Novas susbcrições

Boas,

Recentemente, tenho notado no grupo de Boardgames de Abrantes alguns pedidos de subscrição do tipo: asdkfqwdof, dosladfif, asdlfqf, etc.

Alguém nota isto na administração dos outros grupos?

… com a criação de bots, que preenchem alguns dados aleatoriamente… incluindo os "grupos" iniciais

Eu tenho estado a apagar os bots conforme os vou detectando (1 vistoria diária para apagar cerca de 15 novos bots por dia)

Como o grupo de abrantes precisa de aprovação (nem todos os grupos são assim) acabas por notar mais que os outros…

Já o fizemos antes (com resultados pouco produtivos para quem se queria de facto inscrever) mas talvez pudessemos apertar com a exigência dos registos? :) 

Acabei de eliminar 60 users "bot" que se registaram desde sexta feira à tarde

… cerca de 140 bots…

e apertei um bocado o captcha

e.g.: 

[quote=stormrover]… cerca de 140 bots…

e apertei um bocado o captcha

e.g.: 

[/quote]

… parece-me que está bastante simples reconhecer-mos o texto! Pensei que já estivesse mais dificil… yes

estava com letras mais pequenas e sem "ruido"

… 3 bots em 24 horas… 

Uma melhoria dos cerca de 15 a 30 por dia que estavamos a ter

Bom trabalho!

Creio que tinha sido eu a reduzir a deficuldade do Captcha porque alguém se queixou de que não conseguia ler as letras. Vamos ver se isto assim fica ok.

Tenho andado a apagar bots que andam a largar grandes textos de More Likes on Facebook ou algo do género. Será que o Captcha pode levar mais um apertão?

Também despubliquei um hoje e desactivei o user Kendrick que o tinha feito…

Tenho também quase diariamente apagado posts de bots e os seus users…

Pedro, tratas tu de alterar as configurações do captcha?

Fiz algumas alterações ao CAPTCHA…

Mudei o número de fonts usados e também o número de caracteres no código. Aumentei um pouco à distorção da imagem mas removi o ruído e as linhas porque com a distorção aplicada era difícil de ler.

Veremos se isto muda alguma coisa.

[quote=Mallgur]Fiz algumas alterações ao CAPTCHA…

Mudei o número de fonts usados e também o número de caracteres no código. Aumentei um pouco à distorção da imagem mas removi o ruído e as linhas porque com a distorção aplicada era difícil de ler.

Veremos se isto muda alguma coisa.[/quote]

… hoje já apaguei 3 "utilizadores" novos e 2 posts. sad

Apaguei agora mais um post e 2 "utilizadores". Estes gajos são muito chatos! sad

Ultimamente tem sido muito raro o dia em que não apago vários "utilizadores" (leia-se, bots) e alguns dos seus posts irritantes que afectam toda a gente. Por diversas vezes encontrei posts de spam já com mais de 50 visualizações e com mais de 10 horas. sad

Para tentar acabar de vez com isto, alterei o registo de acesso ao AOJ para passar a ter aprovação dos administradores. indecision

Assim sendo, passa a ser necessário desbloquearmos as contas dos novos utilizadores. Para isso teremos de verificar se as contas parecem crediveis e em caso afirmativo, proceder ao seu desbloqueio. Isto deverá ser feito aqui: https://www.abreojogo.com/admin/user/user indecision

Ah! Mas nem tudo é mau, pois quando estive a testar se esta solução funcionava correctamente tive muita dificuldade no captcha. Assim sendo, aproveitei para baixar a dificuldade do mesmo para algo bastante mais simples para os humanos. smiley

… em 2 horas já se registaram 4 "utilizadores" da tanga. Eliminados! Assim já não colocam conteúdos indesejados! smiley

… acabei de apagar 830 "utilizadores" registados no AOJ há mais de 6 semanas e que nunca tinham feito login no AOJ. crying

Com esta limpeza de utilizadores que efectuei notei que, dos 2150 utilizadores registados, existem muitos utilizadores que não entram no AOJ há vários anos.

Creio que seria interessante verificarmos, em especial para esses utilizadores que já há mais tempo não entram no AOJ, quais os que alguma vez escreveram ou não alguma coisa no AOJ. Objectivo? Eventualmente eliminar os que nunca escreveram nada e que apenas estão a servir para entupir o envio de mails.

Se concordarem, talvez se possa começar por:

1. identificar os utilizadores que não entram no AOJ há, por exemplo, mais de 1 ano
  2. enviar a esses utilizadores um mail a indicar que estamos a fazer uma limpeza na base de dados e que se pretenderem manter a sua conta para nos responderem a esse mail ou para voltarem a fazer login
  3. com isto, iremos com certeza receber logo um conjunto de mails de volta de endereços de email que já não existem
  4. identificar os utilizadores que não responderam e que alguma vez colocaram conteúdos (estes não devem ser apagados, quando muito, desactivados)
  5. eliminar todos os utilizadores que não nos responderam ou cujos mails não são válidos e que nunca colocaram conteúdos (e que não entram no AOJ há + de x tempo)

Que acham?