Nova Luna

Sinopse:

Neste jogo abstrato o objetivo é ser o primeiro a colocar todos os seus discos sobre as fichas de tarefas que ao longo da partida cada jogador vai colecionando, procurando posicioná-las de forma estratégica para poder cumprir as diferentes tarefas de cada uma delas.

Como se joga:

⇒ Setup

No centro da mesa coloca-se o tabuleiro comum e coloca-se na aba superior à casa de partida (lua dourada) o marcador comum (lua 3D). Em seguida baralham-se todas as fichas de tarefas com a fase oculta e formam-se vários montes, deles revelam-se 11 fichas para preencher todas as abas (preenchimento no sentido dos ponteiros do relógio, começando pela aba a seguir ao marcador comum (lua 3D).

Image Schwarzsturm

Cada jogador recebe 21 discos da sua cor. Um desses disco é colocado no tabuleiro central na casa com o desenha de uma lua dourada.

⇒ Desenvolvimento

Na sua vez os jogadores vão poder escolher uma ficha de entre as 3 que estão a seguir ao marcador comum (lua 3D), no sentido dos ponteiros do relógio.

Depois de escolhida a ficha, o jogador retira-a dessa aba e preenche o espaço com o marcador comum (lua 3D) e avança o seu marcador no tabuleiro principal tantas casas quantas as indicadas pelo número da ficha que escolheu.

Cada ficha tem diferentes tarefas em formato de cores. Ao colocar uma ficha adjacente ortogonalmente a outra podemos estar a concorrer para cumprir as tarefas uma da outra. Por exemplo se uma ficha tem por tarefa ter uma ficha azul adjacente, ao colocar adjacente a essa ficha outra de cor azul, o jogador coloca imediatamente um dos seus discos na tarefa que acaba de cumprir.

 

Uma ficha pode valer mais de 1 para efeito de cumprimento de tarefas, se adjacente a ela (ortogonalmente) estiverem mais fichas na mesma cor, ou seja, se por exemplo ao lado de uma ficha azul estejam mais 2 fichas adjacentes (horizontal ou verticalmente), a primeira vale por 3 fichas azuis.

A ordem de turno é sempre definida pelo peão que estiver em último lugar na ordem de turno (igual a Patchwork, para quem conhece).

 

⇒ Fim do jogo 

O primeiro jogador que fique sem discos ganha o jogo imediatamente. O jogo também pode terminar se já não houver mais fichas para escolher, nessa situação ganha quem tiver menos discos por colocar.

Avaliação:

Nova Luna vai agradar certamente aos amantes dos jogos abstratos com boa acuidade visual e que gostam de um bom desafio espacial.

A qualidade global do jogo é muito boa, os discos que acompanham o jogo talvez pudessem ser um pouco maiores, todavia o facto de serem pequenos dá-lhe um aspecto heavy game que me agrada.

Se ainda subsiste uma réstia de esperança que vos fale de uma grande ligação mecânica/temática, o melhor é passarem já para o parágrafo seguinte. Aqui estamos no reino da precisão mecânica, onde a magia do enredo foi deixada claramente para o ilustrador.

E ele levou o assunto muito a sério. No que concerne às ilustrações do jogo, tudo me agrada. Adoro a escolha das cores, o traço uniformizador a todos os materiais e até o ambiente que proporciona a quem vê jogar. Quem salva o tema em Nova Luna é a ilustração, diria até que só se pode falar em tema porque as ilustrações assumiram para si essa responsabilidade, libertando o génio de Rosenberg para fazer o que realmente gosta de fazer.

Não ficaria bem se não deixasse aqui uma palavra para Corné van Moorsel, o homem por detrás da ideia original do jogo (Habitats), mas que me abstenho de comentar pois nunca tive oportunidade de o jogar. Quem já teve a oportunidade de jogar Habitats afirma que os jogos são suficientemente diferentes para se ponderar a posse de ambos!

A melhor configuração para o jogo parece-me que é a 2 ou 3 jogadores, a 4 jogadores as partidas tendem a ser menos fluídas e os momentos de espera pela nossa vez tendem a ser demasiado longos.

Em suma, Nova Luna foi uma surpresa fantástica para mim, não parti com grande esperança e acabei rendido, pois gosto muito do jogo. O seu preço é bastante interessante, dado o panorama atual e neste momento é daqueles que mais facilmente aconselho a quem me pede uma sugestão de jogo rápido mas suficientemente profundo, capaz de desafiar as mentes mais exigentes, nos nossos encontros mensais