Cada vez me convenço mais que o Rick Danger é o filho do diabo, o anti-cristo, o carrapato, entre muitos outros nomes (pouco) ternurentos que penso para ele agora.
Então não é que ele me atira para o colo um desafio que não posso recusar?
Do príncipio, vamos: estava alegremente a discutir com ele que tipo de jogos gostaria de jogar de pudesse ter livre escolha (isto umas horas antes da nossa sessãozinha de Shinigami). Quiçá inspirada pela quantidade pouco normal de anime que ando a consumir ultimamente (tenho andado a fazer arrumações no quarto, e para me distrair, ponho o meu laptop a bom uso), cheguei á conclusão que queria jogar alguma coisa na linha de Tenjou Tenge, um "highschool action drama", ou seja, uma escola onde os alunos são todos (ou quase) mestres de artes marciais e levam a um novo nivel essa do andar à pancada durante o recreio.
Normalmente, este tipo de manga\anime está pensado para os rapazes, devido ao elevado conteudo de gajas boas, saias muito minis, e gajos muito musculosos e fixes. Então porque é que eu (gaja) me interesso assim tanto? Bom, por um lado sempre fui grande adepta da acção (quem já me viu jogar sabe) e sou taradinha por artes marciais. Adiciona-se a isso uma intrinseca rede de relações amorosas misturadas com ódios de por qualquer filme de Wuxia a roer-se de inveja que estes settings têm (vejamos, a irmã mais velha está apaixonada pelo Presidente do Conselho de estudantes, mas ele matou-lhe o irmão quando ele perdeu a cabeça, e por isso, ela nunca lhe poderá perdoar. A assistente do Presidente está apaixonado por ele também, mas ele está apaixonado ainda pela irmã mais velha. A irmã mais nova anda apaixonada por um tipo novo, que, entretanto anda a arrastar a asa para a irmã mais velha. Ao mesmo tempo, o melhor amigo da irmã mais velha está caidinho de amores pela irmã mais nova....), e temos uma receita perfeita (pelo menos na minha opinião). Como dizia ao Rick à uns anos atrás, referindo-me a mim e à Inês: "Nós não somos dificeis de satisfazer como jogadoras.... queremos porrada e romance -- por esta ordem de importância." Note-se que geralmente, os mangas\animes para gajas têm (curiosamente) relações bastante simples: a protagonista está apaixonada por um tipo que geralmente não lhe liga, mas no final ficam juntos -- e pelo caminho, o resto do cast masculino apaixona-se todo pela protagonista, que continua fiel ao seu amor não retribuido.
Pois, a mim também me dá azia.
Foi aí que apareceu "O Desafio" feito pelo Rick, provavelmente só para me tirar o sono: se eu conseguir criar um sistema de jogo para aplicar a um setting semelhante a este, o Rick mestra para mim o jogo dos meus sonhos, com muita porrada e romance complicado à mistura. O que não vai ser facil, porque eu sou boa a adaptar sistemas, criar houserules, ou seja trabalhar sobre o trabalho de outrem.
Mas.... já estou a salivar de vontade para jogar, por isso, deitei mãos à obra.
Depois de consultar uns quantos RPGs online neste tema, para me inspirar, conseguir alinhavar uns quantos objectivos e coisas a manter em consideração, depois de resistir à tentação de pegar em sistemas já existentes e adaptar para eles. Fica aqui o primeiro dia d' "O Desafio"
Sistema: Tem que ser simples, rápido de aprender e de utilizar, permitindo feitos espetaculares e cinematográficos. Se houver numeros, tentar manter as somas e numero de dados o mais reduzido possível. Utilizar um sistema como of the 7th Sea para thugs, minions e bosses para dar mais aquele aspecto que um só protagonista pode facilmente vencer hordas de "nameless mooks". Talvez seja possivel fazer uma mistura de PTA e dar enfase à historia fora das cenas de acção, e desenvolver mecânicas próprias para ser usadas em combate.
Criação de Personagem: Todos os personagens parecem ter para além de técnicas de combate com nomes todos marados e curtidolas, uma espécie de "Tecnica Especial" (usar\ligar isto a uma trait chamada Chi?) - Ex. Maya Natsume transforma-se numa miudinha para conservar energia, a Aya Natsume e o Shin Natsume têm o "Olho do Dragão" que lhes permite adivinhar o que o oponente vai fazer, um dos membros dos Enforcers controla chamas....etc. A ideia será não que faça muita diferença entre eles (não ter um "rating), mas sim algo mais que dê caracter ao personagem. Como um "merito" ou uma trait. Se houver distribuição de pontos, permitir um "investimento" de pontos numa "signature weapon" (mesmo que seja um "tipo de arma" e não necessariamente uma espada mistíca)
Combate: A evolução de personagens parece dar-se "em combate" e muitas vezes os pcs começam a acção claramente inferiores ao seu oponente, mas evoluem muitas vezes durante o combate para os conseguir igualar e derrotar (pensar numa mecânica para reflectir nisto, talvez roubar pontos ao oponente?). Incentivar à descrição de tecnicas\estilo de combate\manobras - talvez dando pontos\bonus conforme a espetacularidade\elaboração? Se sim, arranjar uma maneira mais ou menos simples de determinar quais os bonus, para não interromper demasiado o combate (sim, combate é importante, por isso deve ser rápido, brutal e espetacular. Não queremos aqui as macacadas de combate em Vampire).
Recursos: Arranjar um bloco e uma caneta de bolso para tirar notas para o Desafio durante a aula de alemão amanha.... palpita-me que não vou estar a prestar atenção às declinações e vou estar é focada a resolver o problema bicudo que é inventar um sistema de jogo "from scratch".
De momento, não tenho mais ideias concretas.
Rick, vais pagar-mas.