Novembro - LisboaCON!

Novembro... mês da LisboaCON, do meu aniversário e de frio (ok... esta ultima parte este ano não aconteceu...)

Como é normal devido aos três componentes que referenciei acima, este mês é um mês em que é expectavel que jogue muito... e assim foi.

Um mês dominado pelos jogos de dextreza, devido às muitas explicações que dei na LisboaCON, assim como muitos jogos novos, que foram experimentados nas semanas que antecederam esse evento, para pordemos explicar os mesmos na LisboaCON

O destaque do mês vai no entanto para a agradável surpresa que constituiram os jogos da Lego.

Foi também o mês do ano com mais partidas e com mais jogos novos diferentes, e o segundo mês com o maior número de jogos diferentes.

Olhando para os números:

73 partidas num total de 39 jogos diferentes.

Em relação a jogos que não conhecia anteriormente:

28 partidas em 20 Jogos diferentes.

O top 3 de partidas do mês foram:

Carrom (x11)

Crokinole (x8)

Can't Stop (x7) - Uma Novidade

Novidades:

Can't Stop (x7) - O nome diz tudo... não conseguimos parar neste jogo em que forçamos a nossa sorte de forma a chegar mais longe. Um jogo simples mas viciante.

Galáxia S.A. (x2) - Um jogo em pré-produção. Uma boa promessa de jogo com um sistema de jogo interessante.

Memoir '44 (x2) - Seguindo a experiencia do BattleLore, experimentei este jogo sobre a Segunda Grande Guerra. Uma experiencia agradável e a repetir.

Angry Birds: The Card Game - Um jogo que recebi como brincadeira do meu BGG Secret Santa da Filandia. Um jogo simples e bastante básico, que se joga em cinco minutos.

Black Box+ - Um abstracto onde temos de deduzir o posicionamento das peças do adversário. Um conceito interessante, mas não é o meu género de jogo.

Coloretto - Um jogo ligeiro onde vamos colecionar cartas coloridas. A repetir.

Defenders of the Realm - Um cooperativo onde lutamos contra hordes de monstros. Se calhar demasiado longo, mas um bom jogo.

Full Métal Planète - Um clássico. A pressão está sempre presente neste jogo de conflito e exploração.

LEGO Champion - Um jogo infantil onde os jogadores vão executando provas de forma a chegarem a fim do percurso primeiro. De todos os jogos da Lego que experimentei este foi o que me cativou menos.

Minotaurus - Outro jogo da Lego. Este os jogadores correm para o centro do tabuleiro, evitando o minotauro. Regras simples, mas bastante divertido.

Ninjago: The Board Game - Mais um jogo da Lego, desta vez um cooperativo. Como os restantes titulos da marca, umas regras simples, mas um jogo rápido e divertido.

Photo Party - Um divertido party game. Experimentei-o num momento de descompressão da maioria dos voluntários da LisboaCON. A repetir com um numero de participantes "dentro dos limites" para melhor definir a minha opinião.

Ramses Return - O ultimo jogo da Lego nesta lista, este jogo de memória e percepção, novamente de regras simples, é divertido. Como os restantes da mesma marca, uma agradável surpresa.

The Magic Labyrinth
- Mais um jogo infantil, onde um labirinto se enontra escondido dos jogadores. Um sistema de imans permite saber quando batemos numa parede. Gostei bastante.

The Name of the Rose - Um jogo de dedução e bluff, onde procuramos descobrir a identidade dos restantes jogadores enquanto amealhamos pontos para a nossa cor, tentando no entanto não a denuciar. A repetir.

The World Cup Game - Um jogo que consegue emular muito bem o evoluir de um campeonato de futebol e dos seus jogos individuais. Fiquei fã.

Ticket to Ride - Sendo um fã da variante europeia deste jogo, não é dificil gostar deste jogo, mas só agora experimentei o original.

Tiki Topple - Um jogo interessante de bluff, onde tentamos obter a melhor combinação para os nossos objectivos secretos. Um jogo simples que experimentei em versão gigante na LisboaCON.

Tricoda - Um jogo de dedução através de algumas perguntas aos adversários. Um jogo razoável.

Finalizam a lista de partidas do mês:

Tumblin-Dice (x5), Protótipos (x3), 7 Wonders (x2), CO2 (x2), Race for the Galaxy (x2), Airships, Alien Frontiers, Battle Line, Blockers!, Bohnanza, Dixit, Guillotine, Hanabi, Schildkrötenrennen, The Settlers of Catan, Tigris & Euphrates, Yomi

Referencia ainda, a nível dos roleplays, para mais uma sessão de Dungeons & Dragons.