DIA 2 - Manhã
Estou com uma dor de cabeça que nem vejo (a culpa foi dos dois raids seguidos que tive ontem no City of Heroes até ás tantas, raisparta o Hamidon) e vi-me metida num bicudo problema que foi manter a atenção durante uma muito aborrecida aula de alemão para a qual eu não tinha feito os trabalhos de casa e tentar não pensar no sistema que tenho que inventar o mais depressa possível - visto que quero jogar depressa, duh.
Claro que ao mesmo tempo, tenho que ter cuidado para não fazer um sistema mau porque vou estar a jogar com ele, ou seja, obriga-me a fazer um bom trabalho -- e depressa.
Rick, já te disse que és o demo?
Obviamente, no caminho para a faculdade e durante a maior parte da aula estive a pensar no assunto (fiz um bocado de má figura, mas tendo em conta que estava a considerar sair a meio da aula para ir focar-me no Desafio, podia ser pior), e acabei por desenvolver mais alguns detalhes.
Curiosamente, a minha forma de trabalhar parece ser mais parecida com escultura que com construções de prédios, que a meu ver seria a forma mais obvia de desenvolver um sistema de jogo: primeiro desenvolve-se a estrutura interna (o esqueleto se lhe quiserem chamar) e depois vem o resto. Eu estou a fazer listas de "coisas a incluir", lentamente refinando pormenores e desbastando a coisa até ter o que preciso: um sistema funcional, que seja rápido e fácil de entender, mas ao mesmo tempo incitando ao espirito deste tipo de settings. As conclusões são de momento as seguintes:
Sistema: Há que incitar muito ao "drama" e ao "espetacular", bem como ao "estiloso" -- elementos que sempre permeiam estes mundos. Para tal, desenvolvi algo que nesta fase inicial chamo "Drama Dice."
DRAMA DICE
Já repararam (aqueles que vêm anime\manga) que muitas vezes os nossos herois enfrentam oponentes (aparentemente) muito mais fortes, levam porrada, mas no final, conseguem vencer? A minha ideia seria traduzir isto por "Drama Dice" que serviriam para tudo e mais alguma coisa, desde ganhar bonus, a chamar cenas que queremos, a aumentar permanentemente as nossas stats. Funcionando um pouco como o fanmail de PTA e XP dos jogos normais e Willpower the Vampire, pode ganhar-se DD por:
- Discurso/atitude dramáticos/estilosos/trágicos
- Descrição elaborada em combate
- Descrição menor (por exemplo, de roupas, acessórios, atitudes, etc, tudo que ajude os outros a terem uma melhor referência visual da cena).
Um jogador pode gastar um drama dice para no meio de uma cena meter um plot twist -- para outra pessoa. Para tentar entusiasmar a participação nas cenas dos outros à lá PTA, quando se chama um plot twist (por exemplo, descobre-se que o vilão principal está apaixonado pela personagem/é pai/tio/primo/irmão/clone dela) para outra personagem, o "investidor" recebe também um numero igual de drama dice gerados nessa cena pela "vitima" do plot twist (coisa facil). O jogador pode dar sugestões mais ou menos elaboradas, mas o GM é que tem sempre a ultima palavra e descreve o desenrolar da cena.
Ainda não sei muito bem como vão funcionar os drama dice em combate, se bem que estou a brincar com a ideia deles poderem cancelar dados ao inimigo.
É possivel ter a "special chi ability" que referi antes dormente. Ou seja, não se activa sempre, mas só quando é estilosamente fixe (tipo, a rapariguinha inocente que entra em bezerker rage quando está sob pressão). Assim, activar a ability não só dá DD (porque é estiloso) mas todos os ganhos de DD são dobrados (ainda tenho que pensar bem nisto).
Estou igualmente a brincar com a ideia de começar personagems com poucos detalhes de background (Yagyu Yukiko, estudante e membro do 4º clube de Kendo da escola), e que por cada detalhe novo do background revelado durante o jogo (é descendente da familia de assassinos e ninja Yagyu e porta a espada maldita Onikirimaro, the Demon Slayer, também chamada the Demon's Hand) ganha um DD. Note-se que os jogadores podem já ter um monte de ideias para a personagem, mas se as revelarem nos momentos "fixes" ganham mais por isso.... e se improvisarem de repente ideias para o background das suas personagens, também.
Personagem: Cheguei á conclusão que as "special chi abilities" estão divididas por 3 tipos:
Body - Controlo do próprio corpo, ex. conseguir encolhê-lo para se ficar do tamanho de uma miuda, ser imune a venenos/expelir elementos estranhos, curar-se, "matrix bullet time" etc etc
Mind - Tudo que mexa com a mente dos outros, ex. ilusões, "ninja tricks", pseudo-invisibilidade
Spirit - Como dizia o outro "mind over matter", ou seja, afectar de facto o que nos rodeia, ex os muitos elementalistas que aparecem nestas series (controlam UM elemento - fogo, ar, terra, água) conseguindo fazê-lo manifestar-se fisicamente e usá-lo como arma, premonição/second sight, curar/danificar outros usando "pressure points" como na acumpuntura, etc.
Agora, preciso de saber como encaixar special abilities no combate (algumas são faceis... outras, nem por isso).
Stay tuned!