Novo jogo na forja?! Woohoo

Bem, finalmente li isto os posts todos do jogo.

[quote=Rui] 1) Quero um RPG simples[/quote]

Yup, acho que está bastante simples. Pode beneficiar bastante de umas revisões de texto e tal mas isso é apresentação.

Não percebo porque precisas de regras especiais para combate. Parece-me que o poderias tratar como qualquer outra situação normal sem o distinguir mas é verdade que para o tipo de jogo e para o tamanho que ocupam isso não me parece minimamente grave. Mesmo assim, elas não são assim tanto regras diferentes mas um desenvolvimento das regras normais de acção. Talvez ganhasses em diminuir essa ideia de que existe uma diferença entre combate e todos os outros tipos de acções. Mais questão de apresentação do que outra coisa. Gostei bastante dos exemplos em que meteste para lá o ppl a mandar bocas no meio do combate e essas bocas terem consequencias mecânicas.

[quote=Rui] 2) Quero um RPG Imersionista

• Quero um RPG que viva tanto da imaginação dos seus participantes, como da vontade com que eles exercem essa imaginação, mas também quero que tanto os jogadores como os GM's se sintam à vontade neste papel. Enquanto este tipo de jogo será  incentivado, ele não será nunca mantido à ponta de espada.[/quote]

Imersionista é uma daquelas palavras que tem um significado diferente conforme a pessoa que a está a dizer. Sim, o jogo vive da imaginação dos participantes mas isso parece-me verdade para qq rpg. Não percebo bem o que queres dizer com "vontade com que eles exercem essa imaginação."

As regras claramente incentivam um tipo de jogo em que cada participante está preocupado em satisfazer os outros jogadores com descrições ditas cool qb!

Pessoalmente não é o que eu considero imersivo, mas muito provavelmente a tua definição é bem diferente da minha, daí que isso seja irrelevante.

[quote=Rui] 3) Quero um RPG Simulacionista

(...)

4) Quero um RPG que se possa tornar em Narrativista[/quote]

Aqui, pelas descrições, pareceu-me que estavas a falar de coisas que não correspondem bem aos significados que eu atribuo a essas palavras daí que não vou comentar grande coisa.

Em relação ao GNS, pessoalmente não encontrei nada que me fizesse olhar o jogo como incentivando mais esta ou aquela premissa. Partes diferentes do texto fizeram-me pensar em diferentes premissas e isso normalmente não é considerado lá muito bom. Não sei mesmo se estavas sequer a pensar nisto, com algum objectivo em mente ou se foi o que saiu.

Anyway, talvez outras pessoas tenham uma leitura diferente das regras em relação a este aspecto.

[quote=Rui] 5) Quero Ken Hite meets John Woo meets Warren Ellis[/quote]

Se há ponto que conseguiste indiscutivelmente foi este! ;)

Ois!

Desculpa só responder agora, nem sempre consigo ver todos os posts no portal, e isso faz com que alguns sejam deixados pra trás (o que foi o caso).

Vou tentar responder às tuas questões/sugestões:

A ideia do combate ser diferente é apenas para salientar a ideia que este é um jogo de acção, rápida e furiosa, e deve ser tratada de maneira diferente. No entanto o que sugeres é bastante atractivo, e confesso que tive dúvidas enquanto escrevia as coisas sobre que tipo de exemplos dar e onde. Muito provavelmente irei juntar as duas ideias numa só, mantendo os exemplos. A ver.

Imersivo, para mim, é sentir o que o personagem sente (muito provavelmente isto vem da escola nórdica), o que se revela depois na parte do jogo em que o personagem é confrontado com o conflicto verdade vs status quo: vais revelar a verdade, ou vais fazer o que te mandam? Podíamos obviamente entrar em discussões sobre Imersionismo e Narrativismo, mas por favor, não. ;)

Simulacionista, é fácil, é um jogo de acção over the top, e acho que o representa bem. Narrativista... isso ainda é complicado, mas estou a trabalhar nisso. ;)

E obrigado pelas palavras de incentivo! E pelo tempo que levaste a ler tudo! :D

Yey, :)

[quote=A while ago, JMendes]1) Estás a pensar usar mecânicas de evolução de personagem? Porquê (sim ou não)?[/quote]

[quote=In reply, Rui]1) Estou a pensar usar evolução de personagem, sim; a principio o conceito do jogo era para ser exclusivamente sobre personagens de filmes, mas depois achei que isso era demasiado PTA e quis demarcar-me um pouco, tendo pegado num tema que me é muito querido, e já nessa altura a evolução de personagem teria marcado presença sob a forma de Trilogias, onde jogarias um filme em 3 partes e poderias em cada parte acrescentar algo ao personagem; como está agora existem algumas mecênicas simples para evolução, mas estas também irão seguir o mesmo tema de todo o jogo, que tenho para mim ser muito giro, e espero que vocês concordem! A pergunta é pertinente, porque nem sempre em jogos simples, como o que eu quero fazer e que se torna parecido com o Wushu e o There Is No Spoon, essa mecânica não existe.[/quote]

Entretanto, estive a reler as várias páginas e não consegui detectar do que é que estavas a falar. Queres apontar os meus dotes cognitivos para a parte em questão?

Ou alternativamente, se acabaste por não ir por aqui, queres expandir da tua resposta à minha pergunta?

Oi João!

A evolução de personagem e a mecânica para isso foram postas numa resposta ao RPL, que podes ler aqui.

Portanto não é ainda nada canónico, apenas pela minha preguiça. ;)

Hey, :)

Sounds very nifty! :) Acho que tás lá.

Se fores ao próximo meetup, podemos falar sobre going NAR, se estiveres para isso. (Eu também podia escrever qualquer coisa aqui, mas já tentei começar um post por duas vezes e de ambas estava a sair num tom condescendente à brava, tipo faz assim que eu é que sei...)

Não te preocupes; nesta fase do campeonato, todas as ajudas serão bem vindas. Agradeço a tua ajuda por duas razões, 1º porque a tua experiência em NAR é, neste momento, infinitamente superior à minha (ou pelo menos sabes um bocadinho mais que eu), e B) porque não vou estar no meetup para podermos falar. :slight_smile:

Malta

Este fim de semana não vou ter o esperado início da nova campanha de CoC, com o gm Verbus pela sua impossibilidade, por isso vamos testar o 101.

Vai ser em casa do plasmas.

Não gostaria de ter lá a casa cheia, mas qualquer um de vós interessado em experimentar já, pode deixar aqui o comentário nesse sentido.

Abraços!

Isso é um sábado ou domingo? é que se for domingo por mim é na boa, se for sábado já tenho coisas semi-combinadas com o ricmadeira e o jrmariano, a não ser que eles queiram testar o The 101 também.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

[quote=RedPissLegion]se for sábado já tenho coisas semi-combinadas com o ricmadeira e o jrmariano[/quote]

Bom, seja de que maneira for, só nos podemos reunir de 15 em 15 dias. E se quiserem podemos de discutir se preferimos mais os Sábados ou as Sextas depois do trabalho.

Mas pelo este fim-de-semana estás perfeitamente à vontade; eu no Sábado tenho mais um casamento e no domingo a continuação da campanha de nWOD do Nietzche. Mesmo que o Mariano pudesse vir cá, não haveria nada de qualquer maneira. Vai e diverte-te/divirtam-se!

Pronto o pai deixou, podem contar comigo sábado, vou ver se sexta posto o personagem no tópico dos Operatives, ou noutro qualquer que queiras criar para efeitos de teste de jogo.

Digam é como é que chego a casa do plasmas e a que horas é.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"