Ok minha gente, vamos lá "estudar" o assunto.
Planescape dá para enfiar tudo e mais alguma coisa e é um setting giro. - Agreed
Dark Sun é repetitivo e tem problemas com raças "estranhas". - Don't Agree
Uma vez que somos apenas três e o Tiago está claramente contra trocar de campanha (por mim tanto me faz, confesso), vamos tentar perceber o que se pode fazer para Dark Sun não ser assim tão "repetitivo" e tenha menos problemas com "foreigners".
Problema 1 (P1): Foreigners:
Possível Solução 1 para P1 (S1P1): As raças "estranhas" de facto não o são. - Solução simples que simplesmente muda ligeiramente o setting.
Sinceramente, não acho que faça diferença nenhuma se bladelings, changelings, gythiankis ou whatever são ou não "comuns" - não estamos a falar de Devas ou Revenants que, supostamente, precisam de Deuses para andar por aí, nem sequer de Goblins ou Orcs que foram extintos. A origem das raças não é estanque. Podem ser raças locais tanto como gnols, humans ou elfos. Não é preciso fidelização ao lore da Wizards (a imaginação é o limite).
Possível Solução 2 (S2P1): Continua-se como está: Changelings existem mas são raros (até nos livros de Dark Sun está um descrito, por isso, existem). Bladelings não são suposto existir, no entanto andam por aí. Isto é uma oportunidade para o DM inventar. Como vieram aqui parar raças de outros planos? Existe por aí algum portal perdido? Será que vão aparecer mais? O que raio é isso de "outros planos"? :P
Pessoalmente, prefiro S2P1. É um mistério e ajuda o Rui a resolver o problema 2:
Problema 2 (P2): Repetitividade
Possível Solução 1 para P2 (S1P2): Usar a história do Bladeling como "desculpa" para aparecerem coisas mais fora do comum em Athas. - that's just it...
Possível Solução 2 para P2 (S2P2): Usar mais livros de bixos... Há resmas de bixos de nível 1 que encaixam em Athas. Vamos ver minions nível 1 (para além de Elfos arqueiros): Decrepit Skeleton, Giant Rat, Kobold Minion, Ankheg Broodling, Dwarf Warrior, Kobold Tunneler, Human Slave, Baazrag Whelp, Kestrekel Carrion Eater...
Note-se que para a lista acima usei os 4 monsters manuals e o Creature Catalogue de Dark Sun e, obviamente, não incluí goblins. :P
Possível Solução 3 para P2 (S3P2): Usar os outros hooks de Dark Sun (que não areia e escravos). Ex: Ruins exploration (reliq search), Forest ridge, Silt sea, tribes, Natural dangers, Magic (defiling and preserving), Assaltantes (desert raiders), jogos de poder políticos (dentro das cidades e entre cidades)...
Em relação a P2, eu acho que o problema maior é estares-te a limitar ao setting tal como está. Eu não acho que nenhuma das 3 soluções seja melhor que a outra, penso que o ideal é mesmo misturar as três.
Think about it. E deêm algum feedback. ;)
Abraços