Novo em RPG

Olá a todos, eu sou novo no forum e não seu se seria aqui que eu deveria vir e começar mas se não for peço desculpa.

O que me levou a inscrever e entrar foi ler e ouvir grandes historias RPG, e como é um estilo que gosto e por ter alguma imaginaçao, e ver alguns videos começei como que a ficar maluco pois há muito tempo que queria algo assim como hobby.

Mas o problema é que nunca joguei D&D e queria começar, mas eu não sei como o fazer, nem o que é preciso e como, eu não tenho assim muito dinheiro por isso não queria começar com nada grande, só mesmo o basico e aprender e ver uns jogos.

Saber o basico e ler como funciona o jogo e como criar personagens, para me começar a ambientar e puder jogar em forums, pelo msn ou mesmo ao vivo com outras pessoas.

Será que alguem me pode ajudar?

Agradeço por tudo.

cumprimentos David Marques

Olá David e sê bemvindo ao AbreoJogo!

Bem, uma das grandes vantagens que já tens é que sabes o queres começar a jogar, ou seja o Dungeons & Dragons. O D&D vai agora na 4ª edição que acabou de ser lançada.

Existem várias pessoas (não são muitas, muitas, mas existem) que jogam RPG na área de Lisboa por isso talvez não tenhas tanta dificuldade como isso para começar a jogar. Nem todos jogam D&D e isto do jogar RPG é como tudo o que é hobby: gente com gostos iguais socializa e joga entre si, existe gente que joga tudo e alguns até só ligam a jogos mais obscuros ou diferentes do habitual.

Se quiseres podes colocar um anúncio à procura de Mestre de Jogo e de jogadores para D&D na nossa secção de classificados, aqui: https://www.abreojogo.com/forum/jogos_de_personagem_rpgs/rpg_classificados

É só carregares onde diz “Publicar novo tópico no fórum” e escreveres um título bem explícito e informativo.

Por acaso temos aqui num site uma secção só sobre o que é o RPG. Pode ser que aches útil e está aqui: https://www.abreojogo.com/ajuda/rpg

Se quiseres começar a jogar com os teus amigos e gastares pouco dinheiro podes tentar adquirir a versão introdutória das regras, o recém-editado D&D Roleplaying Game Starter Set que custa cerca de 18 euros na Tema do Colombo e é basicamente uma caixa cheia de material.

Esta inclui marcadores de cartão para os monstros do seu “mini-manual” de monstros e as cinco personagens pré-construídas, também um folheto com as regras básicas para se começar a jogar e um “mini-manual” de Mestre de Jogo que não permite a criação de novos personagens mas apresenta uma mini-aventura composta por três encontros (ou seja situações de conflito entre os personagens e a o mundo perigoso onde vivem). Por outro lado possui informação pertinente para se criar novos encontros usando quase todos os monstros adequados aos três primeiros níveis dos personagens como também usando armadilhas, desafios de perícia que não sejam bélicos e outros conselhos úteis de criação de cenários de acção vibrante e atribuição de recompensas e por isso não duvido que a jogabilidade seja grande. É de notar contudo que a escolhas de evolução dos personagens já está pré-delineada e poderá ser um detractivo para jogadores mais experientes.

De qualquer modo, expressa aqui as tuas dúvidas que de certeza te podemos ajudar.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!

Muito obrigado pela ajuda.

hoje por acaso passei no colombo e tinham lá esse kit custava 18euros. Mas não sabia se havia de comprar.

Mas imagina que eu compro o tal kit mas queria fazer uma personagem minha, unica, porque eu já andava com ideias defenidas e queria mesmo criar algo diferente.

Eu vou ver se mais um amigo meu quer começar, porque eu apesar de ter 18 anos, não posso sair assim muito de casa e portant o ir jogar para outros lugares é complicado apesar de querer mesmo muito começar com este hobby.

Já agora reparei lá que haviam bastantes livros de D&D tenho que os comprar? São mesmo precisos ou posso aprender só com o kit de iniciação?

E há algum grupo em lisboa que se reuna que eu possa ver e observar para aprender mais algum pouco? Como na arena ou algo do genero, assim que descubrir onde seja.

cumps e muito obrigado pela explicação.

Olá David

Não precisas de comprar aqueles livros todos. O meu concelho é este, experimentem (tu e amigos teus) primeiro o Starter Kit que o Mariano referiu, para apanharem o funcionamento das regras e mecânicas do jogo que são aspectos muito importantes de dominar em qualquer RPG.

Se ao fim de jogarem as aventuras que aquilo trás continuarem a gostar do jogo então podem avançar para comprar os seguintes livros:

Players Handbook: Que ensina a criar personagens e a jogar com elas;

DungeonMaster Guide: Que ensina os mestre de jogo a criar campanhas, estruturar aventuras e fazer os encontros;

Monsters Manual: Que tem todos os monstros que precisas para usares nos teus encontros.

Se não gostarem do jogo escusam de comprar isto tudo deiam procurar outros jogos.

Se precisarem de ajuda para perceber isto tudo podem contar com o pessoal deste site para vos ajudar no que for preciso. Eu agora até tenho mais tempo livre durante a semana e tudo, por isso se precisarem de mais um jogador podem contar comigo hehe (desde que seja na zona de Lisboa).

Bons jogos e vai nos dizendo como é que as coisas correm.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Encontrar pessoal interessado em D&D nos tempos que correm, é quase tão raro como encontrar políticos com massa cinzenta em Portugal. :)

David, infelizmente aqui no Abre o Jogo há uma expressividade muito baixa no que toca a RPG. O site tem uma componente fortíssima de boardgames, mas em relação a RPG há muito pouca gente "activa". Além do mais, parece haver uma certa "fobia" em relação a D&D. ;)

Se gostas de histórias de fantasia, e ficaste "com a pulga atrás da orelha" em relação a Dungeons & Dragons, posso-te colocar aqui o link para a minha página de D&D, onde vou colocando "as deambulações" do meu grupo de jogo. É provável que te fartes ao fim de cinco minutos, pois não sou propriamente um prémio Nobel da literatura, e além do mais, a Campanha já vai com dois anos e meio de história, portanto, em termos de duração, QUASE que já pode competir com o Senhor dos Anéis. :)

Página da Campanha: https://jrc589.googlepages.com/home

Se quiseres, criei há relativamente pouco tempo uma "rede social" (ou lá como raio se chamam essas coisas), que de momento está populada apenas pelo meu grupo de D&D, mas a porta está aberta a outros jogadores interessados em "trocar dois dedos de conversa": https://silverymoon.ning.com/

De resto... sobre o "aprender" ao certo como é D&D, podia-te dar 200 links, podias ler 20 livros de fio a pavio, e mesmo assim ficavas sem "sentir" o que é o jogo. A única forma de perceber ao certo, é ver ao vivo. Antigamente havia lojas activas em Lisboa, onde se reunia muita malta. Infelizmente, foram fechando atrás umas das outras, e hoje em dia... nada há para a malta se encontrar, pelo que quem joga está provavelmente "fechado algures numa cave escura e poeirenta". :)

O melhor que posso fazer é convidar-te para vires assistir a uma das nossas sessões (jogamos em Lisboa, quando o tempo o permite). Não te posso convidar para te juntares ao grupo, porque em primeiro lugar não temos vagas, e em segundo lugar, estamos em "high level", e com uma campanha de dois anos e meio, e acho que seria difícil imaginar algo pior para introduzir um novato a D&D.

O nosso grupo joga na versão 3.5, e não na 4ª Edição, como o J Mariano muito bem explicou acima. Em termos de jogo é rigorosamente a mesma coisa, só mudam alguns pormenores nas regras. 3.5 é mais pesado em termos de regras, 4.0 é mais simples. Terás, seguramente, oportunidade de ver 200 milhões de sites com discussões sobre as "edition wars" como ficaram conhecidas. Recomendo que não percas muito tempo a ler essas trampas, porque regra geral é diarreia mental, de gente com muito pouca massa cinzenta, e que acha que "eles é que sabem do que estão a falar".

Vou-te enviar uma PM com as indicações para o caso de quereres espreitar uma das nossas sessões. No resto, no que te puder ajudar, já viste que "todos nós" (os 4 ou 5...) que jogamos D&D aqui no Abre o Jogo, estamos à inteira disposição!

"Roll for initiative!" ;)

Muito obrigado a todos é isso mesmo que vou fazer, comprar o kit e ver como corre.

já agora mais uma duvida esse kit é só para um ou dá para várias pessoas, 2 ou 3 para experimentar.

cumps e mais uma vez obrigado.

PS: os jogos nunca iriam ser fora de lisboa até porque eu moro mesmo em lisboa, no bairro de alvalade que é fraco em lojas de cartas ou de jogos rpg.

obrigado pelo convite, eu vou ver se experimento e falar e ler as historias, gosto bastante de ler.

vou-me inscrever na rede falar com voçes, assim que puder porque certamente vou ter duvidas.

Mais uma vez obrigado a todos e ao apoio que estão a dar.

2 a 5 jogadores, pelos vistos

[url]https://www.boardgamegeek.com/boardgame/17804[/url]

Tipicamente um grupo de D&D tem 6 pessoas, 1 GM e 5 jogadores, da minha experiência esta é a forma mais equilibrada de jogar. Contudo para efeitos de experimentares o jogo julgo que 3 ou 4 jogadores mais 1 GM não fica mal de todo, terias é que por um ou outro jogador com duas personagens.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Uma questão, o que queres é entrar no universo rpg ou no universo DD? Se a resposta é a primeira alternativa isso quer dizer que podes optar por outros jogos além do DD para jogares com os teus amigos.

Do meu ponto de vista é o melhor que tens a fazer. O DD tem os seus pontos fortes e fracos mas não é definitivamente o melhor jogo de iniciação ao rpg, o «custo de entrada» é muito elevado*. Há alternativas bem mais simples e fáceis de apreender.

A minha sugestão? Aposto no BRP (Basic Role Playing) da Chaosium. O livro de regras (que é vendido em versão papel ou pdf) tem 400 páginas mas não comeces por aí. Vai ao catálogo do site da Chaosium (www.chaosium.com) e procura o BRP Quickstart. É um pdf com 48 páginas para download gratuito.

Descarrega-o e podes começar a jogar! Este pdf tem 30 páginas de regras que dão as bases do sistema. Ou melhor, dão o sistema pois o que encontras na versão completa (a tal de 400p) são adições e desenvolvimentos. No pdf tens assim as regras de criação de personagem e de resolução de situações de jogo, com natural desenvolvimento para o combate.

Depois dessas 30 páginas tens umas 12 páginas de cenários com personagens pré-criadas. São cenários simples em vários tipos de universo (histórico, fantasia, ficção científica, etc.).

Nota que o pdf só tem as regras de criação de personagens humanos mas os cenários têm personagens pré-criadas não humanas. O pdf não tem regras de magia ou de poderes especiais mas, mais uma vez, alguns dos cenários incluem capacidades mágicas ou poderes especiais.

Se gostares do BRP, o passo seguinte é comprares o livro desenvolvido e materiais sobre os universos de jogo que mais te interessem. O BRP é um sistema com 30 anos de existência, quase tanto como o DD, e que tem imenso material de suporte. Só para teres uma ideia, ele tem excelentes materiais para fantasia e horror em particular, mas também cobre o western, ficção científica, super-heróis, etc.

O Mariano sugeriu o pacote de iniciação ao DD. É mais caro, menos flexível (só permite jogar fantasia), e na minha opinião é mais complexo e menos interessante como jogo.

Nota que em qualquer dos casos terás de obter um conjunto de dados o que só podes fazer junto de um comerciante especializado; ou um programita de dados para o teu computador ou telemóvel, o que existe na net.

* Por custo de entrada quero dizer duas coisas: investimento em tempo e estudo do jogo para compreender as regras e como jogar; investimento financeiro em livros e materiais de jogo.

Sérgio Mascarenhas

[quote=smascrns]Uma questão, o que queres é entrar no universo rpg ou no universo DD?[/quote]É um questão importante. Concordo com o Sérgio em recomendar, por exemplo, o BRP para quem está a pensar iniciar-se nos RPGs - mas, se queres mesmo jogar D&D e só D&D, o kit introdutório é uma boa ideia.

Um bom ponto de partida antes de gastares dinheiro é, de facto, entrares em contacto com a malta que joga em Lisboa.

Obrigado a todos.

Eu na realidade quero mesmo entrar no universo de D&D, sempre preferi muito mais fantasia a qualquer outro genero.

O meu grande problema é mesmo puder sair de casa pois tenho algumas regras restritas impostas pelos pais.

Logo nunca poderei fazer grandes aventuras, com vários capitulos. (muito imfelizmente)

Eu vou seguir a opiniao de alguns jogadores, e se for preciso fazer um investimento eu vou fazer, não quer dizer que sejá logo tudo ao mesmo tempo pois o dinheiro não estica, mas aos poucos certamente conseguirei chegar onde quero.

Cumps e obrigado pelo apoio e ajuda cedida

[quote=Calmcacil]Eu na realidade quero mesmo entrar no universo de D&D, sempre preferi muito mais fantasia a qualquer outro genero.[/quote]Se é só uma questão de género, o BRP é o caso de um sistema flexível que serve para fantasia, terror, etc.

Claro que, se já leste novelas do ambiente de D&D (ou jogaste os jogos de computador) e é mesmo aquilo que queres (e não, por exemplo, Senhor dos Anéis ou Artesia), vai em frente. O importante é começar.

Sim eu já andei a fazer pesquiza e a ler historias e alguns relatos de jogos e D&D é mesmo o que eu quero.

Alem de que sou um fá da wizard pois joguei magic durante alguns anos e ainda jogo de vez em quando, quando tenho algum desafio ou mesmo para passar tempo.

Mas obrigado pela imformação

[quote=Calmcacil]

Eu na realidade quero mesmo entrar no universo de D&D, sempre preferi muito mais fantasia a qualquer outro genero.[/quote]

Tem em consideração que não há uma correspondência entre D&D e rpg de fantasia, quer dizer, há imensos outros rpgs de fantasia no mercado. Eu sugeri o BRP, ora este surgiu como uma generalização do RuneQuest que é um rpg de fantasia.

Se tens acesso a um computador podes fazer o download de dezenas de sistemas gratuitos, desde o muito amadoristico ao francamente profissional. Parece-me mais simples começares por aí.

[quote]O meu grande problema é mesmo puder sair de casa pois tenho algumas regras restritas impostas pelos pais.[/quote]

Se é este o caso convém-te um sistema simples onde percas o menor tempo possível a preparar a sessão de jogo. O D&D pode tem vantagens e desvantagens neste domínio.

[quote]Logo nunca poderei fazer grandes aventuras, com vários capitulos. (muito imfelizmente)[/quote]

Ou seja, precisas de um jogo mais direccionado para cenários independentes. O BRP Quickstart dá-te isso mas há mais jogos que o permitem.

Isto até pode ser uma vantagem. Como mestre de jogo (suponho que vai ser essa a tua função e que vais jogar fundamentalmente com amigos) esta situação quer dizer que vais concentrar os teus esforços nos cenários e no jogo jogado, e menos na preparação do universo de jogo. É comum haver mjs que se concentram na concepção do universo e não desenvolvem as competências de direcção das sessões de jogo. Do meu ponto de vista estas são bem mais difíceis de adquirir e dominar do que as de criação de universo de jogo.

Nota também que as regras que os teus pais te impõem vão mudar com o tempo, daqui a um par de anos serão outras. Nessa altura já podes ter um bom domínio da criação e gestão de cenários isolados e então podes avançar para uma campanha mais continuada. A mim parece-me bem.

Sérgio Mascarenhas

PS Suspeito que o jogo ideal para ti é um excelente jogo infelizmente esgotado: o Prince Valiant.