Novo concurso no BGG - Level 99 Games BattleCON Contest

Portanto a nossa conversa resume-se a isto:

[quote=stormrover]

Tu achavas que estavas a fazer batota... eu não...[/quote]

E não há grande volta a dar. Já concordei contigo que de facto não está nas regras por isso não é, para voltar à analogia, "ilegal". Mas é injusto para os que não o faziam. Outra analogia seria, por exemplo, olhar para a mão de cartas de outro jogador. "ei, mas não diz no manual que não o podes fazer!" ok...

[quote=stormrover]
Um caso hipotético: Se fosse possível saber com antecedencia quais eram os numeros do euromilhões qual era o moralmente mais correcto...? guardares a informação só para ti e ganhares o grande prémio, ou partilhares a informação com o teus amigos?

Isto do Moralmente (ou como alguns lhe chamam... politicamente) Correcto, tem muito que se lhe diga...

[/quote]

Não era correcto que eu soubesse com antecedência... ou seja não moralmente correcto apostar. Mas apostava, claro. Sou o batoteiro-rei cá do sítio por alguma razão. :D

(E sim, é uma discussão pateta, a nossa. Cada um tem a sua moral, não fica mais subjectivo que isto)

Quando respondi a ele (Octavian) com mais ou menos o mesmo texto que coloquei mais acima (na primeira resposta ao Asur)

e com um conselho para em situações semelhantes alterarem as regras primeiro e ameaçarem quem quebrasse a nova regra depois, ele garadeceu eu ter acedido ao pedido de retirar as respostas, e não só deu-me razão (na não ilegalidade da partilha) como pediu desculpas pela agressividade da primeira mensagem.

Um site da dimensão do BGG não pode estar estanque a nivel de regras... é normal que hajam falhas e contradições nestas, e que esta evoluam para responder às situações que aparecem... a forma como os admins/mods lidam com isso é que tem de ser revisto.

Como acabámos de falar, concordo quanto à atitude do moderador. E com a questão de não termos, efectivamente, quebrado nenhuma regra escrita.

[quote=Mallgur]

A maioria destes concursos dá visibilidade aos produtos, não pela necessidade de ler as regras (talvez com excepção dos da Academy Games) mas sim porque os mesmos aparecem em destaque no maior site internacional relacionado com esta indústria. A divulgação das respostas aqui não prejudica a divulgação do produto, não prejudica o BGG e o eventual prejuízo para outros participantes do concurso é absolutamente negligenciável. Aliás, duvido que mais ninguém transmita as respostas aos amigos via Geekmail ou e-mail ou outra forma qualquer...

[/quote]

Bullshieeet. Se as respostas não interessassem, era clicar "inscrever no concurso". Podes discordar de quão bem funciona o concurso, mas a finalidade das questões é clara. Dizer que "os outros também fazem, provavelmente" não desculpa nada. E dizer que não faz mal pq somos pouquinhos tb não.

[quote=Asur]Bullshieeet. Se as respostas não interessassem, era clicar "inscrever no concurso". Podes discordar de quão bem funciona o concurso, mas a finalidade das questões é clara. Dizer que "os outros também fazem, provavelmente" não desculpa nada. E dizer que não faz mal pq somos pouquinhos tb não.[/quote]

Hmm... Acho que não estamos em sintonia. Não é por teres, eventualmente pois nem sempre é necessário, que ler as regras que o jogo ganha visibilidade. A visibilidade está ganha logo no momento em que aparece na primeira página do BGG o anúncio do concurso.

Podes argumentar que ler as regras é uma forma de aumentar o interesse no jogo, mas a verdade é que isso pode ter o efeito contrário. Nestes casos, fornecer as respostas até ajuda porque o número de participantes cresce pois inclui aqueles que nem têm interesse no jogo.

Quanto aos restantes argumentos a questão não é desculpar (até porque não entendo que haja necessidade de desculpa) mas sim perceber se a atitude em causa é prejudicial aos principais interessados na questão, o BGG e os editores do jogo, na minha opinião, não. Eventualmente poder-se-á tentar ver as coisas da perspectiva de um outro participante no concurso. Neste caso, sim, poderá existir um eventual prejuízo mas será o mesmo significativo? Eu acho que não.

Primeiro porque o efeito desta divulgação é realmente ínfimo, o número de participantes por si só é suficiente para garantir isso. Aliás, a quantidade de pessoas que participam sem ler as regras respondendo à sorte é talvez mais prejudicial que todos os acertos dos leitores do AoJ. Se só pudessem participar aqueles que têm todas as respostas certas então sim, seria um problema...

Segundo porque nada impede outro participante do concurso de vir aqui ver as respostas. Nem precisa de ser membro do AoJ...

Portanto, nem o BGG, nem os editores, nem os outros concorrentes são realmente prejudicados por esta divulgação...

O meu argumento para que se não fizesse isto seria que estes concursos são uma espécie de brincadeira, uma forma de diversão acessória para os membros do BGG e que a divulgação das respostas estraga essa diversão... Digamos que, "vai contra o espírito do jogo". Nessa perpectiva, tudo bem. Realmente é melhor que se não faça.

Agora esta treta de regras e ameaças? Pfff... Podem pegar nos concursos e enfiá-los pelo traseiro do Octavian acima.

[quote=Asur]

E não há grande volta a dar. Já concordei contigo que de facto não está nas regras por isso não é, para voltar à analogia, "ilegal". Mas é injusto para os que não o faziam. Outra analogia seria, por exemplo, olhar para a mão de cartas de outro jogador. "ei, mas não diz no manual que não o podes fazer!" ok...

[/quote]

E podia dizer-te que a maioria dos jogos dizem nas regras se as cartas são "privadas" ou "à vista"

[quote=Asur]

Não era correcto que eu soubesse com antecedência... ou seja não moralmente correcto apostar. Mas apostava, claro. Sou o batoteiro-rei cá do sítio por alguma razão. :D

(E sim, é uma discussão pateta, a nossa. Cada um tem a sua moral, não fica mais subjectivo que isto)

[/quote]

A questão não era sobre se era correcto ou não saberes com antecedencia... mas sim o que fazias com a informação (que também respondeste).

A Moralidade é subjectiva, mas é que rege a sociedade e as relações interpessoais em primeiro plano. Nem sempre a nossa moralidade pessoal é 100% coincidente com a nossa moralidade social.

Neste caso e como bem referiste é uma questão de opinião pessoal... e ambos expressámos as nossas, por isso concordo que não adianta alongar a conversa.

Só coloquei aqui no Abre o Jogo, julgo eu por duas vezes, as repostas a tais concursos.

Sinceramente desde há muito que copio as respostas e as insiro no BGG.

Se não forem colocadas aqui as respostas já nem lá "ponho os pés".

O BGG tem tido uma política ou fazes como eu quero ou ponho-te daqui para fora. Esta não é uma forma de respeitar, aqueles que suportam o site - os seus utilizadores. A continuarem assim não contribuo mais monetariamente.

Já vou com maior frequência ao CSW mas este site está relacionado essencialmente com wargames.

No BGG alteraram a estrutura dos fóruns sem terem em grande conta novamente os seus utilizadores. São estes que contribuem para o site e que o pagam. Quem mantém os fóruns ativos são os utilizadores e julgo que deveriam ter em conta as suas opiniões.

Se for corrido do BGG tenho sempre o CSW.

O tom ameaçador é revelador da falta ou fraca concorrência. Para não dizer desrespeito pela comunidade do Abre o Jogo.

[quote=stormrover]

E podia dizer-te que a maioria dos jogos dizem nas regras se as cartas são "privadas" ou "à vista"

[/quote]

Dizem que são recolhidas para a mão. E há muitos mais exemplos disparatados de factos que estão implícitos, mas não estão chapados nas regras. É aí que quero chegar.

Quanto a moralidades, é uma discussão interessantíssima que podemos ter um dia destes. Vai meter religião, política, opiniões subjectivas, a flame war do ano!

[quote=Asur]...é uma discussão interessantíssima que podemos ter um dia destes. Vai meter religião, política, opiniões subjectivas, a flame war do ano![/quote]

Onde é que anda o Tereso??? Evilgrin

[quote=Mallgur]

Hmm... Acho que não estamos em sintonia. Não é por teres, eventualmente pois nem sempre é necessário, que ler as regras que o jogo ganha visibilidade. A visibilidade está ganha logo no momento em que aparece na primeira página do BGG o anúncio do concurso. Podes argumentar que ler as regras é uma forma de aumentar o interesse no jogo, mas a verdade é que isso pode ter o efeito contrário. Nestes casos, fornecer as respostas até ajuda porque o número de participantes cresce pois inclui aqueles que nem têm interesse no jogo. [/quote]

Meh. O debate sobre se publicar as regras é benéfico ou não para um jogo é já antigo, por exemplo nos fóruns de empresas que tradicionalmente não disponibilizam as regras online. A mim parece-me que em nome da informação, é bom que publiquem. Basicamente, jogos maus são prejudicados por publicarem as regras, jogos bons, beneficiados.

Mas repito, podes dizer à vontade que ler as regras tem impacto nenhum, positivo ou negativo, mas é isso que as editoras e/ou bgg pretendem.

[quote=Mallgur]Quanto aos restantes argumentos a questão não é desculpar (até porque não entendo que haja necessidade de desculpa) mas sim perceber se a atitude em causa é prejudicial aos principais interessados na questão, o BGG e os editores do jogo, na minha opinião, não. [/quote]

Se não é, então porquê dizer "os outros também fazem?". Nem que fossem 90% dos utilizadores, seria injusto para os outros. Vês, como eu, os comentários do pessoal a dizer quantas acertaram, no post do concurso.

Mas não há nada como meter um post no bgg a dizer "Ei, nós temos partilhado as respostas, e basicamente temos aqui uma comunidade inteira a acertar as respostas todas, importam-se?" Tongue out

[quote=Asur]

Quanto a moralidades, é uma discussão interessantíssima que podemos ter um dia destes. Vai meter religião, política, opiniões subjectivas, a flame war do ano!

[/quote]

LOL Cool

BURN THE WITCHES!!!

[quote=Asur]Mas repito, podes dizer à vontade que ler as regras tem impacto nenhum, positivo ou negativo, mas é isso que as editoras e/ou bgg pretendem.[/quote]

Talvez seja. Eu não sei...

[quote]Se não é, então porquê dizer "os outros também fazem?". Nem que fossem 90% dos utilizadores, seria injusto para os outros. Vês, como eu, os comentários do pessoal a dizer quantas acertaram, no post do concurso.[/quote]

Eu não disse que os outros também faziam. Disso que era provável que o fizessem.

E não o disse com intuito de que isso o justificaria. A questão que queria levantar é se o BGG também fiscaliza os Geekmails ou outras formas de "fazer batota"... É que se é algo assim tão importante é obrigação do BGG garantir que não há batotas de qualquer forma para que seja "justo" para todos os participantes. Pelo menos, a ser algo assim tão vital, que escrevam regras como deve ser... Afinal são um site dedicado a um hobby que "vive" à volta de regras.

[quote]Mas não há nada como meter um post no bgg a dizer "Ei, nós temos partilhado as respostas, e basicamente temos aqui uma comunidade inteira a acertar as respostas todas, importam-se?" Tongue out[/quote]

Força nisso... Eu estou-me nas tintas se se importam ou não.

Há lá quem se importe com as imagens das cartas do Blue Moon, há quem se importe com a publicação de variantes dos seus jogos, há quem se importe com o contrário disso. Numa comunidade tão grande como o BGG há sempre alguém que se importa com algo sem importância.

... as respostas mesmo?

:p

[quote=Mallgur]

Força nisso... Eu estou-me nas tintas se se importam ou não.

Há lá quem se importe com as imagens das cartas do Blue Moon, há quem se importe com a publicação de variantes dos seus jogos, há quem se importe com o contrário disso. Numa comunidade tão grande como o BGG há sempre alguém que se importa com algo sem importância.

[/quote]

Yep, vem com "comunidade". Opiniões diferentes das tuas e dificuldade em trazer justiça a todos. O que não quer dizer que se deixe de tentar fazê-lo, né?

Credo, soo a Miss Universo.

[quote=Asur]Yep, vem com "comunidade". Opiniões diferentes das tuas e dificuldade em trazer justiça a todos. O que não quer dizer que se deixe de tentar fazê-lo, né?[/quote]

Sim. Um bom primeiro passo é ver onde existem, de facto, problemas em vez de andar de cassetete a traulitar onde não é preciso...

[quote]Credo, soo a Miss Universo.[/quote]

Esse teu falsete é realmente impressionante. :P

Respeito a posição dos srs admins do BGG, mas não deixo de achar graça ao facto de eles darem tanto importância a um nicho de utilizadores de um sitio chamado portugal.
Ou então já não somos assim tão pequenos...

Seja como fôr, talvez seja boa ideia manter um certo low profile para evitar males maiores...

"(...)we may bar you from entering any future contests on our site." Tongue outTongue outTongue outTongue outTongue out


Como? Barram todos os utilizadores portugueses?!

Como é que eles sabem quem sou e onde fui arranjar as respostas?

Como já foi dito várias vezes, em lado algum diz que não se pode fazer...

O facto de já teres as respostas não significa que não tenhas curiosidade e não vás ler as regras do jogo.

Simplesmente... poupas tempo!!


Duvido que os Srs tenham visto a coisa desta maneira...

É uma atitude de brutal prepotência.

Não gosto ... Fighting





[quote=Firestarter]

Como? Barram todos os utilizadores portugueses?![/quote]

Neste caso o visado seria somente eu, uma vez que estou identificado (o meu user aqui e no BGG é igual), pois não estava a quebrar nenhuma regra "legal" (confirmado a posteriori pelo mesmo admin) ou, do meu ponto de vista, moral.

https://boardgamegeek.com/article/8372579#8372579

quando de recebi o email do Octavian reparei nesse post.