O que é um jogo temático?

veio à conversa o blood rage como exemplo de jogo temático, e eu pensei:

e eu pensei num exemplo que é, podemos estar com 0 rage, o que significa que não podemos mexer bonecos nem começar lutar… mas se alguém começar uma luta num sitio adjacente podemos teletransportar até lá e participar na luta, e até ganhar!

que sentido faz isto?

e depois por exemplo o raiders of the north sea. é menos temático por ter cubinhos? parece-me muito mais temático, somos vikings, apanhamos recursos, temos uma crew que custa $

andamos de barcos a pilhar igrejas, etc (:stuck_out_tongue:

Mas assim, além de vos pedir a opinião geral, lanço um desafio,

digam o jogo não puramente abstracto menos temático que conhecem para ser um 0 da escala, e o mais temático para ser o 10, e depois peguem nos jogos do top15 bgg, e metam nessa escala

ou se quiserem, ordenem o top do menos temático para o mais, deixando de fora os que não conhecem naturalmente :stuck_out_tongue:

Brass
Pandemic
Gloomhaven
Ark Nova
Twilight Imperium
Terraforming Mars
Dune Imperium
War of the Ring
Star wars rebellion
Spirit Island
Gaia Project
Through the Ages
Twilight Struggle
Great Western Trail

2 Curtiram

Eu vou ordenar os que conheço minimamente e dar o ranking

0: Modern Art
10: Spartacus

Twilight Struggle - 8
Pandemic
Through the Ages - 7
Terraforming Mars
Gaia Project
Brass - 6
Ark Nova - 4

1 Curtiu

Eu não ligo muito ao tema. Especialmente quando o tema é apenas flavour text nas cartas ou miniaturas gigantes sem qualquer função prática no jogo… Assim, tenho muita dificuldade em participar neste exercício.

Para mim, um jogo temático é aquele em que as mecânicas resultam do tema, ou são escolhidas por se adequarem bem ao mesmo…

Daí que isto:

0: Modern Art

Seja, para mim, quase sacrilégio.
O Modern Art é um jogo brilhante que além de ter mecânicas perfeitamente adequadas ao tema, é no fundo uma crítica mordaz a uma indústria que vive exclusivamente da artificialidade dos valores atribuídos ao “produto”.

Deixo aqui este vídeo que ilustra, ainda que de forma leve, como funciona o mundo da arte moderna. Depois digam se o Modern Art não é um espelho perfeito disso. Ali aos dois minutos e meio tens quase um resumo da mecânica base do jogo…

Sendo que todos os jogos são, na melhor das hipóteses, uma abstracção sobre um tema, o Modern Art dificilmente poderia ter um tema mais adequado às mecânicas. E vice-versa.

1 Curtiu

já tinha visto o vídeo está genial, bem como outros dele

a minha cena no modern art é a parte pouco realista como recebemos os quadros para a mão, e no final podemos ter a mão cheias dos quadros mais valiosos, e que são nossos, pq quando os vendemos recebemos o $ todo, mas no entanto antes de os “comprarmos” não fazem parte da nossa colecção

a cena de quando ganhamos o nosso leilão ir o $ para o banco, mas se for outro vem para nos tb é esquisita

são este tipo de logicas nas mecânicas que me fazem dispersar do tema… embora, claro, não consiga imaginar um tema melhor para as mecânicas do modern art eheh. é um assunto tricky de explicar

1 Curtiu

É complicado, o tema. Tanto que vi o teu tópico mas não consegui responder logo de forma a conseguir para palavras as minhas ideias (que são minhas e valem o que valem para mim) mas cá vai.

Um jogo temático pode ser o Café, por exemplo, em que as ações refletem algo do mundo real. Ali tu plantas o café, colhes o café e levas para os campos de secagem, recolhes o café para ser moído e depois distribuis para diferentes clientes.

Agora que defini um jogo temático, vou definir um não temático:
Um jogo abstrato em que colocas cubos de uma determinada cor em determinados locais para depois colocar noutra determinada cor, para depois colocar numa terceira cor e, no fim, colocar no teu tabuleiro ou em locais de cores especial, com determinada cor, que te dão diferentes pontos no final do jogo.

Coa breca! Então não é que acabei de descrever o Café?!?

Isto para dizer o quê: é complicado transportar para um jogo de tabuleiro algo que é real. Uns jogos conseguem-no melhor que outros mas, provavelmente, todos eles conseguem ser despidos de tema e ser jogados na mesma.
Para mim o tema é apenas algo que te ajuda a deixar-te levar pelo jogo, como que envolvendo as tuas jogadas numa “fantasia” pela qual estás a passar com os teus companheiros de jogo.

Mas o tema não valoriza o jogo, então? Claro que não… mas claro que sim. A questão é que, como disse, não é fácil transportar o tema e por isso mesmo o resultado não vai ser o mesmo de pessoa para pessoa. O que alguns vêem (ou não) no Barrage como temático eu vejo como parvo e forçado mas, ainda assim, acho que o jogo tem mais valor por isso.

E por isso me despeço com o jogo que é, para mim, o mais temático (e que ainda não joguei): Crokinole! Porquê? Porque o jogo É O TEMA.

TL::DR

Para mim o tema pode ser fundamental para o jogo ou nada para o jogo. É muito complicado transportar um tema de algo real para ações programadas de um jogo de tabuleiro sem que possas fazer o mesmo jogo sem tema ser igualzinho.
Daí que ligue pouco ao tema.

nota do autor: esta minha intervenção é mais terapêutico que outra coisa - não me levem muito a sério

4 Curtiram

O 10:
Em termos de jogos temáticos provavelmente não há nada que consiga bater um wargame operacional pesado. Tanto é que são usados em contexto militar como exercícios.
Por exemplo a serie Next War da GMT. Colocaria esses como 10.

O Zero
Jogos sem tema ou que o tema seja 100% irrelevante. Por exemplo Battle Sheep.

Classificação do Top 15 que joguei:

2 - Brass
1 - Pandemic
1 - Ark Nova
3 - Terraforming Mars
4 - Through the Ages
8 - Twilight Struggle
(uma das mecânicas principal do TS foi inspirada em doutrina militar da época, a teoria do dominó e os próprios designers explicam isso. Por outro lado a experiência de tensão que emerge do jogo é algo genial e representa de forma excelente a tensão do período. Pena que seja necessário investir umas 30 partidas e encontrar um adversário igualmente experiente, para se conseguir apreciar isso como deve ser).

Comentário extra 1:

Há uma variável importante a saber. Há uma escala entre design for effect e simulation, quando um jogo está a tratar um tema. Simulation tenta capturar o tema de forma mais fiel possivel à custa do jogo, enquanto que design for effect sacrifica o tema a favor da jogabilidade. Nos jogos de tabuleiro mainstream toda a gente desenha de forma extrema para design for effect. Aquilo tem de ser um jogo primeiro, um jogo em segundo, e depois em terceiro se houver espaço algo temático. Por isso grande parte dos valores em cima são baixos. Jogos que pendem mais para simulação têm regras que seriam cortadas num jogo mais mainstream (conhecidas como chrome nos wargames) - porque não acrescentam o suficiente ao “jogo” para o que custam - mas que são incluidas num jogo mais temâtico - porque acrescentam o suficiente ao “tema” para o que custam.

Comentário extra 2:

Um litmus test para identificar o quão temático um jogo é, é como um jogador descreve a sua experiência depois do jogo.

A experiência está a ser descrita em termos de mecânicas? eu mexi para a cidade estes 3 recursos amarelos para comprar esta carta e usar o bonus do tile da capoeira que me dá dois recursos verdes, com isto consegui completar o set e maximizar os meus pontos (a jogada é compreendida por todos os que estão à mesa mas o tema pode ser uma coisa qualquer porque não é relevante para o jogo).

Ou a experiência está a ser descrita em termos de tema? Eu tentei atacar com a minha infantaria pelo flanco esquerdo para ganhar cobertura daquela montanha, mas não estava à espera que o clima chuvoso tivesse atrasado o movimento. Quando cortaste as linhas de abastecimento estava a ver o caso mal parado para as minhas tropas, felizmente consegui ultrapassar o campo minado sem muitas perdas e escapar para a floresta (zero mecanicas discutidas e na verdade o mesmo relato podia ser feito sobre jogos com mecanicas bem diferentes mas com o mesmo tema).

2 Curtiram

Excelente esse ponto 2 :smiley:

Concordamos em alguma ordem, p.ex. T.Struggle no top, Ark Nova em baixo :smiley:

No TTAges, tematicamente, sinto falta de um mapa e de alianças mais flexiveis, tipo atacar 2pra1, algo que arruinava o jogo claro eheh

Este video acho que responde muito bem à questão.

1 Curtiu