Nova associação de RPGs

Outro dia estava na Devir-Arena a fazer uma sessão de PtA e o nosso grupo foi abordado por um rapaz que quis ver um pouco da sessão, e que nos informou que estava a fazer uma nova associação, juntamente com mais pessoal. Não ficámos com contacto dele nem com nenhuma informação acerca de nome/idealogia/etc.

Alguém sabe alguma coisa desta nova associação?

Hoy.

Pa todos os efeitos faço parte do nucleo de pessoas que está interessado em criar a dita associação, nas quais o Jay (o rapaz que foi falar convosco) está inserido. Vou direciona-lo para esta thread assim que puder

Peço desculpa pela relativa (hah) falta de informação temporária. More news at eleven :P

 


Bem, em primeiro lugar, deixem que me apresente, o meu nome é Jorge Serra, ou Jay, para quem me conhece.

Sim, fui eu que apareci na Devir e não deixei mais detalhes sobre a associação devido à reacção que obtive quando falei da mesma. De qualquer modo, deixo aqui os meus contactos para que quem esteja interessado possa marcar um local para se conversar sobre o tema.

Aviso desde já que a associação ainda não existe fisicamente, mas que é um projecto que já está iniciado e a data prevista de abertura será por volta de Outubro/ Novembro.

Darei mais detalhes a quem estiver interessado e que contacte comigo sobre a associação. Não deixo mais informação devido a ainda estarmos a rever informação com o nosso apoio juridico e com os restantes membros fundadores.

Mail: [email protected] ou [email protected]

 

Boas

ja exite uma assocacao assocaido a Epica Associação Portuguesas de Fantastico nas Artes.

Eu so um dos resposnavel desta area.
Falera mais sobre isto amanhe.
Vamos comecar ja no mes de junho com actividades

Phillip Moringer

O problema é que o intuito da aclamada associação "Épica Associação Portuguesas de Fantástico nas Artes", pouco tem a ver com RP a não ser com a venda de produtos a partir do Mr. Moringer, eu bem que me tentei conter, mas como já tinha ouvido falar da Épica, e mais a mais, depois de ver o site e ouvir alguns comentários sobre a Épica e alguns dos seus membros, achei que deveria falar a favor da nova Associação.

A Épica é uma associação que visa o fantástico, a fantasia, não o RP directamente, mas só uma pequena porção do que é o RP na realidade. Não há um único artigo sobre RP nas noticias do site da Épica.

Mesmo que houvesse uma porção da Épica que se dedicasse ao RP, não seria uma associação para o RP nem para a comunidade de RP. Como se isto não chegasse, o intuito da nova associação (o qual, para evitar utilização de ideias originais por outros e para evitar conflitos com o nosso apoio jurídico e administrativo, ainda não pode ser totalmente divulgado) não é apenas criar meetups ou sessões de RP, para isso ficávamos quietos e deixávamos o Ricardo Madeira e as pessoas do abreojogo continuarem como estão, mas bem pelo contrário, o grupo já formado e as pessoas que continuam a entrar para a comissão de membros fundadores está a mostrar-se útil e a provar que podemos (e vamos conseguir, espero) ir mais longe do que alguém ou alguma associação já foram neste pais em termos de RP.

Em breve, ou seja, nos próximos 3 meses, mais tardar eu e o comité fundador vamos expor os objectivos e ideias da associação, bem como eventos and such que venham a existir para a comunidade de RP. Não estamos aqui só a falar, a cada dia que passa, mais e mais legislação é observada com cuidado de forma a fazermos as escolhas acertadas e mais contactos fazemos para bem da nova associação. Não vimos aqui falar só para falar, isto vai avançar rápido, digo mesmo, mais rápido do que nos próprios prevíamos. Eu prometo dar novidades regularmente e responder a qualquer mail que me seja dirigido em relação nova associação ou em relação a RP. Qualquer pessoa que esteja interessada na associação, pode marcar um encontro com alguns dos membros fundadores para mais informações. Aviso, desde já, que vamos "filtrar" alguma informação que damos para não originar conflitos, já que ainda muitas ideias continuam a mudar seja por motivos de conversa entre os membros do comité, seja por motivos legislativos.

Antes que a coisa descambe... Rapazes, não se zanguem, ok? Vamos manter isto civilizado.

De resto, acho que vocês só têm a ganhar juntando as energias de uns e os contactos comerciais de outros. Para haver mais pessoal a jogar RPGs, tem de haver mais RPGs à venda e mais baratos, e o Phillip tem trabalho feito e mais que reconhecido nesse sentido. Se não quiserem trabalhar juntos, ao menos não desfaçam o trabalho uns dos outros, que ninguém ganha com isso.

De resto, carry on! Acho que está toda a gente muito curiosa pelos vossos projectos!

Isso chama-se difamação, dizer que a Épica serviria neste caso para ajudar quem quer que fosse a vender material.

A Épica é uma associaçao com coisas feitas, e mais ainda tem contacto com diversas editoras no plano nacional ao mais alto nivel. Um desses casos é a Devir, ou seja a Épica deixaria o Phillipe, ou qualquer outra pessoa, se aproveitar do seu nome e da sua imagem arriscando parcerias que tem com entre outras a maior importadora de jogos a nivel nacional?

Parece que alguem está a tentar ir por caminhos obscuros.

No texto de apresentaçao da secção, que só nao foi divulgada no Kotei à duas semanas por motivos tecnicos, mas já esta disponivel no site da epica.

Outras pessoas ja sabiam da mesma, o The Watcher ja a alguns dias, dos que tao aqui entre outros. E porque criar uma secção e não uma associaçao de raiz? Problemas burucraticos e legais. Já te informaste dos preços de criaçao de uma associaçao? Já sabes os problemas em arranjar contactos instituicionais? A Épica já tem tudo isso, dai termos pensado em avançar. A lógica é ter-mos mecanismos para organizar eventos com os apoios não necessariamente com uso do Phillip. A comissao directiva da secção sao 3 pessoas, como podes ler no texto da Épica, qualquer pergunta diz.

Se achas que vale a pena o tempo e o dinheiro que se gasta a fazer uma associaçao de raiz, que começa sem apoios, antes de usar algo já feito, que no futuro se pode autonomizar caso seja necessario, melhor.

De resto a Épica não é uma monarquia, logo se achas que está a haver aproveitamento de alguem é so falares com a direção, ou quando fores socio apresentares alternativas.

Mais informações em https://www.epicapt.com/

Venham esses eventos e iniciativas de ambas as associações! Nós por cá pelo Abre o Jogo somos gente que se move facilmente a favor de projectos e ideias interessantes.

Mostrem organização, percepção e diplomacia que eu até me ofereço para correr demos a pessoas que não conhecem o RPG e participo de palestras se for preciso.

E acredito que tal como eu várias pessoas aqui estão receptivas a experiências que uma associação que queira trabalhar com o RPGs tenha para oferecer.

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

O curioso é que em termos de roleplay e em termos de associação de RPG o que é a épica?
Nada, pura e simplesmente é isso mesmo.
Basta dar uma olhada no site e verificar isso mesmo, basta ver que sim, é dedicada às ditas artes mas à arte do ropleplay decididamente não é.
Há tempos atrás falou-se de criar uma associação não apenas de RPG mas também de jogos, algo que uni-se os jogadores portugueses.
È a épica? Náo!
A épica serve os propositos pela qual foi formada mas tentar colar a mesma ao propósito de uma associação de jogos ou de RPG? Não me parece que sirva os propositos, afinal há quanto tempo a épica existe? Algo foi feito em prol do RPG? Houve informação do que a mesma fazia em áreas onde circulam jogadores de RPG?
Ou como tactica de divulgação foi considerada boa ideia ignorar por exemplo este portal?
E falam de começar com actividades em Junho? Então porquê só agora? Problemas em existir uma associação verdadeiramente de RPG?
Chega de hipocrisia, se é altura de se pensar nos custos de formar uma associação de raiz de RPG então comecemos por ai, porque da ultima vez que se pensou nisso nada foi feito e por Crom estou farto de falar falar e… nada!

Lendo o site da epica, o seu dito manifesto e as actividades, pergunto, RPG? Onde?
E não admira que o que falem que liga RPG á épica seja apenas o material que o Philip vende, afinal nada mais é dito ou apresentado, nada mais, nem uma linha…, dai a ligação do Philip surja naturalmente…

Perdão, disse nem uma linha? Isso foi alterado no dia 30-05-2006 quando foi criado o pelouro de RPG…
O que é isto? PURA HIPOCRISIA!
Tanto tempo sem fazerem uma palha e é agora que se preocupam?

Sinceramente, deixemos a épica ser o que é, uma optima associação com boas pessoas interessadas em desenvolver as ditas artes, mas deixemos então que as pessoas interessadas criem uma verdadeira asssociação de RPG.

Fernando, tu sabes bem como eu penso, e que não me metia em algo sem saber.

A proposta de criar o pelouro foi apresentada a cerca de dois meses por mim à direcção da Épica e ao Phill, que é membro fundador.

E porque? Em que aspectos dos jogos, sim a ideia não é só RPG, mas gaming no geral, não encontras o fantastico? Quantos de nós nao fomos parar à vertente literária do mesmo pela via dos jogos?

E sim, não espero que digam nada antes de verem coisas feitas, temos alguns eventos já delineados, e é com isso que iremos mostrar, não com palavras.

Quanto ao esquecer este portal na divulgação, não esquecemos. Apenas ainda nao o tinhamos feito, tal como não tinhamos feito oficialmente na Épica.

Aquele rapaz que apareceu na sessão de PtA pode dizer o que eu lhe disse na altura quando ele foi à Devir Arena. Basicamente o que eu disse foi, algo já está a ser feito, dá-me uns dias e anuncio.

Questões tecnicas adiaram um pouco mas está aqui. E conto com ideias e colaboraçao de todos.

É esse o espirito :smiley:

Claro que estamos receptivos tanto a uma Associação de RPG como também a uma do Fantástico com um departamento de RPG.

No fundo, "either way, we win!".

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

A coisa do fantastico tem muita logica mas por essa mesma logica liga-se muita coisa…
A questão aqui é que isto tudo parece algo apressado porque alguem decidiu meter mãos à obra e de repente tudo ficou assustado com ideia que algo escape ao seu controle, é essa a ideia que passa… o timing da colocação da criação do pelouro no site, o facto de antes não haver qualquer linha sobre isso em todo o site da epica…
Quanto ao esquecer o portal, bem… digamos que esqueceram mesmo… o ainda não tinhamos feito é outra definição para, nem nos lembramos disso…
Lembraram-se agora quando as palavras associação de rpg apareceram bem gordas numa thread criada.

Não quero de todo difamar a Épica nem nenhum dos seus membros, mas tanto pelo que vi no site, como na recepção e falta de interesse que tive quando fui a devir não achei que o grupo estivesse minimamente interessado.

De qualquer modo, sim, estou a par de preços (como disse temos apoio juridico e experiência empresarial), e a par do trabalho que dá abrir uma associação, mas se isto é realmente o que se quer, alguem tem que começar e acho que não faz sentido haver apenas uma secção de uma associação dedicada a RP, quando o que nos anseamos é por uma associação só para isso com mais objectivos do que nos foi mostrado até agora. A associação vai para a frente com ou sem o apoio da Épica. Desde que a comunidade de RP no geral queira a associação, nos estamos cá para a dar.

Se quiseres em privado mostro-te a minha conta de email e podes ver que troquei diversos mails sobre isto à algum tempo.

De qualquer maneira, com este aparecimento pode parecer essa colagem, mas acredita em mim que nao foi.

O Joaquim, The Watcher, ja me viu no gest a sugerir varias vezes que isto estava a surgir, inclusive foi ele que ontem a tarde me falou disto. O Garrano, que foi ao ultimo meet, tambem ja sabia por alto. Em suma já haviam rumores a circular, a maneira como surgiu a publico pode parecer demasiado conveniente, mas foi coincidencia.

Não vou no entanto dizer: “É pá, ja existe algo nao podem fazer mais nada”. Nós criamos algo em que queremos que as pessoas participem. Queremos divulgar o jogo em portugal, e queremos que seja maximizado. Se existirem outras associações fica isso estragado? Não acho, não é mutuamente exclusiva.

Já vi muitos projectos de associações de RPG na mesa, já vi quase todos a não avançarem. Em alguns desses tive eu, e tive a minha participação a alguns, este tem a vantagem de já estar a funcionar. Agora é so esperar e ver, e quem quiser/poder participar, ajudar e sugerir.

Como respondi mais acima, nao vejo mal em existir mais que uma associação a promover o gaming, até porque pelas tuas palavras essa associaçao que falas visa apenas o RPG. Em espanha temos o exemplo de várias associaçoes de várias coisas a coixistirem e até a entreajudarem-se, nao vejo motivo para não poder suceder o mesmo.

A declaração em relação ao Phillip foi de mau gosto, acho que ele merece um pedido de desculpa, tendo em conta a participação dele em vários eventos nacionais, onde inclusive perdeu dinheiro. As pessoas as vezes pensam que so se ganha di nheiro nisto, mas não é bem assim. Eu nem tenho interesses economicos no meio, apenas sou um consumidor. Acho que era bonito reconheceres que erraste em partir para o campo de acusações pessoais desonestas. Fora isso não vejo mal em mais associações.

Quanto à minha resposta na Devir no outro dia, posso ter sido um bocado brusco. Mas mete-te no meu lugar. Tinha estado a organizar este pelouro a cerca de um mês já, e apareces tu a dizer aquilo. A minha resposta foi basicamente a de, espera e ve se nao aparece nada entretanto correspondente. Sim, as vezes um gajo quando está a meio de um jogo não fica de bom humor quando é interrompido para lhe fazerem publicidade, e se te respondi mal peço desculpa.

De resto eu estou a favor que se criem coisas, e se divulge, e contem comigo para tudo o que aparecer nesse sentido.

EDIT: Daquele grupo de PtA apenas eu pertenço ainda há épica.

É de louvar qualquer manifestação de iniciativa e organização em Portugal, mas, do que leio no site, dá a impressão que era melhor uma associação de jogos a colaborar com a Épica do que um "pelouro" da Épica a colaborar com "pessoas ligadas a este meio". Dá-me a ideia que esta é uma associação que se presume querer ser levada a sério, mas que não consegue mais esconder que tem sócios a jogar D&D :)

Vinda do campo da literatura, do cinema e dos jogos de computador onde há clientes, agentes nacionais e exposição mediática, de que forma a Épica olhará para os RPGs e boardgames? Será que este pelouro terá espaço de afirmação dentro da associação ou será um primo pobre, aquele em que ninguém aparece, não há produção nacional e que os media não fazem ideia de como apresentar?

Por outro lado, se esta nova vertente da Épica for levada a sério - se se tornar, de facto, numa parte integrante do que a associação é - será um excelente catalisador do jogo alternativo nacional.

Desejo as maiores felicidades ao "triunvirato", com um abraço para o Philipe!

Podem sempre contar comigo para ajudar a promover o RPG nacional.

 

Império RPG

Pode não ter sido bem entendido, mas todos o do “triunvirato” já eram membros fundadores da Épica, nao se juntaram lá por causa disto.

E a questão é mesmo essa, o jogo está ligado ao fantastico, e não o queremos esconder, mas sim mostrar.

Um abraço :smiley:

Até agora tenho sido soh espectador passivo desta thread mas bora lah juntar ah festa.


[quote]A declaração em relação ao Phillip foi de mau gosto, acho que ele merece um pedido de desculpa[/quote]

honestamente, nao vi mau gosto nenhum, axo q os comentarios q foram feitos tinham mais q muita razao para serem feitos. estahs contra? bom pra ti. estah mais a parecer q tahs a tentar desviar o assunto do real pra tentar denegrir a imagem de certas pessoas pra quem nao tem paciencia pa fazer scroll up pa ir ler o comentario original.

[quote]onde inclusive perdeu dinheiro[/quote]

epah… jah viste?? mas se nao estou em erro, isso nao faz dele uma pessoa melhor (vamos lah a ver… quanta guita eh q o Santana perdeu quando tava na camara de Lisboa??? isso fez dele uma pessoa melhor??? nao me parece.)

[quote]Quanto à minha resposta na Devir no outro dia(…)mete-te no meu lugar[/quote]

isto soh me leva a pensar que se alguma vez alguem precisar de ajuda em algo, e se dirigir a ti, num dia em q tenhas acordado do lado errado da cama, o mais provavel eh cagares na raça da pessoa pq honestamente nesse dia nao tahs pra aturar gente… hmmm… isso deixa-me a pensar bastante se realmente o dito pelouro será uma boa ideia, tendo em conta a disposiçao de quem está envolvido nele é mais dependente da sua disposicao do que da sua determinacao.

epah, axo q eh tudo. se me lembrar de mais alguma coisa eu venho cah chatear.

Infelizmente o tom da tua resposta prova que mais valia teres-te deixado como espectador. Acho que falo por todos quando digo que responderes dessa maneira, mesmo que aches que tens razão, é no minimo má educação, por isso pensa um bocadinho antes de postares.


Light allows us to see, Darkness forces us to create…