[quote=Rui]Curioso que estou em jogos Narrative, o meu sonho era ter um jogo Sim que tivesse regras para Imersionismo, e que desse aos jogadores a opção de, de vez em quando, tomar conta da narrativa.[/quote]
Isto deu-me que pensar hoje de noite, já que não consegui dormir depois do jantar de ontem, e parece-me que também chegou a minha altura de, finalmente, por em papel (ou pdf...) os meus pensamentos sobre isto. Tenho algumas notas pelo computador que posso agregar, tenho algumas ideias que acho piada, e finalmente tenho mais experiência hoje que há um ano.
Por isso, malta, este espaço vai servir para que eu vos possa dar o meu próprio RPG! Vou por aqui as minhas ideias, construido a coisa desde o inicio, até ter as bases bem formadas de um jogo que toda a gente possa perceber e jogar desde o inicio. Como este é um espaço livre, toda a gente pode mandar o seu bitaite ou a sua ideia. Raios, eu até estou à espera que o façam! Este não será um projecto cooperativo, notem, mas prometo ler todas as vossas opiniões e ideias, e, se achar que são melhores que as minhas, seja em que aspecto for, então irei incorporá-las no texto. Poderão depois usá-lo como quiserem. E se não o quiserem usar, pelo menos eu ficarei satisfeito ao tirar este peso dos ombros!
Assim, vou-vos dizer o que quero:
1) Quero um RPG simples
- Aqui é a parte mais importante de todo o projecto: ele tem que ser imediatamente perceptível para que, quando se pegue nele pela primeira vez, se consiga jogar imediatamente. As regras devem ser simples para que não sejam dificeis de perceber e não poderão estar no caminho daquilo que mais me interessa neste projecto, o Imersionismo; aliás, as regras deverão incentivar este tipo de jogo.
- Será com dados D6: toda a gente os tem em casa, ou facilmente se rapinam a jogos como o Monopólio. Ainda não tenho a mecânica bem definida, mas este aspecto eu quero ter (o facto de ter sempre 3D6 comigo ao computador também ajudam)
2) Quero um RPG Imersionista
- Quero um RPG que viva tanto da imaginação dos seus participantes, como da vontade com que eles exercem essa imaginação, mas também quero que tanto os jogadores como os GM's se sintam à vontade neste papel. Enquanto este tipo de jogo será incentivado, ele não será nunca mantido à ponta de espada.
- Embora me vá basear em definições de modelos já existentes, tentarei dar o meu cunho pessoal ao jogo
3) Quero um RPG Simulacionista
- Tanto quanto possível, irão existir "regras" e "realidades" que se irão manter em practicamente todos os aspectos do jogo, sendo as óbvias excepções as alturas em que o jogo deixa de ser Simulacionista e passa a ser Narrativista; uma boa compreensão das duas definições é essencial
- Aqui também vou procurar em bases de modelos existentes, e procurarei desviar-me delas o mínimo possível
4) Quero um RPG que se possa tornar em Narrativista
- Quero que os Jogadores se sintam mais que isso, que possam usar da sua criatividade e imaginação para mais do que apenas descrever como batem num mook, e o jogo vai ter mecânicas para isso: se, a dado momento, as condições forem certas, o Jogador pode interromper o GM e descrever ele o que se passa a seguir, tanto com o personagem dele como com o dos outros e com a própria acção e ambiente à sua volta, dentro do limite imposto pelo tema do jogo - soa pior escrito do que na minha cabeça, acreditem
- Aqui não há volta a dar-lhe: o modelo Narrativo é de facto muito simples, por isso não irei desviar-me dele
5) Quero Ken Hite meets John Woo meets Warren Ellis
- Sou um grande fâ destes três senhores, e só de olhar para os nomes julgo que já poderão começar a imaginar o tema do jogo...
- ...que irá ser Grandes Lutas com Grandes Conspirações com Grandes Poderes - grandes poderes? Bom, talvez apenas mais do que o Average Joe ;)
Isto para já parece uma grande salganhada, mas a seu tempo julgo que poderei dar-lhe a volta. Antevejo algumas dificuldades, especialmente no papel do GM no meio disso, além do óbvio de tentar misturar as coisas. Aqui contarei com o vosso apoio e feedback.
Não faço ideia da regularidade com que actualizarei isto. Tanto quanto puder, para começar, mas pelo menos uma vez por semana, a menos que me aconteça algo que me impeça de postar. Como já disse, tenho algumas ideias já em papel e outras ainda na cabeça, é questão apenas de as ordenar.
Conto convosco para me mandarem abaixo nisto, ou acima, se acherem que é caso disso. As coisas fixes são sempre mereredoras de apoio, julgo eu. ;)