Bom, acabei de chegar a casa vindo de mais um meetup cheio de conversa amena e altamente interessante. Éramos para aí 10 pessoas, e havia entre nós 3 lindas meninas, o que é uma proporção altamente respeitável para o hobby mas que ainda assim devia ser bem maior. De qualquer maneira, as novidades de que fala o título é que, efectivo a partir de agora e por desejo da própria organização, será o abreojogo.com a ficar oficialmente responsável pela organização e divulgação dos Meetups. Praticamente todos os participantes já cá estão escritos e o movimento gerado diariamente em torno do site atrai as atenções de muita gente, de modo que foi este o caminho escolhido. Fora alguma ideia/sugestão brilhante noutro sentido, a data, local e horário dos meetups permanecerá na mesma durante o futuro próximo.
Mas, mais do que uma divulgação da notícia, este post pretende ser um pedido de sugestões sobre como tornar o meetup um evento mais relevante / interessante / produtivo para todos nós. Por favor participem!
Estas são uma série de sugestões que eu postei a dada altura na mailing list do meetup e que vou aqui reproduzir. Mesmo que não sejam ideias especialmente brilhantes, pode ser que vos inspirem a ter ideias melhores.
Ter Conversas Temáticas, porque talvez dar um tema de conversa a cada um dos meetups ajudasse a reunir mais interesse? Não precisava de ser o tema de conversa para toda a noite, apenas um assunto que seria abordado antes de passar à conversa livre sem direcção particular. O tema teria de ser algo bem geral, capaz de interessar a toda a gente não importa qual o RPG que jogam. Isto daria ao pessoal mais tímido a oportunidade digerir o tema antecipadamente, estando depois mais à vontade para participar. Tendo um tema definido, alguém como o nosso guru JMendes podia apresentar aqui uma série de perguntas que servissem de motor de arranque aos cérebros do pessoal, para ir pensando nelas.
O grande problema que vejo com a ideia das conversas temáticas é que, dada a disposição do local e o ruído sonoro, é quase impossível manter uma conversa entre todos os participantes. o pessoal acaba sempre por se dividir em pequenos grupos de 4-6 pessoas que mantêm conversas relativamente independentes. Nas condições actuais, não vejo como manter uma conversa única entre todos, como acontecia nas mesas "quadrado-redondas" da Devir.
De resto, o que é que se vai fazer a um meetup? Conhecer pessoas novas e reencontrar velhos amigos, presumo eu. Mas podemos diversificar as actividades e reunirmos para fazer um bocadinho mais que isso. Algumas sugestões que atiro para o ar:
Promover a troca/venda de material de RPG/Tabuleiro entre os participantes, encorajando-os a levar ao meetup o material do qual se querem desfazer, e ajudando-os aqui a divulgar previamente os seus produtos entre os potenciais clientes. Isto talvez subisse o interesse de algumas pessoas em estar presentes se soubessem que havia oportunidades de conseguir umas pechinchas, ou de se desfazarem daqueles livros que têm lá casa há anos e que já não usam.
Promover algumas horinhas de jogatana, ou breves demonstrações de jogos, chegando ao metup os interessados um pouco mais cedo (18h?) para haver tempo suficiente. Se conhecer pessoas novas num meetup é bom, às vezes experimentar um cheirinho de um jogo novo com pessoas novas pode ser ainda melhor. RPGs ou Tabuleiro ou jogos de cartas menos conhecidos valeria tudo. Estamos no hobby porque gostamos de jogar, só tinhamos a ganhar se conseguissemos de facto colocar esta gente toda a jogar e a experimentar coisas novas (ou a experimentar coisas velhas com um grupo de participantes diferente). Se só vamos lá para falar de jogos em vez de os jogar, a Internet quase que nos basta.
Qualquer uma destas actividades não precisava de ocorrer todos os meses, nem ao mesmo tempo. Umas podiam ser mais regulares, outras mais ocasionais.
[quote=ricmadeira]havia entre nós 3 lindas meninas, o que é uma proporção altamente respeitável para o hobby mas que ainda assim devia ser bem maior.[/quote] Sobre este assunto vi agora este artigo, gostava de fazer um tópio com isto, copiando o artigo integralmet para todos lerem, mas este momento tou com um problema de ordem técnica que mo impede.
Numa nota mais pessoal, por acaso foram poucos os grupos de RP que joguei que não tinham uma rapariga, normalmente era a namorada do GM, a minha ou de outro jogador qualquer.
Não querendo ser redundante, mas[quote=ricmadeira]sugestões sobre como tornar o meetup um evento mais relevante / interessante / produtivo para todos nós.[/quote], não seria uma boa temática de conversa (tendo em conta o primeiro ponto que referiste) para o próximo meetup?
"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"
[quote=RedPissLegion]não seria uma boa temática de conversa (...) para o próximo meetup?[/quote]
Um ponto importante é que queremos capturar o interesse das pessoas que normalmente não vão ao meetup, portanto nada melhor do que poderem ser elas também a discutir do que gostariam de ver num meetup. ;)
E por aqui sempre se pode discutir as coisas com tempo e calma, e garantir que todas as opniões ficam registadas para apreciação. E pode ser que o pessoal que não mora na Grande Lisboa tenha alguma ideia brilhante que queira sugerir também.
Mas pronto, uma vez tendo uma lista de sugestões/projectos na mão, não há nada como discutir as coisas em pessoa, se for caso disso!
Finalmente eu estive lá no meeting! Conheci a malta toda e quase saí no braço com a continuação da discussão sobre RPGs com ou sem mestre. Agora já posso falar já que finalmente estive no encontro.
Na minha opinião conversas temáticas é para esquecer... :-( Nem mesmo aqui no site conseguimos manter uma discussão presa a um tema por muito tempo quanto mais em uma mesa qualquer...
Se eu tivesse que escolher uma mudança seria no dia, horário e local. Agora que estamos em primavera e se avizinha um tempo muito bom eu acredito que podíamos passar os meetings para o segundo SÁBADO de cada mes, após o almoço (quem sabe alguns até queria almoçar juntos) no anfiteatro da Gulbenkian. Sol, um jardin lindo, banquinhos de pedra e relva para senta... o que mais um RPGista poderia querer?
Na verdade podíamos abrir mesas para experimentar novos sistemas (quem sabe experimentar um rpg sem mestre) e deixar quem quisesse conversar trocar idéias...
Um dos problemas que eu notei no encontro foi a falta de introsamento. Eu particularmente acabei por não conhecer nenhuma das três meninas que estavam lá... num espaço masi aberto podíamos pensar nuns jogos para o pessoal se conhecer (eu conheço vários) e mais algumas coisas...
Fica a minha sugestão
Noite -> passa a -> tarde shopping -> passa a -> jardins da Gulbenkian sexta _> passa a -> sábado
[quote=efernandes]o segundo SÁBADO de cada mes, após o almoço[/quote]
Ya, na boa. Eu no Sábado costumo almoçar por volta das seis da tarde, o que dá cerca de oito da noite para o meetup. Dá bom tempo para lá estar umas duas ou três horas e depois ir para a sessão de RPG, que só costuma começar lá para as onze e tal, meia noite.
A não ser que não fosse bem isso que tu estavas a falar... ;)