Novidades no Ranking de Jogos de Tabuleiro!

Se forem consultar o ranking de jogos de tabuleiro (agora residente em https://www.abreojogo.com/jogosdetabuleiro) verão algumas novidades. Basicamente, ao clicarem no nome de qualquer jogo, em vez de serem conduzidos à página dele no boardgamegeek, são conduzidos a outra página do abreojogo.com onde vêem listado tudo o que os nossos utilizadores têm a dizer sobre o dito cujo. Na página vêm quem deu que classificação, quem tem comentários a fazer, quem possui o jogo na sua colecção, quem o tem na sua wishlist, quem o quer em troca e finalmente quem o tem para troca e em que estado/condição.

É a minha prenda para vocês (hmm… pode ser do Dia da Criança, ligeiramente adiantada). Espero que vos seja útil, ou que ao menos seja (mais) uma distracção agradável. Agora com apenas um click já podem saber quem são os 32 marmanjos cujos votos no Puerto Rico o colocaram em 1º lugar do Ranking, quem foram os três tipos que (por uns dias, até o dorakeen lá ir votar também) que tornaram o Wings of War Miniatures no único jogo no ranking só com notas 10, quem levou o Twilight Struggle ao colo para um fabuloso 4º lugar no ranking, quem são os ranhosos que deram má nota ao vosso jogo favorito, etc. Interessante, não?

Também passei estas noites a reformular toda a forma como o site recolhe esta informação e, embora isso não resulte em nenhuma modificação visível, tornou todo o processo bem mais fiável, flexível, configurável e instantaneamente adaptável a futuras modificações/adições na forma como o BGG oferece esta informação.

O próximo passo (depois de resolver uma coisinha ou outra que deixei para trás) é criar uma página que lista todos os jogos oferecidos para troca no abreojogo.com e que, se for caso disso, os emparelha com os jogos que existem nas wishlists e wantlists da malta. Assim tornará muito mais fácil ao pessoal trocar os seus jogos cá pelo site sem ter de os enviar para o (ou ir procurar no) estrangeiro.

Como sempre, se notarem algo de esquisito apitem. Se tiverem alguma sugestão, não fiquem calados; já fiz o pior, que era ajeitar e reformular os alicerces ligeiramente tortos disto tudo, portanto agora fazer mais brincadeiras com estes dados será canja. Se pescam de CSS e acham que podiam melhorar ou sugerir outro layout para as páginas, de que é que estão à espera (eu é que estou há vossa espera há mais de um ano!)?

Pelo menos digam aqui o que acharam, que sabe sempre bem ouvir-vos (ou neste caso ler-vos)… e já sabem, mantenham esses vossos ratings e colecções no BGG actualizados! Este top é feito por nós, para nós e é só nosso e de mais ninguém! Para participarem, basta terem uma conta no boardgamegeek.com (e preencher o campo respectivo aqui nos vossos settings de conta no abreojogo.com) e armazenarem lá os dados da vossa colecção, as vossas classificações, etc, que o abreojogo.com se encarregará de os ir buscar e actualizar diariamente. Nenhuma contribuição é pequena demais. Divulguem a coisa entre os vossos amigos/colegas de jogo, e encoragem-nos a participar também.

Mas pronto, acima de tudo joguem e divirtam-se! :slight_smile:

Já vou te chatear ...

- Antes da "Média Bayesiana" e "Classificação Media" seria giro ter a posicao no ranking AoJ (e BGG?)

 

- Na "Estatísticas para nomedojogo" marca sempre

  • Total owners: (0%)
  • Total wishlisters: (0%)

 

Ciao!

Tu vai dormir Ricardo, descansa essas pestanas. eheheh
Ficou nice, muito nice.
E depois de dormires, lol, ficamos à espera desse motor de trocas tão desejado.

Parabéns.

 

É JÁ NO DIA 9 DE JUNHO NO IPJ EM LEIRIA - EHHHHHH!!
https://oblogdocosta.blogspot.com

Muito bom!!!

 

Muitos parabéns e muito obrigado, Ricardo! Está excelente!

Ricardo,

Devo informar-te que além de um benemérito e grande programador, és também dotado de poderes mediúnicos. Então não é que justamente ontem estava a passar os olhos pelo Abre o Jogo e a pensar “Ah, que jeito que dava o Abre o Jogo ter um sítio onde se pudesse ver as classificações que os membros do site dão a cada jogo!”

A nova página parece-me muito bem, mas sem querer abusar, gostaria também (tu já sabes!), se fosse possível, qye houvesse links associados para as críticas que foram escritas para cada jogo e o registo do número de vezes que cada jogo foi jogado (que às vezes é uma estatística mais interessante que a classificação dada).
E catita, catita, seria também ter um página só para trocas de jogos (com os jogos wanted e os jogos offered). Mas isso pode ficar para mais tarde.

Como tu também sou fan de estatisticas e o que estás a conseguir aqui é mesmo muito bom. Ando eu à meses a tentar encontrar uma maneira de colocar um ranking com os jogos e vitórias do meu grupo de jogos, e tenho um trabalhão dos diabos, pois só sei utilizar excel e depois passar os gráficos em forma de imagens para o site. E apareces tu com Médias Bayesianas e Classificação Media, tudinho automático, parabéns pelo excelente trabalho.

Parabéns!!

Agora só falta:

  • Reconstruir o site todo de forma a que daqui a alguns dias quando esta thread desaparecer da front page ainda conseguir descobrir onde é que está esse link em 3 clicks

  • ter um ranking verdadeiramente de jeito que diga qualquer coisa que valha a pena tirar ilações do mesmo, tipo top 100 semanal ou mensal

  • voltarmos a ter chat!!!

Pronto agora podes ir descansar depois de teres dado uma maozinha e eu pedir logo, não o braço mas sim, o corpo todo!!! LOL

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

NUM SÓ CLICK!!!

One down, two to go!!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

[quote=dorakeen]- Antes da "Média Bayesiana" e "Classificação Media" seria giro ter a posicao no ranking AoJ (e BGG?)

  • Na "Estatísticas para nomedojogo" marca sempre Total owners: (0%), Total wishlisters: (0%)[/quote]

Boa ideia! O rank no BGG é um pouco mais complicado porque neste momento envolve descarregar um ficheiro por cada um dos mais de mil jogos diferentes que temos entre nós, mas vou ver; é algo que iria querer fazer de qualquer maneira.

O resto são as tais coisinhas que deixei para trás sem funcionar.

Em princípio vai já a seguir, eheh. Pelo menos não parece nada complicado de fazer uma página a listas as procuras e as ofertas.

Era para fazer isso antes da inauguração, mas não resisti. Já estava a mexer nisto à vários dias e queria mostrar a alguém, LOL.

Eheh!

Yah, quero fazer algo assim (listar reviews & outros tópicos na página de cada jogo); até sei como o fazer e nem dá grande trabalho. O que vai dar trabalho é mesmo só pensar e implementar um esquema para poder facilmente gerir a ligação entre o ID do jogo no BGG e o ID da categoria na qual a suas reviews e artigos ficam cá listados.

Quanto ao registos das plays, é algo que quero desde o início. Vamos ver.

Obrigado, Vital!

Felizmente no meu caso a matéria-prima está toda disponível no BGG, é só sacar, processar e mostrar; portanto dá para ser tudo automático.

No teu caso tens sempre de registar manualmente vitórias, jogatanas, etc, portanto também não dava para adiantar muito. Mas fica já a saber que adoro os teus gráficos!! :slight_smile:

This comment has been moved here.

E já agora, um obrigado a todos pelos comentários de encorajamento até agora!!

Que programa usas para fazer tudo isso?

Teve de ser algo da minha autoria, desenvolvido em PHP e aqui na arquitectura do Drupal (o CMS que é o esqueleto do abreojogo.com) como um módulo adcional/opcional; o código sozinho não mexe uma palha que seja, e depende do Drupal para as tarefas mais corriqueiras. Como sou um novato, tive de ir roubar inspiração e código daqui e dali (outros módulos que faziam esta pequena tarefa ou aquela semlhante ao que eu pretendia), e até saiu bem. Já ando a mexer nisto on/off há vários meses, com um grande intervalo pelo meio.

A base da rededejogos é o Joomla que também é opensource software, mas não encontro módulos ou componentes que possam simular tabelas e gráficos, vou ter de continuar a procurar. :), tnks


E já agora que tanto queres mudar o visual do site, experimenta este link, que julgo que tem custom themes compativeis com o Drupal,

https://icant.co.uk/csstablegallery/