"O início é um período muito difícil..." Mas com jeitinho vai lá: RPG de Dune totalmente Grátis na Net!

Quem me conhece sabe que tenho um amor muito grande pelo universo de ficção-ciêntífica de Frank Herbert, o dos livros de Dune. Vi primeiro o filme e mesmo naquela altura fiquei embabascado como uma paramécia se deve sentir ao ver um girino... o tempo parou durante aquela tarde em que vi aquele que me pareceu o filme mais surreal e etéreo até então. Depois foi a leitura do primeiro livro da colecção, numa edição portuguesa (rara) da Argonauta. Palavras como Especiaria Miscelânea, Fazedor, ornitóptero, fato-distilaria e Biblia Católica de Orange tornaram-se conhecidas e evidentes a partir desse momento. Começou aí a busca pelo resto dos livros em inglês e o infame jogo de tabuleiro que deixei escapar durante aquelas loucas férias na Galiza. Adquiriu-se o conhecimento da versão longa do filme, a história conturbada da sua transmigração para o cinema e o gérmen potencial da série de TV. Contudo a série veio e revelou-se mais expositiva mas menos empolgante, os livros leram-se metade e o jogo conseguiu-se há pouco tempo pela e-bay. Para não falar dos Jogos de PC, de Cartas e tudo o mais!

Contudo existiu sempre algo que me frustrou: a falta de um RPG de Dune! Existiu um tal de Dune - Chronicles of the Imperium editado pela Last Unicorn Games que devido a ter sido comprada pela Wizards acabou por ser publicado só numa versão Preview das quais se venderam poucas cópias. A Wizards acabou por não o publicar, nem sequer numa encarnação d20. As cópias restantes vendem-se na e-bay a somas estúpidas ou arranjam-se em PDF por meio de piratice. Claro que apenas um livro de regras não faz justiça e torna jogável um universo tão extenso e complexo como o do Império do Universo Conhecido descrito em Dune e era para isso que serviriam os suplementos que já estavam planeados publicar pela LUG. Enfim...

E lá entra aquele vos escreve em frustação profunda!!!

Mas enfim, depois de alguns anos, eis que através de um post na RPG.net que encontro um RPG françês de Dune chamado Imperium e escrito por um tal Olivier LeGrand. É totalmente gratuito, vai na terceira edição e tem dúzias de suplementos já escritos! O livro de regras até tem ilustrações do Christopher Shy, famoso no Word of Darkness da White Wolf. O autor baseia-se em todos os livros e também na Dune Encyclopedia do McNeely, fonte não-canónica de Dune, também quase impossível de arranjar.

Os livros parecem respeitosos, informativos e completos. Falta experimentar o sistema que me parece sólido e é baseado em d8. Criam-se Casas de Nobres, escolhe-se ocupações consoante a educação e a linhagem e tem-se acesso a toda a tecnologia ortodoxa que se possa encontrar... 

"Kull Wahad!" O querem mais?! Atrevam-se...

 https://storygame.free.fr/imperium/index.php?id=2

E que a minha água se junte à vossa!

Kaldo Radji.Dune.Mark Zug

Para quem joga Burning Wheel, tb há um suplemento altamente baseado em Dune. "Burning Sand: Jihad"

 

De resto só tenho a dizer: Porra para os franceses que nunca traduzem nada! :P 

Por acaso esqueci-me desse suplemento para Burning Wheel, mas como não é um jogo completo não o considerei para este meu anúncio.

Acho que se o Imperium fosse traduzido e ricamente ilustrado pela arte do jogo de cartas, daria um RPG facilmente comerciável. Eu leio bem livros em Françês mas inconscientemente esse facto faz-me pensar que é ele o grande senão deste jogo de RPG de Dune.

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Poix, Fiquei curioso e interessado. Fui sacar o pdf e ver e tal e puff, francês... bem, fica para a colecção! 

Então não é que outro dia decidi voltar a ler sobre o universo de Dune, e comprei o "The Butlerian Jihad", o 1º capitulo da saga Legends of Dune. Para quem não sabe, trata da história 11 mil anos antes dos acontecimentos dos livros de Frank Herbert, e é escrito pelo filho. Tudo isto para dizer que eu também sou grande fã da saga, li os 6 livros de Dune, comprei 1 display da edição de base do TCG, e quando arranjei o pdf do RPG tentei fazer uma campanha, mas os exames meteram-se no caminho e não passámos da criação de personagem. Mesmo assim tinha 1 mentat com prescience, um swordmaster e um spy, esta party prometia.

Andava mesmo com vontade de fazer alguma coisa com este universo, ao ponto de pensar incluir elementos como desertos e sand-worms em campanhas de fantasia. Até ia procurar um suplemento d20 fan-made com classes/monstros/historia.

Com esta novidade de certeza que ponho isso de lado e me vou perder por Arrakis em francês! Ai se eu conseguir juntar uma party de viciados em spice...!

 


Blessed be the maker and His water.

Bless the comings and goings of Him.

May His passage cleanse the world.

May he keep the world for His people.

Oias watcher!

Nada é coicidência, tudo está a alcance da presciência. Não é que antes de encontrar este RPG francês estava a pensar em atacar o God-Emperor of Dune para ver se começava a entrar no segundo circlo de histórias do Herbert?

É bom encontrar alguém que também fervorosamente gosta deste universo. Os "Dunófilos" são poucos e raros! Eu das prequelas só li o House Atreides e não fiquei nada impressionado. Pelo menos não o suficiente para comprar o resto.

Também tenho a versão re-scan do pdf o que me permite efectivamente ler o livro pois a versão que tinha anteriormente estava horrível e quase ilegível. Também o facto de não haver ninguém efectivamente interessado tirou-me a vontade de o ler. O que achas do Dune: Chronicles of the Imperium? E como o ias usar para jogar? Imprimiste-o? E do Imperium?

Por acaso, devido ao Dune, andava a pensar fazer uma crónica de Exalted altamente influenciada pelo universo, usando os Dunemen e Tribos do Deserto!

Se alguma vez precisar de mais alguém com olhos "azul-sobre-azul" para jogar conta comigo. Mesmo que seja em francês.

Shai-hulud!!! Abençoado o Fazedor e a sua água!

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Eu, o primeiro monstro digno desse nome que meti quando mudei a campanha para o corrente continente foi um sand worm! :P

Er.... não são assim tão poucos. Conheço vários!

Eu próprio adoro Dune, o universo, mas não consigo ler os livros. Não suporto aquele tipo de escrita. Tive 6 meses a tentar ler e só consegui chegar à página 100! :|

Bom, e para provar que as estrelas estão mesmo definitivamente certas para se falar de RPGs de Dune, isto aqui acabou de aparecer no nosso agregador de posts de blogues exteriores ao site:

The Dune RPG, with apologies to the Great German... - So I put my copy of the Dune RPG on eBay. I'm just not a real hardcore collector save for the stuff I want to mine for future PTA games ("Planescapers!" "The Blue Planet" "Warriors of Tribe 8" etc).So I took some time, used my mad eBay skillz to provide a pretty good description of the game, injecting a casual feeling and a little humor. And set the price dog-low.Day One: $30.00Day Two: $31.75Day Three: $177.50In my experience, this price probably won't change until the last 30 seconds of the auction, where I expect it to rise another $20-30, maybe more inshallah.It's just kinda weird. I'm wondering if this is the single most expensive RPG collector's item that:* Is not unique ("Gygax's personal Players' Handbook!")* Is not totally limited ("The three copies of the Fiend Folio that were printed upside down" etc)-Andy [Andy Kitkowski's Livejournal]

$200 dólares por um livro de RPG? Fogo!!!

É o preço do coleccionismo. Como foram lançadas só algumas cópias, escassos milhares, qualquer livro que apareça num leilão sobe a preços destes. Lembro-me de ver leilões no e-bay que terminaram entre $300 e $400.


Light allows us to see, Darkness forces us to create…

Boa leitura pelo God Emperor, é um livro essencial para prosseguir em frente. Dos escritos pelo Frank Herbert foi o que gostei menos: tinha demasiada política, demasiadas cenas com o Imperador, e quando a trama se desenrolou, foi muito depressa. Mesmo assim não o teria posto de lado por ser tão fundamental ao universo DUNE. Se te encontrares com dificuldades em continuar, lembra-te que conseguirás colher bons frutos no futuro com toda a informação e explicações que o livro dá. Deixo-te uma boa notícia, os autores dos "Preludes of Dune" e "Legends of Dune" já estão a escrever o Dune 7, que será composto por 2 volumes: "Hunters of Dune" e "Sandworms of Dune".

 

Quanto ao RPG, li uma grande parte dele para me preparar para fazer algumas sessões. Infelizmente só se foca nas grandes casa da Landsraad, não tem material nenhum sobre Arrakis ou Bene Tleilax, entre outros. A minha impressão era que queriam fazer um core-book para criar histórias no Imperium, e as coisas das novels viriam depois em suplementos. O sistema em d6 parece assustar um pouco, mas depois de experimentar até me pareceu que não funcionava mal. Rolavas tantos dados quanto o teu atributo, somavas a skill ao dado de valor mais alto e tentavas alcançar um valor. Para os criticos e botchs, um dos dados da pool era diferente, se saisse 6 adicionavas outro dado ao valor lançado, se saisse 1 e não conseguisses alcançar o valor desejado, botchavas. A criação de personagens é das melhores que conheço. Cada personagem pertencia a uma House (que alterava os atributos), tinha uma profissão (que dava habilidades, modificadores e skills), e tinha um background por trás. Era nesta parte que para mim o jogo brilhava, pois tinhas 3 etapas: infância, formação, inclinações. Em cada etapa escolhias algo que a personagem aprendeu nessa altura e recebias um template de skills e habilidades para pôr na personagem.

Ia jogar exactamente como estava escrito, sem alterações, e ia introduzir algumas coisas que me lembrasse dos livros e que não estavam nas regras. Imprimi só as paginas de criação de personagem e referentes a combate. Se fosse preciso mais alguma coisa, havia sempre um laptop à mão de um dos jogadores.
Vou espreitar melhor o "Dune Imperium" um dia deste e ver o que se pode fazer com ele, mas se é feito por fãs, de certeza que deve dar para fazer tudo! Quando tiver mais tempo vejo se consigo fazer umas sessões disto ;-)



I must not fear. Fear is the mind-killer. Fear is the little-death that brings total obliteration. I will face my fear.

E o Dune continua emergir como tema de conversa em blogues de roleplay do nosso agregador de notícias:

Games Make Stories - Stories Make Games - My interest in games has always been inextricably tied to interest in stories. Accepting the description of a game as a set of rules to produce a particular sort of gameplay experience, story is always a part of that experience. You can push that description farther and describe a game as an engine for creating a particular kind of story. Realizing that has helped me to disentangle some of the difficulties I’ve had in designing games and campaigns and in writing stories.

Time for an example: I just finished re-reading one of my favorite novels, Dune, and that leaves me lusting for some Dune-style gameplay (luckily tonight we’re kicking off our Burning Wheel: Jihad game). So what kinds of games provide gameplay that matches my favorite parts of the Dune story?Here are four games that are inspired by the Dune setting: Dune CCG, Fading Suns (and Fading Suns D20), Dune Board Game (Avalon Hill), and Burning Wheel: Jihad. (...) [Attacks of Opportunity]

Mais alguém que procura o jogo ideal para emular o ambiente de Dune! ;)

Para quem gosta do ORE (o One Roll Engine) do Reign e do Wild Talents RPG e do Dune está disponível on-line um jogo de RPG totalmente gratuito baseado no universo aclamado de Frank Herbert que usa este sistema. É um projecto de fã, totalmente não-oficial a qual podem aceder aqui: https://www.oroborus.biz/HOTL.html

Estão até incluídas regras para combate de em larga escala, criação de casas menores e criação de planetas. Dêm uma vista de olhos e digam: “Kull wahad!” :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos