O meu jogo mais esperado em Essen

Todos os boardgamers olham com antenção todos os anos para Essen. Este ano não é diferente.

Toda a gente tem o seu jogo mais esperado este ano, desde o Starcraft até ao Brass.

Para mim é o Agricola.

https://www.boardgamegeek.com/game/31260

Este jogo tem o potencial de ser incrivelmente estratégico. Este é o jogo que mais atenção vou dar nos reportss de Essen.

Algo me diz que este jogo vai ser mesmo muito bom. Pena ser só em Alemão, lá teremos que esperar por uma versão Inglesa.

E qual é o vosso jogo mais esperado de Essen?

Ainda não tinha ouvido falar desse jogo, mas gostei bastante da descrição e é de um dos meus designers favoritos: Uwe Rosenberg (apesar da especialidade dele serem cardgames)

De resto, estou na expectativa em relação ao Oklahoma,Amyitis, Huang Di, Chang Cheng

Designed By: Thomas Ewert
Franz-Benno Delonge
Published By: Valley Games, Inc.
# of Players: 3 - 5
Playing Time: 90 Minutes
Category: Nautical
Transportation
Economic
Industry / Manufacturing
Mechanics: Stock Holding
Pick-up and Deliver
Auction/Bidding
Commodity Speculation

from apple to earth

Este jogo vai ainda despertar curiosidade por ter sido o último design de Franz-Benno Delonge, que faleceu recentemente devido a um cancro.

Em Essen, será colocado um livro para todos que queiram apresentar as condolências à família o possam fazer.

Franz-Benno Delonge criou, entre outros, o famoso Big City.

Sucedem-se listas intermináveis no BGG de lançamentos para Essen.

Os que me suscitam mais interesse até à data são o [url=https://www.boardgamegeek.com/game/28720]Brass[/url] e o [url=https://www.boardgamegeek.com/game/30381]Hamburgum[/url].

O [url=https://www.boardgamegeek.com/game/30380]Cuba[/url] também não parece mau.

Cumps

DC

O Brass e o Cuba também estão no meu radar.

Claro que o boardgame mais esperado pelas massas é o Through The Ages, mas o Agricola é, para mim, a jóia secreta de Essen.

The weary creak of my bones
Exhausted voice, deathly tones
Arms of lead, skin drawn tight
No longer a princely sight
Face is gaunt, pale and thin
Bent and grey and full of sin

O mais esperado por mim é sempre o próximo do Wallace. Neste caso, o Brass. Mas agora também começa a ser o próximo do Gerdts. Neste caso o Hamburgum.

Não fora o fiasco de Guatemala Cafe e estaria muito mais interessado do que estou em Cuba.

Em relação a Agricola nunca tinha visto e tenho algum receio. O moço parece talhado para coisas agrícolas, é verdade. Sobretudo cenas de feijões e tal.

Sei que são mais os interesses do que os que deviam ser mas, enfim. Eu tento.

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

Para o Wallace, é o Brass e o Mordred da Valley Games. É um reprint, mas é do Wallace portanto vale a pena ver.

Ugh, o Guatemala Cafe ainda parecia bom a principio mas depois a verdade veio ao de cima e… ugh. It wasn’t pretty. Mas acho que o Cuba tem todo o potencial para ser muito bom. A ver vamos.

Quero um Black-Eyed Bean, ofereço um Green Bean. :smiley:

Eu acho que não há razões para muitos receios, excepto uma muito importante. O autor e os playtesters dizem que é um heavyweight game. Ora isso vindo deste designer é muito assustador. Mas tenho fé que o boardgame seja muito, muito bom.

Toda a gente quer muitos boardgames! :smiley:

E muitos RPGs! :smiley:

Muitos, muitos, muitos!

About Agricola:
UPS just delivered the printer’s prototype.
Take a deep breath: game weight is 1886 g, that’s 4.2 lbs for our non-metric friends.
And… the 190 wooden pieces are not included in that. So it’s more like 5 lbs.

Now is that heavy weight?

Eu não me costumo babar ao ouvir falar de um jogo que tem uma caixa pesada mas…

drool

Este jogo vai ser mesmo mesmo muito bom.

Só de ouvir a palavra Essen até sinto calafrios. Primeiro porque ESTE ANO EU VOU LÁ (YUUPPIIII), segundo porque tenho de lutar com todas as minhas forças para me portar bem e não deixar lá uma pipa de massa.

No máximo trago 3 jogos, por isso tenho de ponderar tudo muito bem.

A minha grande aposta para este ano também é o CONTAINER, e como já fiz a pre-order no P750 da ValleyGames (juntamente com o jogo MUNICIPIUM do Knizia), não preciso de o trazer de essen, eheh.

No dia 19 de Outubro, quando chegar á feira, vou logo a correr visitar alguns stands (já devidamente seleccionados) para ver os jogos e cheirar as caixas, de forma a poder fazer a melhor escolha.

Para já a lista (que começou com 30 jogos, ehehe) está reduzida a 15 jogos, mas é um work in progress :) e destaco os seguintes títulos:

• KING OF SIAM (Peer Sylvester / Histogame);
  • JANTARIS (Zbynek Vrana / CzechBoardGames);
  • KINGSBURG (Andrea Chiarvesio e Luca Iennaco / Elfinwerks);
  • TRIBUNE (Karl-Heinz Schmiel / FFG);
  • CUBA (Michael Rieneck e Stefan Stadler / Eggert-Spiele);
  • IM JAHR DES DRACHEN (Stefan Feld / Alea);
  • GALAXY TRUCKER (Vladimir Chvatil / Czech Games Edition);
  • LEAGUE OF SIX (Vladimir Suchy /Czech Games Edition);
  • EL CAPITAN (Horst-Rainer Rosner e Wolfgang Kramer / Pro Ludo);
  • BRASS (Martin Wallace / Warfrog);
  • AMYITIS (Cyril Demaegd / Ystari);
  • PANDEMIC (Matt Leacock / Z-Man);
  • HAMBURGUM (Mac Gerdts / Eggert-Spiele);
  • DUST (Spartaco Albertarelli e Angelo Zucca / FFG);
  • VERITAS (James Ernest e Mike Selinker / Rio Grande).
UI!! Mas como é que eu me vou aguentar à bronca. Please Special One, tu tás milionário, orienta aí uns trocos para este pobre desgraçado poder trazer a mala cheia de jogos :P

https://spielportugal.blogspot.com

Eu não posso ir a Essen, nunca, porque se for eu trago mais de 100 boardgames e depois não me deixam levar os boardgames no avião. Bah.

Tou com expectativas em relação ao Brass por ser um tema que gosto bastante, economia. Mas por alguma razão tenho o pressentimento que Brass vai ser um dos boardgames mais fracos de Wallace. Espero estar errado.

Essen, onde o vosso dinheiro nem dura um segundo.

Obrigado Costa por me obrigares a acrescentares mais uns quantos ao "Thinking about it" da wishlist :-(

Então se me trouxesses um desses jogos, e até podes experimentá-lo primeiro..... (a ver se o primeiro reply vai ser o brainstorm a chorar)

Acho que ainda há espaço para te trazer um jogo. O Brainstrorm e o Pombeiro já fizeram reservas :) mais os dois ou três que vou trazer para mim, acho que vou ter que dar graxa à minha namorada para enfiar uma ou duas caixas no malote dela, lol.
Mas na boa, depois mando-te um mail. Um abraço.

kapa

Designed By:

Martin Wallace
Published By: Warfrog
# of Players: 2 - 4
Playing Time: N/A
Mfg Suggested Ages: 13 and up
Category: N/A
Mechanics: N/A
Other Names: N/A

E este é outro. Estou à espera que seja mais um verdadeiro wallace. :slight_smile:

from apple to earth

Uff!
Isto dá uma trabalheira. Reduzi a lista a 12.
Numa primeira linha e deverão sair daqui as minhas aquisições, aparecem:

• JANTARIS (Zbynek Vrana / CzechBoardGames);
  • CUBA (Michael Rieneck e Stefan Stadler / Eggert-Spiele e Rio Grande);
  • IM JAHR DES DRACHEN (Stefan Feld / Alea);
  • LEAGUE OF SIX (Vladimir Suchy /Czech Games Edition);
  • KINGSBURG (Andrea Chiarvesio e Luca Iennaco / Elfinwerks);
  • AMYITIS (Cyril Demaegd / Ystari e Rio Grande);

Numa segunda linha e igualmente a ter em conta surgem:

• EL CAPITAN (Horst-Rainer Rosner e Wolfgang Kramer / Pro Ludo e Z-Man);
  • BRASS (Martin Wallace / Warfrog);
  • PANDEMIC (Matt Leacock / Z-Man);
  • GIGANTEN DER LUFTE (Andreas Seyfarth / Queen Games);
  • MERCHANTS (Reiner Knizia / Pegasus);
  • AGRICOLA (Uwe Rosenberg / Lookout Games).

Saíram uns entraram outros. Acho que a lista vai ficar por aqui.

Enão e que aconteceu ao Hamburgum na tua lista? Já não tens expectativas altas para o jogo?

Este é um jogo que eu sei que o Paulo vai comprar, por isso saíu da minha lista. Depois de o jogar, se gostar dele posso tentar adquiri-lo. Mas tal como o HAMBURGUM há mais alguns jogos que vão vir na bagagem do Paulo, por isso queremos combinar bem as compras para não comprarmos os mesmos jogos.
Há partida devo comprar dois ou três jogos de entre IM JAHR DES DRACHEN, JANTARIS, LEAGUE OF SIX, CUBA, AMYITIS e KINGSBURG. Logo se vê.

Aconselho-te vivamente a tentares comprar o Through The Ages. O jogo é do melhor que há e talvez seja o unico verdadeiro Civ-lite que existe de momento.

[quote=costa]

Este é um jogo que eu sei que o Paulo vai comprar, por isso saíu da minha lista. Depois de o jogar, se gostar dele posso tentar adquiri-lo. Mas tal como o HAMBURGUM há mais alguns jogos que vão vir na bagagem do Paulo, por isso queremos combinar bem as compras para não comprarmos os mesmos jogos.
Há partida devo comprar dois ou três jogos de entre IM JAHR DES DRACHEN, JANTARIS, LEAGUE OF SIX, CUBA, AMYITIS e KINGSBURG. Logo se vê.

[/quote]

... Costa, passados 10 anos, afinal, o que compras-te? Sobreviveram ao tempo? :-)

O que tu foste desenterrar! :slight_smile:

Se não me falha a memória, não fui capaz de cumprir com a regra dos 3 jogos e vieram comigo:

• In The Tear of the Dragon
  • Kingsburg
  • League of Six
  • Ming Dynasty
  • The Circle
  • El Capitán
Não sobra nenhum :p

Mas continuo a gostar do In the Year of the Dragon e do League of Six.