O que acham da ludopedia.com.br?

No outro dia ao pesquisar sobre inserts para o Gaia Project dei com a Ludopedia. Já a tinha visitado no início desta aventura dos jogos de tabuleiro mas na altura não tinha lhe tida dado grande valor. No entanto desta vez e explorando um pouco mais, fiquei muito agradado com o que vi.

Basicamente é um BGG adaptado à realidade brasileira mas com um interface bem mais limpo e atual. Acho interessante que os tópicos dos fóruns podem ser acedidos/filtrados por jogos ou por categorias. Talvez o AbreOJogo pudesse tomar uma direcção parecida? Da forma como está a venda/compra/troca de jogos inunda tudo e qualquer conversa mais interessante que possa haver fica difícil de encontrar. Além de que é praticamente impossível encontrar tópicos referentes a um determinado jogo.

Nao acho que por aqui faltam ideias ou algo mas sim pessoas dispostas a por mao na massa e dedicar MUITO tempo ao assunto … just my 2 cent.

Comecei há relativamente pouco tempo a usar o AoJ mas concordo plenamente que podia ser muito mais. Qualquer coisa que saia do tom de compra/venda ou Encontros ou é ignorada ou no mínimo tem muito menos popularidade.

É honestamente, se isso cai sobre a base de utilizadores também, sinto que os moderadores/administradores podiam fazer um trabalho muito melhor na dinamização deste fórum.

Vi no outro dia aqui uma sugestão no pinned post das regras para que os Classificados fossem uma categoria à parte e não aparecessem no ‘recentes’ mas sim na sua própria categoria na sidebar. Uma ideia excelente sem qualquer tipo de seguimento ou discussão.

Este fórum é útil, sim, mas muito mais como o OLX dos board games do que outra coisa que poderia perfeitamente ser.

Não sei se o problema são os classificados. Ou talvez até nem haja qualquer problema, e o abreojogo é mesmo assim, um local essencialmente para marcar encontros, muitos negócios de compra/troca de jogos e anuncio de alguns eventos e kickstarters. 

De facto há pouca conversa ou análise sobre os jogos, e eu tenho alguma pena disso. Mas talvez não haja intervenientes suficientes para ser um mini bgg, versão pt, nem massa critica para tal e temos que aceitar como as coisas são.

No final fica que a malta quer é jogar, o que é bom, marca-se uns encontros por aqui e muito provavelmente todos teremos os nossos mini-grupos no whatsapp ou afins, onde a malta poem a conversa em dia.

Registo no entanto que quem chega de novo ao site com alguma pergunta ou pede alguma orientação, é normalmente sempre bem recebido, com algum veterano disposto a ajudar.

Bgg português seria provavelmente um emprego a tempo inteiro para os dinamizadores, ou quase.

Já há muito que se fala de mudanças no abreojogo. Toda a gente sabe que são precisas mas o que falta é gente disposta a isso.

https://www.abreojogo.com/forum/discussã_sobre_site/2017/09/nã_perguntes_que_abre_jogo_pode_fazer_por_ti_antes_pergunta

Neste tópico já se falou que a administração do abreojogo (da qual faço parte) precisa de novas pessoas, a grande parte dos administradores já anda nisto à muito sendo que muitos são também aqueles que organizam as Cons e afins.

Os que iam melhorando e alterando o abreojogo por uma razão ou outra deixaram de ter tempo para isso mas para grandes mudanças será mesmo preciso sangue novo e ideias novas.

Mas uma das últimas alterações foi separar os comentários de vendas das outras notícias/eventos.

Todos gostavamos que o abreojogo tivesse muita mais informação, mas para isso também é preciso pessoas que façam conteúdo. 

Que me lembre apenas uma pessoa faz de uma forma contínua críticas de jogos aqui (Abruk), depois vamos tendo algumas notícias e discussões de resto serão mais a marcação de encontros, compra e vendas de jogos e alguns kickstarters.

Para haver mudanças a sério é preciso pensar bem o que se quer do site e se há gente que tenha vontade/tempo de trabalhar nisso, quer em termos informáticos e de alteração do abreojogo, quer pessoas que queiram criar conteúdos.

eu percebo essa ideia de que falta conteúdo para que isto comece a prestar-se a outras áreas que não os classificados, mas pessoalmente eu quero criar conteúdo para aqui e sinto que é inútil porque me parece mesmo que vai ficar perdido no meio de 30 posts VENDO BARATOs.

Pergunto-me se canais como o Na Mira, o Cidade Curiosa, e outros estariam mais interessados em ter promoção e conteúdo aqui se houvesse uma infraestrutura que os suportasse mais solidamente.

Já agora deixo uma continência ao Abruk, que sim é um soldado do conteúdo original no AoJ.

E peço aos administradores que façam um post a pedir sangue novo, a sugerir direcções. Isto não precisa de ser o BGG português! Precisa é de ser o melhor Abre o Jogo que o Abre o Jogo consegue ser!

O Abre o Jogo tem mais de 12 anos.

Já foi muito diferente do que é, com mais reviews, mais discussão sobre diversos tópicos, aventuras RPG jogadas pelo fórum, etc. etc. e quase sem anúncios de compra/venda.

Aliás, a questão das compras e vendas começou apenas a ter algum relevo há 6 anos.

Já há muito que foi pedido aqui, em paralelo com o financiamento do alojamento e registo, que existissem voluntários para pegar no AoJ e renová-lo, modernizá-lo ou mudar a sua natureza.

Aquando da última LeiriaCon, na conversa organizada pelo grupo de Leiria e conduzida pelo Micael onde se juntaram vários representantes dos grupos de várias zonas do país para discutir as suas experiências e formas de organização, sugeri que esses mesmos grupos se juntassem numa nova administração do AoJ para fazer essa renovação e modernização.

O domínio existe e está pago até Fevereiro ou Março do ano que vem, ainda sobra dinheiro para pagar mais tempo de alojamento e registo, porque não aproveitar o recurso que existe em vez de andarmos todos dispersos por Facebook, Whatsapp e outros que tais?

Não obtive grande receptividade a essa sujestão…

Os moderadores e administradores do AoJ são, teoricamente, 12. Na verdade serão efectivamente uns 3 ou 4 que ainda vão dedicando algum tempo a manter o site a funcionar, a controlar um pouco o conteúdo mas nenhum deles tem disponibilidade por um lado, ou conhecimentos por outro, para fazer essa renovação. Além de que, , será bom que seja feita por gente nova, com novas ideias e perspectivas. Nós estamos velhos…

Portanto, mais uma vez, pergunta-se: Há quem queira pegar no AoJ e fazer dele o que a comunidade merece?

Se sim, avancem! Digam aos administradores actuais e certamente eles vos passarão a pasta e vos apoiarão com todo o prazer até ao limite das suas possibilidades. Bastará que mostrem interesse e expliquem o que querem fazer.

Quanto site que deu origem a este tópico, parece interessante. Ainda não pude explorar bem mas parece-me até que a base tecnológica será a mesma do AoJ… o Drupal. Posso estar enganado.

Tem uma base comercial bem clara (a Ludostore e está em baixo menção à Ludopedia Comércio Lda) o que revela haver maior facilidade de financiamento e também um incentivo diferente à sua manutenção…

Mas está giro. Vou investigar mais um pouco.

Espero que não te importes que me cite num comentário que fiz lá em baixo.

[quote=lemon]eu percebo essa ideia de que falta conteúdo para que isto comece a prestar-se a outras áreas que não os classificados, mas pessoalmente eu quero criar conteúdo para aqui e sinto que é inútil porque me parece mesmo que vai ficar perdido no meio de 30 posts VENDO BARATOs.

Pergunto-me se canais como o Na Mira, o Cidade Curiosa, e outros estariam mais interessados em ter promoção e conteúdo aqui se houvesse uma infraestrutura que os suportasse mais solidamente.

Já agora deixo uma continência ao Abruk, que sim é um soldado do conteúdo original no AoJ.

E peço aos administradores que façam um post a pedir sangue novo, a sugerir direcções. Isto não precisa de ser o BGG português! Precisa é de ser o melhor Abre o Jogo que o Abre o Jogo consegue ser![/quote]

Concorde que possa ser o caso mas acho que a situação actual não se presta a descobri-lo. Pode-se perfeitamente (penso eu) ter uma secção de entradas recentes para classificados e uma para conteúdo. 

Não concordo é com o fatalismo de que temos de aceitar as coisas como são, senão nunca nada mudava.

Concordo e antes de me chegar à frente…quem são exactamente os admins do AoJ?

porque as threads aqui funcionam um bocado mal ahah, uma mudança que podia ser positiva era migrar isto para 1 modelo discourse que funciona muiiiiito melhor na minha opinião

quanto às coisas ficarem perdidas no meio das vendas, já está muito melhor com a barra separada, mas agora ficam é muitos eventos, que por estarem sempre a acontecer acabam por sufocar qualquer discussão mais longa (especialmente quando para ser mais eficiente são criados 10 de seguida e desaparece tudo :stuck_out_tongue:

uma solução podia ser os eventos terem uma barra à parte com os próximos 5 ou 6 :stuck_out_tongue: não sei se é dificil de implementar…

ps: não conheço a ludopedia mas para estas coisas dá sempre jeito massa critica, e o BR tem 20x mais pop.

Tal como Lemon, também comecei há relativamente pouco tempo no abreojogo (- de 1 ano?), e na verdade ainda orbito num estatuto rookie no que diz respeito a este hobby. Dito isto é relevante perceber que mesmo no formato atual o abreojogo tem prestado um serviço admirável para congregar todas as pessoas que acham piada ao hobby (e mesmo para despertar aquelas que ainda não sabem que achariam piada!). E pelo que vamos tomando consciencia, isto foi sendo gerido pela boa vontade de alguns, para muitos, num espirto pro-bono. Admirável portanto.

Até o tópico classificados, de alguma forma, presta um serviço nesse sentido. IMHO, não creio que proibir ou relevar para um plano muito secundário os classificados, resolva a questão da participação dos amantes deste hobby.

Se calhar, mesmo no formato atual, com a adminstração atual, etc…, depende talvez mais de cada um dos utilizadores usarem o espaço para comentarem jogos, e criarmos o habito de trocar ideas nos foruns sobre os mesmos.

Eu penso até que a maioria dos utilizadores sentir-se-à um pouco inibido a comentar nos foruns, por exemplo até as suas experiencias mensais ou semanais de jogo, porque quando olham para os tópicos vêem que as últimas mensagens foram há xx semanas atrás. (Há uns tempos atrás decidi meter-me na secção do wargames, e lançar umas larachas sobre um jogo… claro que não seria um jogo mainstream, logo eventualmente não teria muitas respostas, mas fiz apenas porque me apeteceu… pareceu-me até que se transformou numa especie de monologo (o que não deixou de ser divertido :slight_smile: ), até o 47029 vir por ponto de ordem no tópico (Quina, és o maior, e temos que repeitir! :wink: ).

Portanto, o que quero dizer é que sim, pode a comunidade ser mais ambiciosa e transformar este forum em outra coisa, mais dinamica. Mas isso dará trabalho para alguns e muita dedicação. Por outro lado, tal como está, apenas precisaria de que mais gente, toda a gente, partilhasse mais nos foruns as suas experiencias de jogos - dos encontros mensais, semanais, por exemplo - sem qualquer receio da exposição.

Da minha parte, é o que eu vou fazer - se calhar pouco é verdade - apenas porque me apetece.

PS.: talvez outro formato seja mesmo apenas possivel com alguma "Lda" por trás como o Malgur sugeriou na análise do outro site. E talvez isso seja desejável, quem sabe, para algum empreendedor. Fica o pensamento em voz alta…

Concordo com o espírito do que dizes mas discordo de uma coisa: a responsabilidade de dinamizar uma comunidade não deve cair sobre a sua base de utilizadores nunca.

Daí existirem as posições de moderador e dinamizador de social media (que feitas as contas, é o que o AoJ é).

Se podemos apelar à comunidade para produzir mais? Sim. Mas não podemos exigir. Agora, acho que a comunidade pode exigir um ambiente online que fomente a produção de conteúdo relevante.

E da mesma maneira que quando vou ao Mercado da Ribeira me posso sentar no café a conversar ou ir comprar pêras à Dona Alzira, não acho que nenhum dos lados fique relegado para segundo plano.

Os classificados são importantes, o conteúdo é importante, os eventos são importantes. Dividir e conquistar, cada macaco no seu galho para podermos todos macacar na(s) árvore(s) certas!

Também não acho que por enquanto se precise de uma companhia por trás. Aliás, devia ser mais deixado ao 'povo'.

Podíamos por exemplo ter um post mensal para comentar o estado da 'Nação'.

Até porque acho que os custos do site sejam suportados por todos nós, através de doações ou de outra forma.

Deixa ver se me lembro de todos… cheeky

Mallgur (Pedro Silva) - Porto

joao104 (João) -  Porto / Bragança

tmgd (Tiago) - Lisboa

abruk (Carlos) - Aveiro

stormrover (Nuno ) - Lisboa

Rick Danger (Ricardo) - Porto

jrmariano (João) - Almeirim

costa (Luís) - Leiria

Nazgul (João) - Porto / Abrantes

Firepigeon (Manuel) - Lisboa

Inactivos:

Johnnybegood (João) - Espinho / Lisboa

Red Piss Legion - Lisboa(?)

Se nevires um email para o contacto geral do AoJ penso que a maioria de nós o vai receber.

A ideia foi sempre ter pessoal de vários pontos do país e tanto de Boardgames como de RPG para que o AoJ não tivesse a tendência para se inclinar mais para uma região ou tipo de jogo.

O tmgd e o stormrover são os mais conhecedores da parte técnica da coisa. Eu dou uns toques mas nada de mais. O resto da malta dá opiniões e ajuda na tomada de decisões, o que é também muito importante.

Não é necessária uma equipa tão grande mas penso que ter uma equipa que possa ser algo representativa da generalidade do hobby é uma mais valia. Daí que tenha sugerido que o pessoal que esteve no meet da LeiriaCon se organizasse numa espécie de federação (não tem que ser nada formal) e usasse o AoJ como grande chapéu para congregar o foco dos vários interessados pelo país fora.

A parte técnica já dependerá da tecnologia que se escolha usar e a dimensão da equipa deve variar conforme tal.

_

mods podem dar uma ideia do nº de visitantes unicos diarios e por semana/mês?

[quote=PedroS]mods podem dar uma ideia do nº de visitantes unicos diarios e por semana/mês?[/quote]

Cerca de 500 utilizadores registados activos nos últimos 6 meses. Cerca de 1000 utilizadores por semana nos últimos 6 meses

Analytics001

Analytics003

Analytics002

Respondo à primeira mensagem, já que vou falar de vários comentários.

Primeiro, não esperava tantos comentários e penso que até é bom. Pelo menos noto um ambiente construtivo e positivo.

Concordo com praticamente tudo o que se disse aqui. Os classificados devem continuar a existir mas se calhar melhor compartimentados; a plataforma atual está desatualizada e, porventura, desenquadrada; a ludopedia.com.br e o bgg são grandes sites mas julgo que não é necessário algo tão potente para Portugal; há necessidade de administradores, moderadores e também dinamizadores e é bom ver o pessoal original/atual aberto a nova gente; também não acho necessário que haja uma empresa a bancar tudo, apesar dessas iniciativas não me chocarem; e acima de tudo nota-se que há vontade que as coisas melhorem!

Portanto o pessoal que ache que pode contribuir ativamente que comece. Sugiro que formem um grupo de trabalho relativamente pequeno (5/7?) que contenha também pelo menos 1 do pessoal atual. Depois de analisarem entre eles exponham aqui fórum uma proposta do que pode ser feito.

Depois logo se vê :slight_smile:

Já andava há uns dias para dar o meu comentário… há sem dúvida vários factores e muitos já foram mencionados.

• Classificados: é importante sem dúvida é pena que o site se tenha resumido a isso, mas talvez uma reconversão mude o paradigma. Já foram feitas algumas alterações nos últimos meses que surtiram efeito e melhoraram 'a coisa' :slight_smile:

• Conteúdos novos: sim, há necessidade de criar conteúdos novos, mas acima de tudo publicá-los aqui. Eu vou seguindo alguns grupos de Facebook, e conteúdos não faltam, novidades, reviews, demonstrações, etc… há muito a ser feito em Português, só falta colocá-lo aqui; (porque é que os autores não publicam aqui ?) talvez isso seja uma consequência do estado da plataforma, e, não digo dificuldade, mas talvez o interface menos prático para publicar. Mais uma vez é preciso esforço.

• Facebook: Eu não sou um defensor acérrimo do Facebook, mas a verdade é que para divulgar os Jogos em comunidades não gamers, criar eventos, partilhar fotos, convidar pessoas, alcançar outras gentes, funciona melhor. No entanto para tratar de discutir assuntos, em formato 'tópico' não acho a melhor solução, aí sim um fórum renovado seria o melhor, e por isso têm o meu voto para continuar com este site. Talvez havendo algum tipo de interacção entre este site e o Facebook ou outras redes sociais pudesse ser uma mais valia(?) (mais trabalho, certo?)

Resumindo, esforço para manter/renovar a plataforma é de extrema necessidade, mas deixo isso a cargo dos moderadores e de quem tem a possibilidade de disponibilizar tempo; eu poderia ajudar (talvez) mas não conseguia comprometer-me a 100%, por isso deixo a quem o possa fazer, sorry…

[quote=lbaixinho]Portanto o pessoal que ache que pode contribuir ativamente que comece.[/quote]

Ficamos a aguardar blush