Excelente tópico! Só falta saber quando é que o Mahell experimentar jogar ou mestrar um RPG-não-computadorizado :) Estamos cá para ajudar.
Concordo com tudo o que foi dito sobre o grande divertimento que é desempenhar a função de GM. Sem dúvida que, na minha opinião, o mestre-jogo é um participante da sessão tal como os outros, assumindo apenas uma postura diferente. Dito de outra maneira, é preciso também não esquecer a função que um jogador também desempenha no grupo e a respectiva responsabilidade que cada um tem para o divertimento de todos. É o chamado "todos diferentes, todos iguais".
No entanto, também é verdade que, na prática, o mestre-jogo também muitas vezes assume responsabilidades e desempenha competências que vão para além de uma simples participação no grupo. Na apresentação que fiz para esta secção do forum, não me esqueci de elogiar a figura do mestre-jogo como o principal promotor do jogo, motivando os participantes, explicando as regras, apresentando ideias, lendo livros, resolvendo problemas, marcando sessões, etc, etc, etc.
A disponibilidade que o GM mostra coincide também muitas vezes com o facto de ele ser um comprador de RPGs, ás vezes sendo a única pessoa no grupo que gasta dinheiro no jogo. O mestre-jogo, na prática, acaba por ser o verdadeiro heroi dos roleplaying games :)
Assim sendo, se é verdade que é divertidíssimo mestrar, também é verdade que ser GM não está destinado para aqueles que se calhar, ás vezes, até aparecem numas sessões, mas não acham isto nada de especial. Ser mestre-jogo é para quem gosta de RPGs. É ir mais além.
Pessoalmente, adoro a ideia de imaginação partilhada que é a base para qualquer RPG, por isso estou contente quer a mestrar, quer a jogar. Particularmente, gosto de mestrar porque me permite ajudar a construir histórias, ambientes e personagens - tudo ao mesmo tempo - dando-me a oportunidade quer de fazer roleplay, quer de criar cenas, quer de orientar a história - algo que os jogadores também podem fazer, mas não com a mesma flexibilidade.
Em geral, obviamente que curto muito RPGs, por isso também tenho aquele simples prazer em partilhar com outras pessoas aquilo que eu gosto.