Novo projecto para website na área dos jogos de tabuleiro

Transcrevo de seguida o email que foi enviado por mim, pelo Hélio e pelo Tereso para alguns dos principais produtores de conteúdo na nossa comunidade:

[quote]Os três (Hélio Andrade, João Tereso e Vasco Chita) encontramo-nos a desenvolver um projecto na área dos jogos de tabuleiro, mais concretamente um website, que pretende ser diferente e complementar à oferta já existente, criando conteúdos de interesse tanto para “novatos” como para “veteranos”.

De forma mais concreta, destacamos alguns dos objectivos e funcionalidades do website:

- Colunas temáticas de artigos relacionados com jogos de tabuleiro, de carácter exclusivo para o website, com publicação de novos artigos periódicamente que fomentem a discussão salutar de assuntos de interesse para os jogadores lusófonos.

- criação de uma biblioteca de fichas de jogos, com informação útil a eles associada bem como uma lista de recursos disponíveis na língua portuguesa.

- produção e disponibilização de regras de jogos traduzidas em português, com uma qualidade acima de média ao nível da sua tradução e grafismo.

- proporcionar um vasto conjunto de informações úteis aos “novatos”, que esclareçam muitas das dúvidas que lhes são comuns nessa fase e facilitando a sua compreensão do universo dos jogos de tabuleiro.

Estamos em crer que se trata de um projecto de elevado valor e interesse, que trará frutos para o desenvolvimento do hobbie e da sua comunidade. Pretendemos um projecto de âmbito global, que não represente o Hélio, o Tereso, ou o Vasco como jogadores nem a sua comunidade local, mas sim um conjunto de opiniões e experiências diversificadas, representativas de diferentes formas de viver o hobbie e onde o conteúdo será sempre mais importante que os nomes.

Por forma a concretizar esses objectivos, estamos a criar uma equipa de colaboradores para se juntarem a este projecto, sediados de Norte a Sul do nosso país, representativos de realidades locais distintas, e os quais tenham vontade de partilhar a sua experiência e conhecimento do hobbie com os restantes, bem como contribuir para o desenvolvimento do mesmo.

Nesse sentido vimos convidar-te para integrares essa equipa de colaboradores e ajudares na concretização dos objectivos acima mencionados, de acordo com a tua disponibilidade e interesse. Teremos para te propor no futuro outras formas de contribuíres, mas tudo isso virá a seu tempo. Para além de nos indicares se estás interessado em integrar a equipa de colaboradores, existem alguns pontos onde gostaríamos de ter desde já o teu feedback:

- se existem temas ou áreas em particular que gostarias de abordar no espaço das Colunas temáticas, ou seja, quais os tipos de assunto sobre os quais gostarias de escrever (no caso de não estares interessado em colaborar, diz-nos, como utilizador, que temáticas gostarias de ver abordadas no website).

- se tens alguma ideia que gostasses de concretizar relacionada com jogos de tabuleiro e que possa fazer sentido num projecto deste género.
- se tens propostas para o nome do website, bem como para um possível logotipo ou mascote.
- se conheces alguém que não foi incluído na lista de pessoas a quem foi enviado este email e que pensas ter um contributo valioso para dar ao projecto (ver a lista no final do e-mail).

Gostaríamos mesmo de poder contar com o teu contributo para este projecto que, estamos em crer, será tão recompensador para cada um de nós como para o público a quem se destina. Ficamos então a aguardar ouvir algo da tua parte sobre este assunto.

Um abraço, Hélio, Tereso e Vasco

P.S. – este e-mail foi enviado para (por ordem alfabética):

Abruk Carlos Abrunhosa
Brainstorm Carlos Ferreira
Firepigeon Manuel Pombeiro
fs1973 Luis Filipe e Costa
haroldun Paulo Inácio
Hugocarvalho Hugo Carvalho
JohnnyBeGood João Ribeiro
Mallgur Pedro Silva
MGBM João Marum
Newrev Vital Lacerda
Rick Danger Ricardo Tavares
Soledade Paulo Soledade
Tiago Tiago Nunes [/quote]

Tal como é dito no email, este é um projecto que visa complementar os já existentes na área dos jogos de tabuleiro, ajudando ao desenvolvimento do hobbie.

Desta forma parece-me não existir nenhum conflito de interesses entre eu ser administrador do AoJ e deste novo projecto, tal como acho que faz sentido termos colaboradores no nosso projecto que também estejam envolvidos noutros sítios.

Quero perguntar-vos se podemos contar com o apoio do AoJ, mais concretamente termos autorização para:
- colocar links para as páginas dos grupos no AoJ, bem como alguma informação genérica dos grupos.
- colocar links para conteúdos existentes no AoJ em português (reviews, regras, videos, session reports, etc.) os quais serão colocados nas fichas dos jogos respectivos. Será também pedida autorização aos autores desses conteúdos.
- colocar outros links pontuais para tópicos de discussão importantes para a comunidade.

Deste modo, o nosso projecto irá contribuir também para a divulgação do AoJ, não pretendendo substituir-se naquilo que este faz de melhor: propiciar a comunicação entre a comunidade. De igual forma, também o AoJ poderá colocar links para conteúdos desenvolvidos para o nosso projecto.

Fico a aguardar as vossas opiniões.

[quote=vch]Quero perguntar-vos se podemos contar com o apoio do AoJ, mais concretamente termos autorização para:
- colocar links para as páginas dos grupos no AoJ, bem como alguma informação genérica dos grupos.
- colocar links para conteúdos existentes no AoJ em português (reviews, regras, videos, session reports, etc.) os quais serão colocados nas fichas dos jogos respectivos. Será também pedida autorização aos autores desses conteúdos.
- colocar outros links pontuais para tópicos de discussão importantes para a comunidade.[/quote]

Bom, curiosamente a propósito da chatice com o Hélio e os documentos dele no BGG se disse: os links são livres e não se podem proibir... na verdade os links são "só" o bloco de construção básico da internet, e não equivalem a roubar nada a ninguém (muito pelo contrário, dão-lhe mais visitantes e maior ranking no google e mais dinheiro em anúncios, yay) por isso linkem à vontade.

Por todas essas razões também será um pouco idiota pedir autorizaçãos caso a caso aos autores originais (e já agora aos escritores de comentários e todos os outros) para meros links porque... quer dizer, é a internet, eles escolheram publicar as suas coisas à vista de uns potenciais 6 biliões e meio de pessoas, não vai ter nada contra ter pessoas vindas de Google ou do Sapo ou do site do Vasco/Hélio/Tereso virem ver os conteúdos deles, antes pelo contrário.

Por isso, força! O pessoal aqui fará exactamente o mesmo, presumo. Se toda a gente pedisse autorização antes de fazer um link, a internet parava. :)

Responderei ao e-mail que me foi enviado com a minha visão do assunto. Antecipadamente, não me vejo a participar em (mais) uma iniciativa do género, uma vez que já me "contratei" por tempo indefinido para alguns projectos aqui no AoJ.

Qualquer conteúdo por mim criado, é obviamente público e poderá ser hot-linked ou até transcrito, desde que mencione a origem e autoria.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Se tao a falar de links nem quero saber se colocam a origem ou deixam de colocar. Ninguém me impede de linkar o que quer que seja ao que quer que seja.

vos gabo o gosto de trabalhar para aquecer. Podem sempre usar o BGG pra fazer exactamente isso, usando os tag's e a wiki do mesmo, e com muito mais garantia que algum tuga passe por lá a ver que existe uma comunidade em Portugal.

BTW: um pequeno conselho, nas vossa fichas no BGG aproveitem pra colocar um link bem visivel para o AoJ como eu tenho: https://www.boardgamegeek.com/user/Firepigeon

[quote=ricmadeira]Bom, curiosamente a propósito da chatice com o Hélio e os documentos dele no BGG se disse: os links são livres e não se podem proibir...[/quote]

Esta passou-me ao lado!! Qual chatice?

Quando é uma transcrição é de bom tom.... linkado, estou a borrifar-me...

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

[quote=vch]Deste modo, o nosso projecto irá contribuir também para a divulgação do AoJ, não pretendendo substituir-se naquilo que este faz de melhor: propiciar a comunicação entre a comunidade.[/quote]É óptimo haver um projecto novo como este, é um sinal do crescimento da nossa comunidade. Estão, desde já, de parabéns pela atitude.

Queria só chamar à atenção para o facto dos membros mais activos do AoJ estarem já a tentar complementar o site com bastante mais conteúdo do que um simples - e muito importante - portal de eventos entre a comunidade. Naturalmente haverá uma sobreposição dos propósitos que interessam a ambos os sites, mas isso não é necessariamente mau. Estamos todos a puxar para o mesmo lado.

[quote=Firepigeon]Esta passou-me ao lado!! Qual chatice?[/quote]

Quando o Johnny começou a fazer os primeiros testes naquelas páginas que nós temos de jogos e regras em português, ele salvo erro anexou em duas delas ficheiros PDF do BGG que o Hélio criou com resumos das regras em Português.

E o Hélio mandou dizer pelo Vasco que não queria os ficheiros no abreojogo (nem na Rede de Jogos, ao menos é democrático, LOL), porque estava a trabalhar no seu próprio website para os colocar. É claro que ele tem razão, não se deviam andar por aí a copiar ficheiros/conteúdos, mas depois...

Eu disse ao Johnny que o Hélio tinha toda a razão, e que em vez de de anexar os ficheiros o que o Johnny podia e devia fazer era colocar links para as páginas dos ficheiros no BGG (não era sequer para os ficheiros em si, era para a página onde aparecem os seus dados e a opção de os descarregar), e fiz nessa altura este discurso dos links são livres, e a fundação da internet, e ninguém se pode chatear com eles e muito menos proibí-los.

Ora então veio a surpresa:

[quote]From: "Vasco Chita"
Sent: Friday, September 26, 2008 12:19 AM
> Infelizmente, apesar dos meus esforços, o Hélio não quer os links para
> as paginas do BGG. Ele diz que vai lançar o site dele, e apenas nessa
> altura o abreojogo poderá colocar os links para o site dele. Eu bem
> disse que era para a pagina e não para o ficheiro directo, mas não
> serviu de nada...[/quote]

Epá, eu não sei como ficou o assunto e/ou se o Hélio ficou mais chateado ou não, ou se o Johnny removei os links ou não... mas quando li aquilo isto foi tudo o que tive a dizer sobre o assunto e ponto final:

[quote]Eu por mim que se lixe. Nem tens nada que te desculpar com ele em nome do
abreojogo, Vasco. Se ele não quer as coisas disponíveis na internet ainda,
então que as tire do boardgamegeek. São boas para ganhar geekgold mas não
para divulgar é? A única coisa que nós temos é links para páginas do
boargamegeek e acabou; a partir desse momento só recebo pedidos para tirar
links da parte do Aldie. Ele se está perturbado que tire as coisas dele do
BGG.

Além disso estas nossas páginas com estes links são para todos os efeitos
propriedade dos users, qualquer user as pode editar e actualizar. Não vou
concordar com ninguém em policiar/censurar o conteúdo dos meus users; manter
a coisa legal isso sim, mas links para páginas web são perfeitamente legais
e são "só" a base da construção da internet. Links directos (sem autorização
prévia) para ficheiros esses sim, são considerados "leeching" e roubo da
bandwidth do website que os aloja.

Bom, mas isto é a minha opinião. João, tu é que ias levar mais na tola se
fores em frente com isto, portanto deixo ao teu critério. Por mim estava-me
nas tintas... e se o Hélio perguntar, não vamos dizer que é o João que anda
a fazer este trabalho todo sozinho, vamos sim dizer que pedimos a uma data
de gente para ajudar (o que é verdade, a introdução àquela área de ajuda
pede encarecidamente a toda a gente que ajude) e que não os vamos (nem
queremos) impedir de colocar links para páginas do BGG, ponto final.

Abraços!
Ricardo[/quote]

… têm a minha benção. :stuck_out_tongue:

P.S.: Tudo de bom para a iniciativa que a diversidade faz sempre falta. :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.wordpress.com - Viajando pelos mundos do RPG!

Acho que essa situação ficou resolvida, porque os links para o BGG estão aqui no AoJ.

Eu sou adepto dessa visão dos links (e tudo o que for open-source), mas prefiro perguntar redundantemente do que ferir susceptibilidades Laughing

[quote=Rick Danger]Estamos todos a puxar para o mesmo lado

[/quote]

Por estas e por outras, é que me orgulho de pertencer ao AoJ...

[quote=vch]

[quote=Rick Danger]Estamos todos a puxar para o mesmo lado

[/quote]

Por estas e por outras, é que me orgulho de pertencer ao AoJ...

[/quote]

Ganda lambebotas!!! Tongue out

Não deixa de ser verdade Tongue out oh Senhor de "vamos falar outra vez do cash & guns". Para a bujarda de 2009 ainda estás longe...

[quote=vch]

Não deixa de ser verdade Tongue out oh Senhor de "vamos falar outra vez do cash & guns". Para a bujarda de 2009 ainda estás longe...

[/quote]

Ando a perder qualidades!!! Esta cenaita da doença tem-me deixado aquém das minhas capacidades bujardonas!!! Mas tens de concordar que só com polémica é q se consegue ser noticia em Portugal!!

E mostrem-nos do que são capazes eheheheh.

Eu serei sempre a favor da diversidade de conteúdos. É uma questão de princípio.
E quando falo de diversidade, estou a ser literal, porque não vale a pena ter muitas fontes se os conteúdos forem redundantes.

A olhar para os mentores do projecto, acredito que haja por aí ideias boas e frescas e assim, aguardo, entusiasmado, para ver o que vai sair dessas cabecinhas.

Quanto à questão que o Ric falava da propriedade dos conteúdos, concordo a 100% com ele. Os links não têm dono, e todo aquele que publica conteúdos em sites que não são de acesso restrito, arriscam-se a levar com uma molhada de links. A internet é mesmo assim. Se não fôr aqui no AoJ, será noutro sítio qualquer.

Que o vosso projecto dê muitos frutos bons!

---- Behold the pain and sorrow of the world, Dream of a place away from this nightmare. Give us love and unity, under the heart of night. O Death, come near us, and give us life!

Boas.

Agradeço o convite e desejo-vos a melhor das sortes para o projecto.

Já devem ter reparado que a minha participação aqui no AoJ está um bocado intermitente. A razão é que comecei há pouco num novo emprego e não tenho disponibilidade para participar tanto. Até para escrever no meu blog aqui anda difícil.

Assim, não vou poder, pelo menos para já, dar-vos grande apoio ou participar muito, mas fica a promessa de o fazer quando possível.

Um grande abraço e felicidades!