Novo FreeMarket será mais um boxed set

Já está disponível para pre-order este projecto inovador criado por Luke Crane (autor de Mouse Guard, entre outros) e Jared Sorensen (autor de Inspectres, entre outros).Notícias, imagens e previews estão disponíveis no projectdonut.com.

Numa entrevista recente ao podcast RPG Haven, Luke Crane revelou que FreeMarket (Project Donut era o título provisório) vai ser lançado como uma edição limitada de mil boxed sets, já que não espera que este jogo de verdadeira ficção científica possa ter grande sucesso. Além de um livro com 150 páginas a cores, este RPG inclui então múltiplos baralhos de cartas especiais, marcadores, folhas de personagem e outras coisas mais por um preço de sessenta dólares.

Assim, também pela mão dos autores independentes, este ano promete ser marcado por um regresso aos boxed sets como forma de tentarem ultrapassar a pirataria e tornarem as nossas mesas de RPG mais giras. Esta tendência terá futuro ou será que estes preços serão demasiado elevados para tempos de crise?

Pessoalmente considero esses acessórios todos desnecessários e não vou pagar mais por um jogo só por causa disso.

Agora útil útil era saber que jogo é esse de "verdadeira ficção científica" que vem com a caixa, a parte importante :p

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

[quote=RedPissLegion]Pessoalmente considero esses acessórios todos desnecessários e não vou pagar mais por um jogo só por causa disso.

Agora útil útil era saber que jogo é esse de "verdadeira ficção científica" que vem com a caixa, a parte importante :p[/quote]Supostamente, as cartinhas especiais são necessárias para jogar. Podes saber mais sobre o jogo da boca do Luke ouvindo a entrevista ao RPG Haven ou lendo as previews que já estão disponíveis. Parece interessante, mas também parece caro para o que tem lá dentro (a impressão das cartas não parece ser nada de especial).

Eu tenho algures a versão beta em PDF. Se quiseres envio-te assim que o encontrar. Imagina uma espécie de rede social da internet transformada em jogo de RPG com um ambiente trans-humanista.

Eu estou um pouco de pé atrás pelas razões que vocês já enumeraram: o preço vs qualidade dos componentes.

O jogo parece interessante mas dado que dificilmente o vou jogar… Ainda pensei que dada a parceria com o Peter Adkinson que a coisa fosse produzida em massa mas parece que ficou tudo em águas de bacalhau e vão ser apenas 1000 cópias a 60 dólares cada uma. :frowning: E os autores continuam firmes em não o fazer de outra maneira, o que não percebo mesmo dado o sistema das pre-orders.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Umm, o pouco que vi do Free Market arduamente me interessou no mesmo - embora o logotipo seja giro.

Quanto à questão final, sou suspeito pois cresci com rpgs em caixas e para mim livrinhos avulso são uma perversão. Quer dizer, a questão de fundo é porque é que se vendem livros de rpg, não porque é que se vendem caixas de rpg.

Quanto ao futuro, vai ser como o passado seja em que domínio for: se a caixa tiver razão de ser vende, seja rpg ou bolachas maria.

Sérgio Mascarenhas

[quote=jrmariano] vão ser apenas 1000 cópias a 60 dólares cada uma[/quote]Pois é e uma coisa leva à outra: como imprimem poucas cópias, o preço também não baixa. Nem os próprios autores quiseram arriscar fazer muita quantidade de um jogo tão alternativo e, se calhar, têem razão, mas acredito que é possível que haja uma segunda edição se esta vender bem.

Por outro lado, se a ideia do jogo for mesmo boa, certamente será reaproveitada por outros futuros RPGs, como é habitual.