Novos com mais de 50% desconto

Um dos nossos fornecedores está com descontos extraordinários. Todos os preços em https://jogonamesa.pt/P/reserve.cgi são abaixo de qualquer loja europeia, mas os jogos abaixo custam menos de metade!



Os pedidos devem ser feitos até segunda-feira às 14:00. Os stocks são limitados e as encomendas são confirmadas por ordem de chegada.

Basilica

Batavia

Bonnie and Clyde

Cambria

Caylus Magna Carta

Cities

Era of Inventions

Fortuna

Horse Fever

Il Principe

Jerusalem

Khan

King Me!

Livingstone

Martinique

Mecanisburgo

The Mines of Zavandor

Panzer General: Allied Assault

Poseidon

Rio de la Plata

Siena

Skyline 3000

Strozzi

Tower of Babel

Upon a Salty Ocean

Utopia

Quanto a mim, os vossos anúncios aqui no Abre o Jogo pecam por falta de informação. Por exemplo, neste post referem grandes descontos, mas não colocam o preço. Indo ao vosso site fico com a dúvida se esse preço é o final ou se ainda se aplicam os descontos anunciados. 

Independentemente dos valores no vosso site, coloquem aqui os preços. É uma questão de transparência. 

Obrigado pela sugestão: clarificámos no site que todos os preços são os finais.



A informação está sempre actualizada no nosso site, não só os preços (que podem ir mudando consoante o câmbio da libra), mas também a editora, comentários, datas de entrega, de encomenda e até se entretanto esgotou. Com um site tão automático, este trabalho manual, duração e regularidade de actualização seriam dispendiosos.



E daqui a uns meses/anos ninguém quer ser relembrado das pechinchas que perdeu wink

Somente são pechinchas se além de bom preço tiverem qualidade. Quanto aos títulos aqui neste post, tenho dúvidas. 

Já agora, sugerem algum?

Tenho o Il Pricipe e é um jogo giro e bastante original (melhor com 4 ou 5), médio- em complexidade e duração, tem pouco factor sorte.

O Salty ocean é um jogo bastante bom, medio+, tem um pormenor que eu não gosto mas parece não incomodar mais ninguem, já joguei várias vezes e foi sempre uma boa experiencia (tirando o tal pormenor que não estraga o jogo)

O Basilica é um dos jogos para dois mais giros que experimentei, dentro do leve/médio, não incluindo  1960s e coisas do género.

Rio de la Plata - Eu gosto muito deste jogo. Infelizmente, quanto a mim, foi um jogo que sofreu de diversos problemas iniciais: tempo de jogo perto dos 180m em vez dos 90m inicialmente anunciados (na caixa e no BGG) e que posteriormente alteraram para 150m no BGG (o que fez que muitos jogadores fossem experimentar o jogo a pensar que demorava 1h30m tenha chegado ao final de 1h e notado que o jogo ainda mal tinha começado), regras que tiveram umas 10 revisões (ou seja, não estavam bem fechadas quando o jogo foi para o mercado), maus explicadores do jogo em Essen (na altura do seu lançamento), uma componente de guerra que pode destruir toda a nossa construção (o que para quem gosta de ver a sua cidade a florescer pode não achar piada quando ve a mesma ser destruída), etc



Skyline 3000 - É o mesmo jogo que o Capitol, mas uma versão com um tema diferente e com umas pequenas melhorias. Como podes ver o Capitol até está melhor classificado?!



Strozzi - É um jogo de bid do Reiner Knizia do género do Medici. Demora pouco mais de 30m a jogar. Simples e rápido.



Cada jogo tem o seu target, por isso é quase sempre discutivel se um jogo é bom ou mau, pois isso dependerá sempre de com quem jogamos, de quando jogamos, e das nossas preferências. Quanto aos ratings, valem o que valem, podem mostrar uma tendencia, mas isso não evita que vários jogos que estão no top 100 do BGG sejam para mim jogos que não os quererei voltar a jogar nunca mais e outros jogos que estão pior classificados sejam para mim jogos que gosto bastante de os jogar. confused

[quote=Joca]Somente são pechinchas se além de bom preço tiverem qualidade. Quanto aos títulos aqui neste post, tenho dúvidas. 

Já agora, sugerem algum?[/quote]



Quanto à relação preço/qualidade isso é uma questão altamente subjectiva.



Pessoalmente, daquilo que vejo regularmente a ser jogado nos encontros diria que a maioria das pessoas não sabe avaliar esses parâmetros.







Mas lá está é subjectivo…

O que significa ter qualidade?



Significa estar em bom estado? Se  a questão for essa, então todos os jogos são novos, pois são adquiridos directamente ao fornecedor (falo por experiência própria).



Se ter qualidade, significa "Gosto deste jogo, portanto ele é bom", então ai estamos a entrar numa discussão muito relativa. Conheço pessoas que gostam muito de jogar Monopoly e Risk, portanto para elas, esse é o melhor jogo que alguma vez jogaram. Eu discordo, mas eu tenho experiencia suficiente em jogos para conseguir fazer distinções comparativas.



Da lista exemplo que existe aqui, não compraria nenhum, pois nenhum deles me chama a atenção o suficiente. Por outro lado, criei a minha própria wishlist no site, com aproximadamente 100 titulos e que de facto me chamam a atenção o suficiente para considerar comprá-los.



Qualidade é relativa. Todos os jogos da FFG apresentam uma qualidade superior a tudo o que já vi, com todos os componentes de altíssima qualidade, e apresentação visual impressionante. Isso torna obrigatoriamente o jogo bom? Talvez, mas a maior parte das vezes nem por isso. Se assim fosse, toda a gente compraria os jogos da FFG.



A lista do Top 100 do BGG, não inclui os melhores jogos alguma vez feitos. É uma lista dos jogos classificados como mais apreciados pelos utilizadores do site. É equivalente ao Top 250 no IMDB.



É apenas a minha opinião. Por outro lado, considero este assunto interessante o suficiente para criarmos um topico especifico sobre o assunto onde possamos dar a nossa opinião. Este tópico é um anúncio a jogos, não sei se é o local adequado.

O conceito de qualidade opõe-se por natureza ao de quantidade. Por isso é dificilmente objetivável e será sempre difícil dizer "quanto" de bom (e quanto de outros adjetivos) contém um jogo. Vale a pena lembrarmo-nos que os jogos assentam sobre gostos, opiniões e outras subjetividades que tais. Porém, tenho observado que as opiniões e subjetividades tendem a ser menos díspares quanto mais experientes forem os jogadores (i.e: quanto mais jogos conhecerem e tiverem experimentado), gerando uma certa concordância em alguns tópicos de análise tais como: «a duração da partida era longa ou adequada para o tipo de jogo»; «a mecânica é pouco original, pois similar ao jogo X ou Y»; «o tema é colado ou assenta bem nas mecânicas», entre outros… De qualquer forma a subjetividade não desaparece totalmente, mas tende a encurtar-se a distância entre opiniões mais simplistas (normalmente menos fundamentadas). Sem dúvida que dava um ótimo tópico de discussão.



Relativamente aos jogos com ótimos descontos, alguns valem bem a pena na minha opinião, tal como o Fortuna por exemplo. O preço ainda mais reduzido faz, sem dúvida, o jogo valer a pena na minha opinião.

O problema em quantificar a qualidade dos jogos está no facto de não haver ainda uma definição unânime do que é um jogo. Então cada um dá importância aos aspectos que quer por isso se torna tão subjectivo, se tivessemos definidoo os elementos que fazem um jogo olharíamos para as mesmas coisas e seria bem mais facil e menos subjectivo discutir essas coisas.

Sim, por isso é que nos concursos (ex: Ludopolis, Europa Ludi etc) se definem critérios e não se coloca a tónica ou se sobrevaloriza o "gosto ou não gosto".



Há uma discussão interessante sobre isso que procede da semelhança enorme entre o Dobble (Asmodée) e o Colori (Gigamic).

https://www.trictrac.fr/index.php3?id=jeux&rub=detail&inf=breve&ref=9557 e https://www.jugamostodos.org/index.php?option=com_content&task=view&id=2130&Itemid=31



Em resumo: o trabalho artístico e editorial também é parte estuturante do conceito de jogo?