Boas;
Bem-vindo.
Para além das sugestões acima dadas, fica uma ideia do top 10 do BoardGamegeek.com (a melhor fonte de informação internacional sobre jogos de tabuleiro. Prepara-te para passar aí muitas horas... dias... meses... muito tempo):
1 - Puerto Rico - Jogo de complexidade média (3.3 / 5). Desenvolve-se uma parte da Ilha com plantações e a capital com edifícios ,que permitem produzir recursos e dinheiro para enviar para as potências europeias em troca de pontos de vitória ou para obter pontos através de bónus dados pelos edifícios. A cada ronda os jogadores escolhem papéis que lhes permitem certas acções com um benefício extra para quem escolhe cada papel. Alguma dependência da língua. 3 a 5 jogadores. Duração: 90 minutos.
2 - Agricola - Jogo de complexidade média (3.6 / 5). Cada jogador desenvolve a sua quinta tentando produzir um pouco de tudo. Não ter um certo sector da quinta desenvolvida implica perder pontos. A cada ronda os jogadores podem escolher certas acções, mas não se podem escolher as acções que já tenham sido usadas. O número de acções possíveis aumenta de ronda para ronda. Em certas alturas existe um momento em que se faz a colheita e tem que se alimentar a família. Não ter comida suficiente para a família implica perder muitos pontos. Existem várias expansões. Muita dependência da língua. 1 a 5 jogadores. Duração: 30 min X nº de jogadores.
3 - Twilight Struggle - Jogo de complexidade média (3.3 / 5). Simula o período da guerra fria entre 1945 e 1989 dividindo-o em três períodos. É um jogo de guerra em que cartas que representam eventos históricos são jogadas podendo despoletar esses eventos ou dar pontos operacionais a cada uma das super-potências. Existe o perigo eminente de uma guerra nuclear que fará com que o jogador que a faça despoletar perca. Muita dependência de língua. 2 jogadores. Duração: 180 min.
4 - Through the Ages: A story of civilization - Jogo de complexidade média-alta (4.1 / 5). Cada jogador será líder de uma civilização e tentará desenvolver vários aspectos da mesma (filosofia, arte, militar, etc.) para obter mais pontos que os adversários. Existe um aspecto interessante de gestão da população. A área dos conflitos militares é muito abstraída mas isso permite que não se perca demasiado tempo na resolução de batalhas uma vez que existem bastantes aspectos a considerar. Muita dependência de língua. 2 a 4 jogadores. Duração: 240 min.
5 - Power Grid - Jogo de complexidade média (3.3 / 5). Os jogadores representam companhias eléctricas e adquirem centrais para produzir, adquirem recursos para alimentar as centrais, estabelecem ligações a cidades e recebem dinheiro conforme o número de cidades que conseguem alimentar. Vence o jogador que alimentar mais cidades no final do jogo ou, em caso de empate que tenha mais dinheiro de sobra. Tem um excelente mecanismo de mercado para os recursos e no jogo base o mapa apresenta dois países onde jogar - Estdos Unidos e Alemanha. Existem muitas expansões. Existe versão portuguesa (Alta Tensão) mas, à parte das regras, o jogo é independente da língua. 2 a 6 jogadores. Duração: 120 min.
6 - Le Havre - Jogo de complexidade média (3.8 / 5). Do mesmo criador do Agricola e partilhando algumas mecânicas com o mesmo. Os jogadores tentam desenvolver o seu jogo por forma a aproveitarem as oportunidades geradas nesta cidade portuária. Podem adquirir produtos, construir edifícios e barcos. A cada 7 jogadas há um período em que pode existir produção de recursos em certas condições e é necessário garantir os salários dos empregados (representados pela alimentação). As necessidades dos empregados são crescentes, mas o jogador poderá desenvolver o seu jogo de forma a lidar com isso e ainda ter lucro. Vence o jogador que tiver mais dinheiro no fim. Alguma dependência de língua. 1 a 5 jogadores. Duração: 30min. X nº de Jogadores.
7 - Dominion - Jogo de complexidade média-baixa (2.3 / 5). Os jogadores vão desenvolvendo um baralho de cartas com certas habilidades. Conforme vão tornando esse baralho melhor vão-se colocando em posição para adquirirem outras cartas que valem pontos. Vence o jogador cujo baralho contiver mais pontos no final. Existem também muitas expansões já disponíveis. Alguma dependência de língua mas penso que está em desenvolvimento uma versão portuguesa. 2 a 4 jogadores. Duração: 30 min.
8 - Brass - Jogo de complexidade média (3.9 / 5). Os jogadores representam empresários no Lancashire em plena revolução industrial. Criam uma rede de comunicações em duas fases (canais e depois caminho de ferro) e no final de cada uma pontuam conforme as suas indústrias (minas, fundições, fábricas têxteis, portos e estaleiros) conseguem ou não os seus objectivos. Independente da língua. 3 a 4 jogadores (existe uma variante para dois). Duração: 120 min.
9 - Caylus - Jogo de complexidade média (3.8 / 5). Os jogadores distribuem os seus trabalhadores por mosaicos presentes no tabuleiro que lhes permitem produzir certos recursos, construir novos edifícios e contribuir para a construção do castelo. Várias destas acções rendem pontos de vitória. Foi o jogo que tornou mais popular a mecânica de alocação de trabalhadores. Independente da língua. 2 a 5 jogadores. Duração: 120 min.
10 - El Grande - Jogo de complexidade média (3.1 / 5). Os jogadores são senhores feudais em Espanha e procuram ganhar pontos através do domínio de certas regiões, daí que este seja um dos jogos emblemáticos da mecânica de controlo de área. Todas as rondas os jogadores decidem a ordem de turno e quantidade de cavaleiros disponíveis para mover das cortes para o mapa pela utilização de cartas (jogar antes normalmente custa disponibilizar menos cavaleiros). Além disso na sua vez escolhem uma carta de acção que determina quantos cavaleiros podem colocar no mapa e dá um benefício especial. A cada três rondas existe uma pontuação e dominar uma região resulta em obter a maior pontuação que ela dá. Alguma dependência de língua. 2 a 5 jogadores. Duração: 90 min.
Conforme podes ver, a variedade é grande mesmo só nos 10 primeiros de uma base de dados de mais de 40000! Daí que o conselho mais indicado seja experimentares para veres por ti o que te agrada mais. Traz alguns dos teus amigos a um encontro e pede aqui para experimentar certos jogos. Penso que para ti será melhor aproveitares um dos tópicos dos encontros de Lisboa.
Para mim os jogos acima ficam ordenados de outra forma, mas isso é uma questão de gosto pessoal e nem sempre se mantém porque varia conforme o número de jogadores e gostos dos mesmos com quem vou jogar. Só a título de exemplo, pelo meu rating ficavam assim:
10 - Dominion
9 - Caylus
8 - Through the Ages - Só joguei ainda uma vez... pode mudar drásticamente.
7 - Agricola
6 - Puerto Rico
5 - Le Havre
4 - Brass
3 - El Grande
2 - Twilight Struggle
1 - Power Grid