente.

Se achas que não vamos fazer nada, espera e tentaremos provar com acções.

Xiii patrão!

Parece que houve uma coincidência cósmica que criou algo constrangedor. De um lado alguém vai criar uma associação de raiz, do outro alguém cria uma secção em algo já existente. Por mim tudo bem, quantas mais melhor ;-)

Não acho que seja preciso menosprezar o trabalho do outro para se parecer melhor, por isso não é necessário partir para a situação tão politica do "ele é que é feio!". Mostrem o que valem e depois podemos dar opiniões. Eu por mim vou esperar antes de tomar partidos, mesmo conhecendo gente na associação da Épica.

Começar algo do zero mostra força de vontade em ir para a frente, vocês têm futuro, qualquer que seja o nome da vossa associação. Aproveitar algo semelhante e introduzir algo novo chama-se boa gestão. Se bem que a Épica não é uma associaçao de jogos, pode estar a querer diversificar-se. E este é sem duvida o melhor campo, aquele em que está mais bem realcionado.

Espero para ver o manifesto de cada associação, e depois emito algum juizo, até lá espero para ver. E lembrem-se, nada como um bocado de concorrência saudável para apimentar as coisas ;-)


Light allows us to see, Darkness forces us to create...

 

Bom, malta, acho que tava na altura de deixar o café e beber um cházinho de tília, ok? Chega de atacar pessoas.

Toda a gente parece empenhada em construir algo; vamos tentar não a usar para destruir nada e muito menos criar mau clima entre a comunidade. Para isso, já bastam as discussões de teoria de RPG, LOL. Laughing

Em primeiro lugar, se alguem achou de mal gosto o meu comentário ao Phillip Moringer, desculpem, mas a impressão que passa para fora é a de que ele está cá para vender (mesmo que tambem se interesse pelo resto), e a imagem é tudo o que conta quando não se conhecem as pessoas, o mesmo posso dizer a teu respeito, Sturm, pois a impressão com que fiquei quando sai da devir, e mais ainda agora com [quote]Mas mete-te no meu lugar.[/quote], eu digo: qualquer GM, ou Player, ou membro de uma associação que se preze, não teria aquela atitude, mas tentaria descobrir algo mais sobre a outra associação (eu sei que eu fui) e mais a mais, o RP não é desculpa para se ficar de mau humor com o mundo, uma coisa é o que estás a fazer com o pessoal com que estás a jogar, outra é o que fazes com o resto do mundo.


De qualquer maneira, não quero que daqui saia a maior discução do mundo, quero o apoio de todos os que quiserem participar, não queres, também esté tudo bem, as coisas funcionam either way. Continuo a dizer que não me faz sentido uma associação integrada numa associação de Fantasia, pois o RP, como já disse antes não é só isso, não sei se sabes, mas por exemplo há RP de simulação de situações reais, quero ver esse tipo de RP na Épica.

Depois, se já tinhas a ideia, avança, nos tambem vamos avançar, agora, podemos avançar a apoiar-nos uns aos outros, ou não, mas eu sei que não quero só pessoal de D&D, nem só de RP de Fantasy, mas de todo o tipo de RP, dai ser uma associação de RP e não uma associação de Rp, por exemplo dentro de uma associação de um determinado tema.


Ao estares a simular a realidade, estas a criar uma realidade alternativa. O Fantastico que a épica defende não é a Fantasia, mal seria. Muitos dos membros fundadores sao mais virados mesmo para o Horror, para a Historia Alternativa, para a Ficção Cientifica, ou para aquela fronteira entre o real e o fantastico que ocorre todos os dias.

Sim, posso ter sido bruto quando falei contigo na Devir, e por isso peço desculpa. Se quiseres, pelo que sei és de lisboa, marcamos um cafe um dia destes, falamos com calma e discutimos umas ideias.

Não iremos deixar de avançar por causa disto, tambem asseguro que o Phillip está aqui por querer divulgar os jogos, e volto a dizer nao so o RPG, mas tambem o resto, e sem querer fazer disto uma opurtunidade de negocio, até porque temos contactos com mais distribuidores sem ser ele. Tambem quero dizer que a Epica é uma associação sem fins lucrativos, e que sempre se dispos a apoiar e a interagir com outros organismos das areas onde trabalha, por isso se essa associação aparecer, e quando aparecer, estamos de portas abertas para fazer coisas em comum quando for o caso.

Um abraço

Boas noites.

Antes do mais, gostaria de referir que vamos começar como núcleo, como o Sturm disse, por meras razões burocráticas e financeiras.
Como toda a gente sabe, eu já ando a TENTAR montar uma associação há quase 4 anos, como aliás várias pessoas podem comprovar.
Nunca desisti desta ideia e vi a Épica como boa base para a Associação, devido a já estar legalmente constituída e aberta a todo o tipo de propostas relacionadas com o Fantástico, que, considerando que os jogos encaixam perfitamente na área do Fantástico, principalmente o RPG, posso garantir desde já que não vai ser o “parente pobre da Épica”.
Está a planear-se eventos que vão surpreender muita gente.
Esperem para ver, é só o que digo. E o resto é conversa.Fiada.

Phillip Moringer

Olá.

Depois de ler todo o thread a minha primeira reacção é dar os parabéns aos listantes: nunca vi uma polémica em foruns manter-se tão dentro dos limites da civilidade e os (poucos) posts incendiários serem tão rapidamente apagados ou ignorados. :)

Quanto à Épica, fica a disponibilidade de cooperar com outros projectos individuais ou colectivos. Sendo óbvio que não teremos o foco dedicado de uma associação estritamente de RPG, creio que ninguém negará que mesmo assim poderemos dar um contributo válido à divulgação dos RPG.

Quanto a questões de timing e "medos" de outras entidades, permitam-me que puxe dos galões(zitos!). Se é verdade que o Fórum Fantástico 2005 não teve actividades de RPG (o que aconteceu por falta de condições físicas), no evento que lhe deu origem, e à Épica, o "1º Encontro Literário de Fantasia e Ficção Científica" (www.encontroliterario.web.pt), realizado em Maio de 2004 na Faculdade de Letras de Lisboa, foi nossa intenção incluir actividades desse género. Assim, pedimos ajuda à Arena Devir, à NetDeamon, ao Homem Azul, à Entre-Mundos e à associação Almada21, para efectuarem demonstrações de jogos. Infelizmente, não tivemos desde aì oportunidade de evoluir para além dessa primeira experiência. Pessoalmente, achei que este pelouro da Épica seria a melhor forma de, internamente, garantirmos maior atenção da associação aos RPG.

Porque afinal, se colaborarmos todos, a "coisa" avança, não? :)

Um abraço,

Rogério

Olá rogério, benvindo por estes lados,
usando um bocado de ironia, bem, ao menos sempre deu para voces os 3 postarem alguma coisa por estes lados :wink:

[quote=dragaoquantico]

Depois de ler todo o thread a minha primeira reacção é dar os parabéns aos listantes: nunca vi uma polémica em foruns manter-se tão dentro dos limites da civilidade e os (poucos) posts incendiários serem tão rapidamente apagados ou ignorados. :slight_smile:

[/quote]

Tal como o RicMadeira disse já estamos todos calejados de discussões quentes e extensas sobre Teoria de RPG (o que ainda acontece mas em quais, por acaso, cada vez mais rápido cada lado fica em sintonia) e o próprio site já amadureceu nesse aspecto.

Utilizadores menos frequentes ou cuja presença se faz sentir à pouco é que ainda estão por calejar. Mas nós damos-lhe tempos se eles quiserem usá-lo. :wink:

De qualquer modo sê bemvindo Rogério.

E continua com o bom trabalho!


"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Olá.

Obrigado. Respondendo à ironia, é no que dá ter a ocupação de várias personalidades e o tempo só de uma!

(Só por curiosidade, tinha ficado a conhecer o Abre o Jogo recentemente por razões totalmente alheias a este assunto. :))

Além disso, não precisei de postar para aparecerem por aqui as minhas palavras. ;)

https://www.abreojogo.com/blog/efernandes/2006/05/carta_a_revista_bang

Um abraço,

Rogério

Aparece é mais vezes hombre e posta!
Afinal é bem vindo o editor da unica fanzine que tem algo meu publicado :stuck_out_tongue:
E boa sorte no pelouro, espero que o RPG tenha a dedicação que consegues dar a outras areas.

Recebi um mail do Phillip Moringer que me deu umas luzes que eu desconhecia. Como disse no mail ao Moringer, venho aqui pedir umas desculpas formais sobre algumas coisas que disse que não estiveram nem ao nivel a que eu quero que a nova associação esteja, nem ao nivel a que quero estar, muito menos próprias de se fazer com a informação que eu tinha na altura, por outras palavras, peço desculpa por qualquer coisa que tenha tido a ver com as vendas de Moringer, como por exemplo, em: [quote] "Épica Associação Portuguesas de Fantástico nas Artes", pouco tem a ver com RP a não ser com a venda de produtos a partir do Mr. Moringer[/quote].

 

De qualquer modo, tentarei encontar-me com Moringer de modo a perceber melhor então qual o intuito da Épica em relação a RP e falaremos com mais calma sem ter que haver discussões por situações mais ou menos parvas e com mais ou menos informação.

 

Ora muito bem, aqui está algo que gostei muito de ver. Não é todos os dias que alguém admite, muito menos em público, ter cometido um erro. Se todos conseguissemos fazer isso, o mundo seria um lugar muito melhor.

Bom, então cá ficamos todos nós ansiosos por saber novidades de ambos os projectos ou de, seria incrível, um projecto conjunto que junte as energias de toda a gente e as aponte todas na mesma direcção... acho que punham Portugal a jogar RPG em três tempos. ;-)

Desde que Moringer aceite as minhas desculpas e os dois lados não tenham problemas em se entreajudar, mais ou menos envolvidos um com o outro a intenção é mesmo essa, ric

Ainda bem que esta historia chegou ao fim. Não vamos tentar atribuir culpas, porque nestes casos toda a gente se excede, mas sim trabalhar para o futuro.

Um abraço,

Bruno Jacinto

Boas

Claro que aceito.
A tua proposta do café está em pé, só que para esta semana é impossível, pois eu tenho um evento este Sábado e estou às aranhas com a organização do dito.

Phillip Moringer

Eu tambem estou ocupado, estou a trabalhar para o Rock in Rio e digamos que não entro tarde nem saio cedo. Depois combinamos melhor, eu a partir de sexta não vou ter tempo para vir a internet, pelo menos até Domingo, mas dou novidades depois disso.

 

Um abraço do Jay

Aproveito para reiterar tudo aquilo que o Rogério disse. Não é do nosso interesse assumir uma atitude competitiva em relação a esforços paralelos, até porque não temos (nós na associação, e os entusiastas dos RPGs em geral) nada a ganhar e tudo a perder com isso. O meio é demasiado pequeno para o vermos dissolvido em conflitos territoriais sem sentido. Daí que será nosso genuíno prazer colaborar com a recém-formada associação de RPGs, alguém que se dedique em exclusivo a uma modalidade que apreciamos, mas à qual não podemos, por motivos óbvios, dedicar TODA a nossa atenção. Por isso, eventos paralelos podem muito bem intersectar-se, para que os fãs do fantástico que não conheçam os RPGs alarguem os seus horizontes, e os próprios jogadores entrem em contacto com novas influências literárias e cinematográficas.

 

Só para esclarecer um pormenor, não me recordo quem levantou a questão: o 'fantástico' no nome da associação não se refere unicamente à fantasia. O 'fantástico' e o 'sobrenatural' (que não está no nome, mas é como se estivesse) são géneros maiores que abarcam a fantasia, o realismo mágico, o horror, a ficção científica e outros subgéneros. E nada disto exclui à partida os RPGs, ao contrário do que disseram.

 

Um abraço,

Bruno Geada

É pena. Eu ia sugerir qualquer coisa para sábado, mas fica para a próxima.

Mas posso deixar o convite para o resto do pessoal: Sábado, dia 3 de Junho, vou estar na Feira do Livro de Lisboa, perto do pavilhão 182 (Editora Saída de Emergência/Fio da Navalha), numa amena cavaqueira (oficialmente sessão de autógrafos ;)) com os vários autores portugueses que já publicaram contos fantásticos na revista BANG! (Ágata Ramos, David Soares, João Ventura, Luís Filipe Silva e Vasco Curado). Apareçam por lá, metam conversa e pode ser que acabemos a falar de RPG. :)

Um abraço,

Rogério

Apesar de já ter falado com o Dirt acerca disso, deixo aqui a minha dúvida:

Como vão as coisas com os dois projectos aqui mencionados? Algumas novidades? Alguma coisa em concreto?

Espero sinceramente que as coisas tenham o seu rumo e que venhamos a ter novidades este Outono/Inverno.

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa