Nova funcionalidade: os Grupos

Já terão com certeza reparado numas adições aos menús de navegação do site que têm a ver com algo chamado grupos. É com prazer que vos apresento esta nova funcionalidade do site. A utilidade dos grupos é permitir a qualquer utilizador criar uma secção (ou mais) dentro do site onde se pode reunir com os amigos/colegas/parceiros para aí discutirem e conversarem num ambiente mais íntimo e familiar sobre assuntos nos quais, em princípio, a maioria dos restantes utilizadores do site não terá interesse imediato.

A utilização prática evidente é, é claro, criar uma área para o vosso grupo regular (ou irregular) de jogo; assim vocês e os vossos colegas de mesa terão uma secção do site onde podem discutir todas as coisas curriqueiras que só a vós interessam: datas das sessões de jogos, planos de campanha, criação de personagens, debriefings pós-sessões, conversa de chacha, etc. Enfim, o que vos apetecer.

Mas os grupos não precisam de servir só para isso. O designer de um jogo pode criar um grupo destinado ao design e playtest do seu jogo, onde se pode manter em permanente comunicação com colaboradores e playtesters. Um wargamer pode criar um grupo destinado ao tópico específico dos wargames onde pode falar directamente com os que partilham os seus interesses particulares e marcar umas sessões virtuais ou PBEMs. O pessoal que está a tentar colocar de pé um dado projecto (um encontro de jogadores, uma mostra de jogos, uma associação) pode criar um grupo para permitir aos vários membros colaborar no projecto. Um fanático por este ou aquele jogo, D&D, PTA, pode criar um grupo dedicado a discutir ao pormenor os meandros das regras, do sistema, do setting... enfim, a imaginação é o limite.

Uma vez criado o grupo, o utilizador que o criou torna-se automaticamente o seu administrador. Durante a criação, o utilizador pode escolher como se processam as entradas no grupo (aberto a todos, apenas por convite, apenas com aprovação, apenas por juntar directo do administrador) e pode depois em qualquer altura gerir as subscrições, dar poderes de administração a outros membros, e alterar os settings. Estando dentro do grupo, e se os settings o permitirem, qualquer membro pode convidar pessoas para se juntarem ao grupo, ou introduzindo os usernames de pessoas no site ou introduzindo os e-mails de pessoas que ainda cá não estão registadas. Qualquer membro pode ainda activar avisos por e-mail de todos os novos conteúdos no grupo (tanto posts como comentários), recebendo todas as novidades na sua mailbox como se estivesse numa qualquer mailing list. Por fim, os administradores podem ainda em qualquer altura enviar e-mails a todos os membros do grupo ao mesmo tempo.

Os posts dentro dos grupos são visíveis para toda a gente e, embora apenas um membro possa lá publicar posts, qualquer pessoa poderá, em teoria, comentá-los. No entanto, baseado no feedback que houver sobre a nova funcionalidade, podemos alterar isto para responder às necessidades do pessoal.

A ideia por detrás dos grupos é a mesma de sempre: tornar o site o site numa ferramenta útil a todos, para fazerem dela o que entenderem e desse modo atraírem a curiosidade e o interesse de outros e colocarem todos os roleplayers do país a interagir, a socializar, e a trocar ideias. As pessoas mais tímidas ou as que não vinham cá pelos fóruns, pelos blogues, pelas galerias de fotos, pelas notícias, pelo agregador de posts, pelas secções colaborativas, etc, esperamos que venham agora para disfrutar da área privada do seu grupo de jogo e se tornem aos poucos mais confortáveis com o uso do site. Pode ser que enquanto por cá andam se sintam tentados a dar um ar da sua graça noutras secções e a contribuir para a comunidade mantendo-nos informados com notícias e artigos sobre os seus jogos favoritos. Portanto toca a criar grupos, e a fazer uso da funcionalidade de enviar convites!

Mas há ainda outras novidades. A página as minhas subscrições está totalmente renovada, sendo agora muito mais organizada e funcional. Agora é fácil gerir as vossas subscrições com avisos de e-mail sobre novos conteúdos nesta ou naquela discussão, no blogue deste ou daquele utilizador, neste ou naquele tema, neste ou naquele tipo de conteúdo.

O editor de texto levou uma revisão e tem novas funcionalidades:

- este botão permite o upload directo de imagens, imagens essas que ficam instantaneamente disponíveis para incluir como "thumbnails" no post que estão a escrever através de um processo bem simples. Usem e abusem disto! A política do site sempre foi preferir que os nossos utilizadores alojem cá as imagens que usam para ilustrar os seus posts; dessa maneira, dali a uns meses não há links quebrados nem imagens desaparecidas em combate, além de que é de mau tom usar imagens alojadas em outros sites sem permissão, uma vez que é a bandwidth deles que sofre.

- este faz o "colar/paste" do que estiver na memória como texto simples, útil para evitar todos e quaisquer problemas ao copiar textos com formatação desta ou daquela fonte.

- este faz o "colar/paste" de textos copiados de Word, removendo a formatação toda e deixando só o essencial (negritos, itálicos, sublinhados, etc.), evitando uma série de problemas de formatação que tinham tendência a ocorrer antes. Incrivelmente útil para pessoal que, como eu, escreve os seus "testamentos" em Word antes de os publicar cá!

Só para avisar que alterei ligeiramente este parágrafo:

Uma vez criado o grupo, o utilizador que o criou torna-se automaticamente o seu administrador. Durante a criação, o utilizador pode escolher como se processam as entradas no grupo (aberto a todos, apenas por convite, apenas com aprovação, apenas por juntar directo do administrador) e pode depois em qualquer altura gerir as subscrições, dar poderes de administração a outros membros, e alterar os settings. Estando dentro do grupo, e se os settings o permitirem, qualquer membro pode convidar pessoas para se juntarem ao grupo, ou introduzindo os usernames de pessoas no site ou introduzindo os e-mails de pessoas que ainda cá não estão registadas. Qualquer membro pode ainda activar avisos por e-mail de todos os novos conteúdos no grupo (tanto posts como comentários), recebendo todas as novidades na sua mailbox como se estivesse numa qualquer mailing list. Por fim, os administradores podem ainda em qualquer altura enviar e-mails a todos os membros do grupo ao mesmo tempo.

Corrigi onde tinha escrito que cada grupo só podia ter um administrador; afinal pode ter vários, com quase exactamente os mesmos poderes, as actuais limitações do sistema é que parece que (ainda) só permitem que um só utilizador (o criador original do grupo, ou o seu substituto) seja exibido como administrador na listagem de membros. Também acrescentei a parte sobre os avisos de e-mail para os membros que os subscrevam, e a parte dos administradores poderem enviar e-mails a todos os membros ao mesmo tempo; tinha-me esquecido de referir essas funções.

Abraços!
Ricardo

[quote]Os posts dentro dos grupos são visíveis para toda a gente e, embora apenas um membro possa lá publicar posts, qualquer pessoa poderá, em teoria, comentá-los. No entanto, baseado no feedback que houver sobre a nova funcionalidade, podemos alterar isto para responder às necessidades do pessoal[/quote]Eu só ainda não fiz um grupo para a minha campanha de Requiem, porque o pessoal é tímido e só participava se os posts pudessem ser privados. Grupos fechados também podem ser úteis para quem quiser fazer playtesting de um ou vários jogos e não se sentir confortável em expõr as suas ideias para toda a net ver.

 

Império RPG

Tens mesmo a certeza? Ficarem praticamente “escondidos” do resto do site não chegará? Anyway, se achas mesmo que é isso que é preciso para trazer para cá os teus amigos e eles darem uso ao grupo… just let me know! Seria só questão de clicar num botão e já está.

[quote=ricmadeira] Seria só questão de clicar num botão e já está.[/quote]Não estou a dizer para todos os grupos serem ocultos, só para existir essa opção.

Okay, tá feito. Agora quem cria um post (não um comentário a um post já feito) num grupo pode escolher limitar a visibilidade do post (e, por arrasto, os comentários a esse post) aos membros do grupo.

Agora quero ver esses meninos e meninas de Requiem cá! :slight_smile:

Ei Rick!

Acrescentei uma cena aos grupos: um pequeno cadeado ao lado dos tópicos privados, para o pessoal saber o que é que tem à mostra e o que é que não tem. Assim não se enganam.

Se o teu pessoal tiver dúvidas sobre o funcionamento de alguma coisa, eles que me perguntem, okay? Ou abrindo ou tópico aqui, ou contactando-me directamente, etc; eles que não tenham vergonha. :slight_smile:

Para acabar, acho que temos cá um utilizador(a) “teu”, de seu nome “Ian O leary”, mas que ainda não fez o seu primeiro login. Já lhe enviei um mail há uns dias a perguntar se estava tudo bem, mas não recebi resposta. Vê lá se posso fazer algo por ele/ela!

Sim, tá óptimo, assim não restam dúvidas. Acho que o grupo está a correr bem, não sei se reparaste que começou com boa participação.
Quanto ao Ian O leary, suspeito que é um registo da Ikki chan, eu depois pergunto-lhe.
Obrigado.

Isso também pode servir para DM’s trocarem experiencias com outros DM’s sobre a campanha que têm em curso, sem os seus PC’s poderem ver.

Exactamente! É um uso tão bom como outro qualquer; a coisa está lá para ser usada. Qualquer pessoa pode criar algo assim em um minuto e já está! Depois é só começar a espalhar a palavra entre os interessados.

dá pra criar 1 grupo visivel para toda gente, mas que apenas certos utilizadores possam escrever nela? (exemplo, minha party)

Sure!

Quem posta no grupo, pode controlar se os posts são públicos ou privados.

E quem cria o grupo, pode escolher como se processa a admissão de utilizadores: se é livre, se é só por convite ou se é necessária autorização sua.