Para aqueles que querem saber mais sobre o setting que nos está a servir de inspiração, têm aqui uns bons links:
Manhã
Bendito seja o MSN, que bugs estupidos e irritantes àparte, nos permite ter video conferências para discutir RPGs sem que fiquemos com o saldo de telemóvel estoirado.
Depois de passar parte da tarde a falar com o Aramoro via escrita, passei o resto da tarde à conversa com o Rick Danger, e bom, foi produtivo.
Chegamos à conclusão que o ideal seria um sistema simples, com inspiração de PTA para algumas coisas (o quê ainda está por definir mas devem ser "edges" durante a criação de personagem) e com um combate mais elaborado, mas sem ir para os exageros de Vampire.
E tiramos algumas conclusões giras:
Sistema: 2 Stats - Yin (tudo o que é feminino, ou seja, defesa, percepção, misticismo, manipulação, resistência, etc); Yang (tudo o que é masculino, ataque, carisma, intimidação, força, etc), e CHI (que é igual à stat - Yin/Yang - mais baixa) e representa a ligação mistica ao universo -- e o equilibrio da pessoa.
É possivel atacar e defender com Yin e Yang, mas quando um ataque é efectuado com Chi, o oponente tem que defender com Chi (isto apareceu depois de um animado debate sobre uma cena onde um cavalão é atirado de cangalhas por um pretty boy enfeminado). Continuo a querer desenvolver um sistema que esteja fortemente ligado ao ambiente, e não apenas um random system que depois se usa para jogar. Esta ideia do Chi ser a stat mais fixe, mas ao mesmo a mais dificil de subir (porque exige que a pessoa tenha as duas stats altas) veio daquela imagem que todos temos dos vilões fixes que são aqueles altos cavalões (yang) que nunca se exaltam, sempre calmos (yin) e dão coças de facho aos herois. Porque... usam o Chi e não as duas stats principais para o ataque.
Os Drama Dice tornaram-se definitivamente os XP (entre muitas outras coisas) do jogo, e em principio 10 DD compram 1 ponto a uma stat. O Rick queria chamar-lhes Dharma, mas se assim fosse, eu seria obrigada a chamar Greg ao Chi.
Este pequeno resumo deveria entrar no Dia 2 do Desafio, mas como ontem à noite estava super cansada, acabei por só escrever hoje. Logo à noite há mais. Hoje à tarde vou arrastar o Rick para minha casa para vermos um bocado de anime a ver se a inspiração salta. Quando jogavamos PTA muitas tardes passamos nestas "tardes de pesquisa", leia-se a ver as séries da Fox para tirar ideias.
Tarde:
Por causa da chuva, cancelamos os planos e acabamos por nos encontrar no Norte Shopping. Passamos a tarde inteira a atirar ideias para um sistema para trás e para a frente, e se bem que agradeço ao Rick ter tentado aplicar um, desisti dele porque implicava não sõ uma dificuldade flutuante (D10, diff base 6, que podia ser reduzida conforme o uso de traits á la PTA se se aplicasse) e uma dice pool variavel: com numero de dados igual à trait que estás a usar.
Recebi um curioso email do Red Piss que agradeço e estou a tomar as tuas ideias em consideração. Aliás, para o combate, quero mesmo evitar TNs, Iniciativas, etc etc.
Sai do Norte Shopping com uma dor de cabeça de criar bicho, exausta, e tão longe de um sistema como estava.
Ainda estive a trocar ideias com o Aramoro por videoconferencia, mas estava tão de rastos (e ele é tão gamist :P ) que não chegamos a lado nenhum.
No entanto, as conclusões que são boas ficam aqui:
Construção de personagem:
Chi, Ying e Yang aparte, as personagens vão ter umas quantas traits que as definem, e que como em PTA são pequenas frases, podendo ser background traits, aliados, caracteristicas.
Por exemplo: o Souchirou de TT teria: Loudmouth, Contacto: Mãe, Streetfighter, Initiate of the Juuken Club, enquanto que a Maya Natsume teria: Femme Fatale, Leader of the Juuken Club, Weapon: Reiki, Master of the Natsume Goushin Ryuu School.
O uso criativo destas traits daria quer bonus aos lançamentos, quer DD.
No entanto, surge um problema na mesa: como incitar os jogadores a não fazerem todos personagens "balanced" para ter o máximo de Chi? Para isso o Rick desenvolveu o sistema "Do" - que indica a diferença ente Yin e Yang -- e iguala o numero de Drama Dice que podem ser usados por turno.
Entretanto, continuo a debater ideias com o Rick, mas estou prestes a ter um ataquinho de nervos.
Acho que não dava para construtora de jogos de RPG.