Tarde:
Encontrei-me mais uma vez com o Rick para almoçar e discutir sistemas. Fiz uns quantos print-outs de uns RPGs de borla para ver ser tiravamos ideais, incluindo o famoso Wushu, mas não tivemos ideias particularmente interessantes. Levei também printouts com as ideias do Aramoro e do Redpiss, mas acabamos por chegar à conclusão que o sistema que o Aramoro propunha era giro, mas não resolvia problemas de "excesso de pool". Porque sim, lançar 10 dados já é demais (eu decidi que o Rick, como vai mestrar, vai ter que gostar do sitema, por isso é que peço tanto o auxilio e aprovação dele).
Voltamos a focar-nos em como arranjar um sistema que fosse abrangente e desse para jogar quer como pessoas normais, quer como criaturas mega pujantes estilo dragões.
Debatemos muito e chegamos à conclusão que o sistema Shinigami era perfeito... mas o Rick queria que eu arranja-se algo original, por isso continuamos. Tentamos uma série de ideias para resolver o excesso de pool, tendo em conta que o sistema devia dar para esticar entre "average" e "godlike". Conseguimos descobrir uma ideia gira para um RP romantico estilo Dharma e Greg (rolas dados, e cada dado par que tiver um impar é um sucesso), mas ainda emperravamos no sistema em si.
Noite:
Antes de jantar tivemos uma videoconferencia rapida, e chegamos às seguintes conclusões: a partir de agora, a DD pool é TUDO. Sempre que se lançam dados, lançam-se da DDPool. Ou seja, os jogadores têm que ter cuidado quando fazem um lançamento -- porque todos os dados que rolam insucessos (impar) são eliminados da DDPool. As Traits dão dados extra para lançar de graça, e o maximo que se pode rolar é Yin\Yang (dependendo da que está a ser usada). Chi continua na mesma, mas ter Chi demasiado alto também é chato... porque alguem com Chi 2 pode no maximo perder 2 dados da DDPool devido a insussessos... enquanto que alguem com Chi 5 pode perder até 5 dados.
Ainda temos que ajustar umas coisas porcausa do dano dado, para não extenuar a pool demasiado, mas estou confiante que estamos no bom caminho.
E por falar em caminho, está na hora da caminha!
[quote=LadyEntropy]Ainda temos que ajustar umas coisas porcausa do dano dado, para não extenuar a pool demasiado,[/quote]Para isso, estava a sugerir usar o Ki como "contentor" de dano. Só tens de gastar DDs para suster o dano quando este acumular para mais do que o Ki. Esta acumulação de dano tanto pode ser escrita na folha como podem ser usados "damage dice" por cada ponto de dano. Estes seriam rolados no fim da cena para ver quanto dano perdura.
Por menos que me agrade dizê-lo, francamente acho que vamos ter mesmo que adoptar esta regra.
Não percebi… se tiveres uma trait (Yin) a 3, tens 3 dados extra na tua pool, e o máximo que podes rolar são 3 dados?
Outra pergunta… que sucede quando a DD Pool de um jogador chega a 0?
Ai, vamos lá a ver. Estamos a confundir “Traits” (Yin e Yang) com “traits”.
As Traits Yin e Yang são differente das characters traits.
Character traits é “Nakodo School Master” “Streetfighter” “Leader of the Red Dawn Gang” “Weapon: Akuma” “Contact: Mother”. São coisas que caracterizam o personagem.
Se por exemplo, o Shun, de 5 de Yang, Drama pool 20, e trait “Tensho School Adept” está à porrada, ele a) pode lançar até 5 dados da sua Drama Dice pool para um ataque (reduzindo, temporariamente a sua DDPool para 15). b) o facto de ele ter uma escola de combat como “character trait” dá-lhe um dado extra de graça da Pool Externa (e a DDpool continua a 15, até os dados serem rolados, e os sucessos voltarem para a pool. Imagine-se que ele tira 3 sucessos… logo o resultado final é: 6 dados rolados (5+1), pool final fica a 18 (2 insucessos foram perdidos).
Ele lança 5 dados da sua pool + 1 Extra de graça (que não sai da sua pool).
Quanto a chegar a zero, já referi isto antes: em combate, ficas KO (o que como é dramático, dá-te logo um DD), não contando dados extra que possas ganhar com boa descrição de como levas na tromba. Tendo em conta que o objectivo é ser “fixe”, fora de combate, um PC só chega a zero se quiser. Nesse caso, apenas fica ali, apático, não desmaia.
Hmmmmmmmm
OK, não está mau… mas o que propuseste no inicio, algo que funcionasse quer para uma personagem “average” quer para outra “godlike”… continua sem ser resolvido. Porque… alguém godlike vai ter Traits (Yin/Yang/Chi) bastante altas, tem de ter bastantes Drama Dice (senão é apenas mais um coitadinho, sem nada de godlike), e… nada o impede de rolar duas-mãos cheias de dados: Ou seja, acabas com algo “à lá Exalted”

Para começar, obviamente que bichos grandes tem grande drama pools. Depois, bichos FORTES tipo dragões, não precisam de gastar TODOS os dados que podem lançar.
Vejamos, Ryukai (Yang 100, Chi 100, Yin 130), Void Dragon of Fate, decide esmagar um puny human. Para quê lançar 100 dados? Lança 10, e deve ser mais que suficiente para dar cabo dele.
Visto que a média humana é 2, e the average character está nos 4 (human limits), com bosses entre 5 e 10 de traits, não serão lançados muitos dados (visto que tu sugerias que as personagens superhumanas rolariam dados em multiplas pools de 10). Um boss de 50 a traits, não TEM que lançar 50 dados. Só o numero certo para derrotar um adversario. Combates a alto nivel vão ser perigosos… mas ninguem vai querer arriscar muito, porque lançar muitos dados implica também esgotar rapidamente a sua DDpool
…mas continuo a perguntar: Porque não rolar tantos dados? Mesmo que se comece por rolar pouquinhos, se o adversário sobreviver, é apenas natural que se rolem mais… and so on and so on, até chegares aos valores épicos de que falaste =
Quanto ao gastar rapidamente a pool… sim, pode ser um risco, maaaas… nunca vai perder todos os dados que rola, e grandes ataques convidam a grandes descrições, pelo que se iriam recuperar DDs perdidos. Não achas que estas a cair demasiado no “Evil Overlord Syndrome” (“Só preciso de usar uma fracção do meu poder para vos destruir, seus insectos!!”) ?
PS: A ideia em si está gira… tens é que admitir/resignar-te ao facto inevitável de que vais rolar mesmo muitos dados. É apenas uma questão de tempo.
Não me resigno, porque como te disse, um Boss forte – terá entre 8 a 15 dados. Que pode escolher não lançar. No entanto, não vale a pena ficar aqui a falar de teorias. Esta coisa dos muitos e poucos dados só vai poder ser tirada a limpo quando o jogo for playtested. Eu, por ter criado o jogo, tenho uma ideia das coisas que parece indicar que a Dice Pool nunca vai ser demasiado grande (aliás, porque os liutenents, que são quem os jogadores encontram mais) vão ter os mesmos dados que os jogadores, ou seja, nunca se lança muito mais que 4\5 dados. Tu vez as coisas de outra forma, talvez ajudado pelo facto que estás de fora. É uma preocupação compreensivel, mas já cheguei à conclusão que a unica maneira de te convencer (ou a mim) é quando o playtest for feito. Estamos há já varios posts a dizer a mesma coisa…