Novo layout do site

Texto:

Não sei se já tinham reparado, mas criei este "grupo" privado para podermos discutir o futuro do site. Por favor, sempre que criarem um tópico, mantenham-no privado (basta desligar a opção "Público" quando o estão a criar, nas opções de "grupos").

Gente, gostava de ter um novo layout/look para o site o mais depressa possível. Para isso preciso de me coordenar com Monsieur Le Rick Dangerous, e preciso que o raio do designer nos entregue ALGO, qualquer coisa. Deixei-lhe agora mesmo um recado no MSN, mas ele não está. Mariano: ficas encarregue de lhe sacar mais um estudo mais recente e actualizado para o logotipo nos próximos dias, ok?

Quanto a nós, Rick Danger, vou em breve actualizar o site para o Drupal 5.0 e vai ser a altura perfeita para arrumarmos os cantos à casa. Mesmo que não fiquemos com uma "skin" nova, vamos ao menos tentar aperfeiçoar o layout e a organização. Que dizes? Queres expor aqui as tuas ideias para o pessoal discutir?


Update: entretanto já consegui apanhar o Luís, o designer, no Messenger e ele ficou de mandar algo nos próximos dias.

Eu tenho estado a experimentar o que se pode fazer em termos de layout, mas ainda a partir do design que temos agora. Não está nada definitivo - se apanhar alguém no messenger, eu mostro-vos.

Já agora, seria possível ter alguma estatística da resolução que os nossos visitantes utilizam mais? 1024 ou 800? Não sei se o ricmadeira tem isto registado nalgum serviço de controlo de visitas - tipo google analytics - ou então podemos fazer uma votação.

Qualquer outra informação adicional sobre browser mais usado, que versão de flash e etc., também dá jeito.

Para quem não viu, aqui está o estudo de layout em que o Rick Danger está a trabalhar de momento:

https://www.abreojogo.com/files/layout1.gif

Ressalva (do próprio Rick D.):

  • isto é um work in progress e não é para mim o layout; é mais um proof of concept.

Comentários (novamente, do próprio Rick D.):

  • isso é mais um exercício de aplicação de princípios: aproximar as coisas que teem a ver, separar as que não teem, dar uma ideia de estrutura, etc.
  • na barra do lado, sugiro passar o menu do utilizador para cima de tudo porque é um menu de navegação, e isso faz diferença para quem chega ao site ; alem disso, sugiro passar para lá a selecção do “RPG ou Jogos de Tabuleiro”.

Rick, vou tentar ver isso e depois digo-te algo. Browser mais usado, penso que será fácil de ver. Quanto às outras estatísticas é que talvez sejam mais difíceis. Talvez queiras abrir uma poll sobre o assunto cá no AOJ?

Acho que a página do abreojogo.com mesmo assim, está muita cheia, e por isso continue a haver queixas dos novos utilizadores. Algumas sugestões:

- Colocar os links "as minha subscricoes", "topicos recentes", "cria entrada blogue" dentro de a "minha conta" e como bem sugeriste, coloca-lo ca em cima.

- colocar a opção RPG e Tabuleiro ao lado do logotipo

- Pesquisa na barra da esquerda entre os novos comentarios (em cima) e a chatbox

- Remover votacao (quando existe tem o devido destaque na frontpage), agregador?, como fizeste parece que são boas opções....

 

Relativamente ao browser, julgo que a resolução 800 já não é utilizada para sites recentes. A maior parte das pessoas já tem pelo menos um 1024. Quanto ao tipo de browser, talvez possas usar as estatisticas tipicas da internet: 80% IE 10 % Firefox 5% safari 5% outros incluindo opera.

É verdade, quanto a esta necessidade/opção de o utilizador poder navegar entre as duas secções do site (que seriam três, pois quero MESMO criar uma terceira para wargames, que já vi que há por aí mais gente interessada)…

A minha proposta era eliminar isto. Como? Criando uma 1a página já ela devidida em secções. Cada secção teria um espaço próprio, colorido de cor diferente, e em vez de estarmos a listar teasers dos artigos, listariamos é só os títulos (e mais alguma informação: nome do autor, nome do fórum/blogue/categoria a que diz respeito, etc.).

Assim, teriamos quatro (RPG, Tabuleiro, Wargames, Interesse Geral) grandes blocos, de cores diferentes, cada um listando os tópicos que lhe pertencem. Dentro de cada bloco, podia haver uma subdivisão dos conteúdo (por exemplo: artigos, posts de fórum, posts de blogue, outros).

Que achas, Rick Danger? E o resto do pessoal?

Eventualmente, com algum trabalho, podiamos programar uma primeira página tipo boardgamegeek em que o próprio utilizador escolhe nas suas configurações que blocos quer ver e em qual das posições.

Em relação ás estatísticas dos utilizadores, o melhor site que faz esse registo de borla e de forma invisível é o fabuloso:

https://www.statcounter.com/

Em relação à divisão do site, acho que não percebi exactamente o que estás a descrever, ric, qual é o inconveniente de haver tres ou quatro visualizações possíveis do site? Queres uma primeira página que mostre necessariamente todos os conteúdos?

 

[quote=vch]Acho que a página do abreojogo.com mesmo assim, está muita cheia, e por isso continue a haver queixas dos novos utilizadores.[/quote]Sim, reduzir o número de links aumenta a usabilidade, mas não queria estar a decidir por toda a gente aquilo que se pode riscar do layout. Assim logo à partida, também arrumava noutro lado o "agregador" e as "votações". O que é que acham? Quais são os links mais importantes e quais são aqueles onde quase nunca se clicka?

Bem, as tabelas dos Novos Comentários e das Outras Novidades devem ficar. Também o link das reviews.

Eu por mim acho o site bom como está, embora perceba que os users possam querer algo mais simples.


“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”


































































Versions Grabber Hits Percent
MSIE 712932 56.4 %
Msie 7.0 No 174051 13.7 %
Msie 6.0 No 535725 42.4 %
Msie 5.5 No 1068 0 %
Msie 5.23 No 1 0 %
Msie 5.22 No 1 0 %
Msie 5.14 No 1 0 %
Msie 5.01 No 903 0 %
Msie 5.0 No 1176 0 %
Msie 2.0 No 6 0 %
FIREFOX 504234 39.9 %
Firefox 2.0.0.1 No 313670 24.8 %
Firefox 2.0 No 20922 1.6 %
Firefox 1.5.0.9 No 113504 8.9 %
Firefox 1.5.0.8 No 1130 0 %
Firefox 1.5.0.7 No 21153 1.6 %
Firefox 1.5.0.6 No 305 0 %
Firefox 1.5.0.5 No 242 0 %
Firefox 1.5.0.4 No 824 0 %
Firefox 1.5.0.3 No 13101 1 %
Firefox 1.5.0.2 No 58 0 %
Firefox 1.5.0.1 No 2889 0.2 %
Firefox 1.5 No 381 0 %
Firefox 1.4 No 125 0 %
Firefox 1.0.8 No 985 0 %
Firefox 1.0.7 No 9264 0.7 %
Firefox 1.0.6 No 2514 0.1 %
Firefox 1.0.4 No 2282 0.1 %
Firefox 1.0.3 No 166 0 %
Firefox 1.0.2 No 61 0 %
Firefox 1.0.1 No 113 0 %
Firefox 1.0 No 411 0 %
Firefox 0.5.6 No 5 0 %
Firefox 0.10.1 No 60 0 %
Firefox 0.10 No 69 0 %
NETSCAPE 3675 0.2 %
Netscape 8.1.2 No 213 0 %
Netscape 8.0.1 No 5 0 %
Netscape 7.2 No 108 0 %
Netscape 7.1 No 95 0 %
Netscape 7.01 No 1 0 %
Netscape 7.0 No 87 0 %
Netscape 5.0 No 183 0 %
Netscape 4.5 No 11 0 %
Netscape 4.0 No 2965 0.2 %
Netscape 0.91 No 5 0 %
Netscape 0.6 No 1 0 %
Netscape ? No 1 0 %
Others 42348 3.3 %
Safari No 18589 1.4 %
Unknown ? 8943 0.7 %
Opera No 8175 0.6 %
Mozilla No 4150 0.3 %
Wget Yes 1882 0.1 %
Konqueror No 210 0 %
Galeon No 191 0 %
OmniWeb No 80 0 %
K-Meleon No 63 0 %
Links No 56 0 %
Camino No 5 0 %
Motorola Browser (PDA/Phone browser) No 3 0 %
LibWWW No 1 0 %

Tenho de admitir que tanto Firefox é uma surpresa para mim, não pensei que fosse assim.

De qualquer maneira, isto está por hits e não por users… a maioria dos nossos users não deve usar tanto o Firefox. Mas não é essa maioria que mais tráfego gera no site, portanto tb não é por causa deles que devemos ignorar os nossos Firefoxers. :slight_smile:

Bom, eu por mim podes fazer as alterações que quiseres… é para isso que foste contratado, LOL, e tu melhor que nós saberás como colocar os utilizadores mais à vontade, portanto força!

As Votações tenho de concordar que não servem para nada. É mesmo só para o pessoal consultar o “histórico” de votações. Por mim pode ficar arrumado num canto qualquer ou até ser apagado (e por exemplo ficar apenas linkado na página de cada votação).

O agregador é estupidamente útil… mas por mim pode ficar a um canto também. :slight_smile:

A propósito… gostava que o pessoal mais desocupado criasse uma votação de vez em quando. Temos muito poucas para um site com quase dois anos!

E se tiverem ideias para reorganizar/aperfeiçoar o agregador… força (abram é outra thread, se calhar)!