O que é um RPG vs. O que é este RPG

[quote=Rui]Não pretendo nem de perto nem de longe ser a maior inteligência viva à face da terra e o sumatório de todo o conhecimento de rpg, mas julgo que posso dizer que já não vivemos nos anos 80.

Posto isto, o que é que impede alguém, morando numa cidade, o acesso à net para investigar o que é um rpg, se realmente a isso se sentir levado?[/quote]

Concordando contigo pessoalmente, não creio que isto seja assim tão simples na realidade portuguesa. Nem toda a gente, mesmo tendo acesso à net a sabe utilizar ou sabe “filtrar” os milhares de páginas que surgem quando se faz uma pesquisa sobre determinado assunto.

humm… Corte ingles?Fnac? Ambas vendem material de rpg…
Mas mesmo que só existisse material de rpg em lojas “especializadas” será que as pessoas que lá trabalham sabem explicar a um cliente, coerentemente, o que é um rpg?

Concordo com tudo, até chegar à Golden Rule…
:slight_smile:

Evil never dies, it just waits to be reborn…

Repeat after me: there is no Golden Rule! Laughing

Um rpg é algo que não está assim tão bem definio quanto isso. Não existe uma concordância completa nesse sentido. Existem algumas tentativas de definição mas não são aceites por todos e o que uns entendem como sendo outros recusam que o seja. Ao mesmo tempo, quase todas as definições propostas, especialmente todas aquelas publicadas em secções de “o que é um rpg” nos próprios livros acaba por deixar de fora uma data de rpg’s ou por limitar a forma de jogar.
Muitos dos hábitos de jogo que não se adecuam a certos jogos são criados por essas descrições restritivas. Quando um autor escreve uma secção dessas está a escrever a sua definição assim como aquela que melhor se encaixa no seu próprio jogo, mas pode criar a ideia de que essa definição se aplica a outros jogos que podem ser completamente diferentes e jogados de uma forma completamente diferente, ainda que sejam rpg’s.

Saber “o que é” uma coisa que é por natureza indefinida ou, no melhor dos casos, ainda altamente discutivel, é algo que se tem de chegar a essa conclusão de forma pessoal através da experiência. Essa experiência adquire-se a falar sobre isso, pensar sobre isso mas, mais importante, a jogar-se!

Para além disso, devido à variadade de rpg’s existentes assim como de formas de jogar rpg’s existentes, nenhuma dessas descrições pode ensinar alguém a jogar. Pelo contrário, apenas cria confusão e complica.
Informação sobre como jogar um jogo especifico faz o contrário, ensina a jogar aquele jogo, independentemente da forma como os outros são jogados. É ao jogar esse jogo e depois outros que se vai ganhando o conhecimento do que é um rpg.

Já dizia o velhinho D&D 2ª edição: o roleplay é um conceito difícil de explicar mas bastante fácil de demonstrar.

[quote=B0rg]Um rpg é algo que não está assim tão bem definio quanto isso. Não existe uma concordância completa nesse sentido. Existem algumas tentativas de definição mas não são aceites por todos e o que uns entendem como sendo outros recusam que o seja. Ao mesmo tempo, quase todas as definições propostas, especialmente todas aquelas publicadas em secções de “o que é um rpg” nos próprios livros acaba por deixar de fora uma data de rpg’s ou por limitar a forma de jogar.
Muitos dos hábitos de jogo que não se adecuam a certos jogos são criados por essas descrições restritivas. Quando um autor escreve uma secção dessas está a escrever a sua definição assim como aquela que melhor se encaixa no seu próprio jogo, mas pode criar a ideia de que essa definição se aplica a outros jogos que podem ser completamente diferentes e jogados de uma forma completamente diferente, ainda que sejam rpg’s.

Saber “o que é” uma coisa que é por natureza indefinida ou, no melhor dos casos, ainda altamente discutivel, é algo que se tem de chegar a essa conclusão de forma pessoal através da experiência. Essa experiência adquire-se a falar sobre isso, pensar sobre isso mas, mais importante, a jogar-se!

Para além disso, devido à variadade de rpg’s existentes assim como de formas de jogar rpg’s existentes, nenhuma dessas descrições pode ensinar alguém a jogar. Pelo contrário, apenas cria confusão e complica.
Informação sobre como jogar um jogo especifico faz o contrário, ensina a jogar aquele jogo, independentemente da forma como os outros são jogados. É ao jogar esse jogo e depois outros que se vai ganhando o conhecimento do que é um rpg.

[B0rg]
We r all as one!!
We are The Borg. We are Eternal. We will return. Resistance is Futile...

If freedom is outlawed, only outlaws will have freedom.

[/quote]

A ideia do “o que é um rpg” não é ensinar a jogar rpg é tentar explicar o que é um rpg…

Tentar encontrar uma definição curta e explicita, entre todas as pessoas no ramo, do que é um rpg (explicar o que é e não como se joga um rpg)que possa por exemplo ser posta na contracapa de todos os livros (destacável ou não) era meio caminho andado para desmistificar a ideia de que não se consegue explicar o que é rpg e criar um ponto de partida comum a todos os rpg’s…

:wink:

Evil never dies, it just waits to be reborn…

Eu nunca li esse livro, mas cheguei exactamente à mesma conclusão e toda a gente que introduzi aos RPGs ouviu de mim um parafraseamento dessa ideia.

Portanto esta ideia pode considerar-se como tendo sido provada por fontes independentes, LOL.

É uma ideia verdadeira, mas ser dificil de explicar não é o mesmo que ser ímpossivel… :wink:

Evil never dies, it just waits to be reborn…

Odeio estragar a festa mas isso não existe. Sempre que tento explicar concisamente o que é um roleplay a um novato sou cravado com uma saraivada de perguntas e dúvidas. Por isso, faço melhor ainda, convido-o para uma sessão e ele fica mais esclarecido.

Voltando ao tópico, um roleplay merece incluir a secção a explicar o que é um roleplay ou o que é esse roleplay especificamente. Uma introdução a explicar a base seria correcta e depois o resto do manual serve de justificação a essa base. E porque é que defendo que deve incluir essa pequena secção inicial:

A) Nem toda a gente tem acesso à Internet mesmo neste séc. 21(acreditem que eu sei).

B) Nem toda a gente tem acesso a outros jogadores. Eu não tinha quando comecei a jogar e só depois de ler o primeiro roleplay que comprei é que os comecei a recrutar.

C) Nem toda a gente tem disposição de entrar em contacto com outros jogadores para além do círculo de amigos que conhece. E se esse círculo de amigos não conhecer também roleplays...

Por tudo isto e mais algumas que não me recordo, a secção "O que é roleplay?" deveria ser incluída. O resto do livro com as suas regras, setting, etc. era "O que é este roleplay."

Além do mais que aquelas 500 palavras não matam ninguém e são como os canais de TV, podem ser ignoradas para quem já é experiente.

Não, não é. Mas se estás com a pessoa ali à tua frente, e demonstrar é melhor que explicar, mais vale improvisar uma pequena sessão de roleplay para a pessoa perceber. E qualquer pessoa com experiência sabe fazer uma sessão de improviso.

Não percebi se esta resposta é para mim…Nao é o quê?

É obvio que qualquer explicação quando complementada com exemplos é melhor assimilada mas isso não invalida a necessidade da explicação.

:slight_smile:

Evil never dies, it just waits to be reborn…

Lá por nós não o conseguirmos explicar de uma forma clara não significa que isso não seja possivel, aliás uma tentativa muito boa está a ser feita aqui no Abre o Jogo.
De resto concordo com tudo o que dizes.

:slight_smile:

Evil never dies, it just waits to be reborn…

Às vezes uma releitura não faz mal a ninguém. Não, não é impossível. Se fosse impossível, a secção "O que é um roleplay?" era completamente inútil e eu acho que não é.

Mas a secção "O que é um roleplay?" destina-se às pessoas que cumprem todos os requisitos que mencionei em cima. Ora, se a pessoa não tem acesso à Internet, vai à FNAC ou à TEMA, vê lá um livrinho curioso, folheia aquilo e até acha piada e leva para casa, a secção inicial é util para esclarecer algumas dúvidas. O Abreojogo é um site de Internet. Tem bastantes membros é certo mas por cada membro aqui, aposto que existe outro que não conhece o site ou não tem acesso à Internet.

Certo, concordo plenamente. Estava apenas a referir que uma tentativa de criar uma explicação está a ser tentada aqui, não estava a dizer que as pessoas a podiam vir cá ler…

:slight_smile:

Evil never dies, it just waits to be reborn…