NWod Changeling?!

Deram-me fortes indícios no outro dia de que o próximo jogo a ser desenvolvido para NWoD e que será revelado na última página do recém-publicado jogo da White Wolf, o Promethean: The Created será uma nova versão de Changeling com input directo do regressado Justin Achilli como freelancer.

Esta possibilidade não deixa de ser irónica já que durante uns tempos colaborei (e ainda colaboro se bem que menos) com o Angelus Michaels, o criador australiano do Changeling: The Delirium um jogo não-oficial de fadas para o NWoD. Ele já mandou uma versão anterior do manuscrito como submissão para a WW mas nunca teve resposta. Podem consultar o site desse projecto aqui.

Não deixa de ser previsível e seguro que a WW recriasse todos os jogos do passado e sinceramente apesar de gostar muito de Changeling admiro ainda mais outras duas iterações da mesma temática, Dark Ages: Fae e Exalted: The Fair Folk. A WW está a pensar em seguir uma linha editorial de um corebook e poucos suplementos para estes novos jogos tal como fez com o Orpheus e agora o Promethean. Acho até que deviam ter feito isso mesmo com o Vampire, Werewolf e Mage apesar de eu saber que muita gente não deve concordar comigo.

Mas enfim o que acham? Estão curiosos tal como eu? :)

Estaria mais curioso se falassem no Wraith e lhe pusessem umas regras de Motivação melhor conseguidas que no Exalted.

Duas coisas me despertaram a atenção, no entanto:

Teres trabalhado num projecto para o nWoD, e ter sido com um gajo chamado Angelus Michaels.

o tipo mudou legalmente o nome completo dele para Angelus Lucifer Michaels!

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Acho que Changeling é um belo e reluzente jogo que, se já no velho WoD não se encaixava no ambiente, ainda menos se encaixa agora que o World of Darkness se tornou bastante mais coerente.

Acho que deviam reeditar uma versão stand-alone, um pouco como fizeram com Orpheus, na continuidade do material que deixaram para trás, mas assumindo o tema épico e glamouroso que sempre foi o ponto forte do jogo.

Acho também que basta olhar para lá da mancha negra de WoD na linha original de Changeling para encontrar uma abordagem bastante mais interessante para jogar do que DA: Fae ou a versão de Exalted. Estas foram tentativas que conseguiram roçar o épico, mas não conseguiram ultrapassar os seus pontos a banalidade.

Império RPG