O que eu fiz pelo meu hobby esta semana I

Benvindos à primeira semana de “O que fiz eu pelo meu hobby esta semana”.

Poderão colocar comentários acerca das vossas peripécias de divulgação do hobby numa base semanal.

As regras são as seguintes:

  • Qualquer gesto por mais pequeno que seja conta (ex: falar do hobby a outras pessoas)
  • Jogos com jogadores habituais não são válidos
  • Acções ilegais não contam nem são encorajadas (ex: um graffiti em propriedade alheia a dizer: “Jogos de tabuleiro são fixes”)
  • histórias similares a outros membros são permitidas (não se promove a originalidade promove-se a divulgação do hobby)

Esta thread é destinada a acções até 21/09/08. Discussão desta rubrica
P.S.: As edições seguintes começarão sempre a uma segunda.

Esta semana joguei Mr. Jack no jardim da Gulbenkian.

Ninguém se mostrou interessado ao ponto de me falar, mas vi uns olhos curiosos.

 

Φ

www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.

Procurando o bitaite perfeito...

Hoje enquanto jogava na pastelaria um homem simpático de certa idade mostrou-se interessado enquanto jogávamos Ingenious. Convidei-o a assistir e a explicar o jogo à medida que ia decorrendo e ele mostrou-se bastante interessado e curioso. Depois jogámos um Diamant para ele ver e ele adorou o jogo. Dei-lhe vários contactos e sites e ele disse que os iria ver de certeza e mandar vir uns joguitos para a sua familia.

Jogatinas casuais funcionam, sem dúvida.


A slumber did my spirit seal;
I had no human fears,
She seemed a thing that could not feel
The touch of earthly years.

De facto, assim não parecemos estar a empurrar ou a “vender” algo a alguém, quando o interesse é natural é quase certo que as pessoas se informam por si.

 

Φ

www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.

Procurando o bitaite perfeito...

Descobri que uma colega de trabalho costuma jogar SETTLERS com os amigos. Falei com ela e tentei explicar-lhe a dimensão deste universo. Agora vou-lhe emprestar uns jogos para ela experimentar. Estou a pensar no SANTIAGO, no ALHAMBRA e no TICKET TO RIDE.

https://spielportugal.blogspot.com

Sempre me intrigou por onde andam esses jogadores que compram os jogos que vejo nas lojas (não podem ser todos vendidos a jogadores hardcore!), parece que achaste um deles (neste caso uma delas).

 

Φ

www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.

Procurando o bitaite perfeito...

Sim, eles são vendidos e por isso alguém os compra. Tu aqui tens apenas uma percentagem muito reduzida dos jogadores que gostam do hobby. Quer dizer podem até estar registados, mas não participam nas conversas. Muitos deles até podem ser jogadores casuais que oferecem um jogo de tabuleiro ou compraram um e só jogam a esse.
Só para te dar um exemplo, do meu grupo de jogadores, nenhum escreve aqui ou comenta no nosso blog. São para aí uns 20. Compram jogos como todas as pessoas mas não se interessam muito por foruns, etc.
Eu acho que esses jogadores podem eventualmente ler as críticas e consultar até os sites, mas não se envolvem.
Mas acontecem coisas muito curiosas.
Logo ao início, quando fizemos o blog, mandei uma mensagem para a maior numero de portugueses registados no BGG. Escreveu-me passados 2 meses um senhor, dos seus 60 anos, com um cargo bastante interessante numa instituição bancária, que dizia que finalmente alguém aparecia que gostava de jogos e que jogava muito com os seus amigos, da mesma idade, aos fins-de-semana. Nunca comentou nada no blog ou em qualquer forum vi o nome dele.
Outra história:
Um dos meus amigos que vai a minha casa por vezes fazer um jogo foi uma vez fotografado a jogar Imperial numa session report que coloquei no blog. Passado uns dias foi ter com ele um colega de trabalho que lia o blog e que viu a foto dele. Esse colega nunca escreveu nada nos foruns e foi uma surpresa.
Isso acontece muito. Nóa, na verdade, não fazemos a menor ideia da dimensão do hobby. Existem jogadores recatados, que não gostam de ir a encontros etc, que preferem ficar em casa com amigos.
Acho que quem mais participa são os maluquinhos. :slight_smile:

Ou quem tem menos amigos com quem falar do hobby, eu bem tento pescar mais uns aqui e ali :x

www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=ghosthack&numitems=8&text=none&images=small&show=recentplays&imagepos=right&inline=1&imagewidget=1[/img]

O meu grupo de amigos é do pior no campo dos boardgames. É que até que podiam ser daqueles que não gostam, nunca gostaram nem querem saber, mas não, é pior, passo a explicar: São daqueles gajos freaks por jogos nos tempos do Saldanha, que adoram isto, prometem que querem (é o pior), eu mato-me a ler as regras, e depois à última hora nunca consigo 6. Podiam matar a coisa logo ali, mas não...são como o Benfica, dão a esperança e parece que tudo vai correr bem, mas depois é a desilusão total e ninguém aparece....Se isto fosse um rpg pegava já na Morning Star (+3) e partia para a desgraça...

[quote=Gantrithor]

O meu grupo de amigos é do pior no campo dos boardgames. É que até que podiam ser daqueles que não gostam, nunca gostaram nem querem saber, mas não, é pior, passo a explicar: São daqueles gajos freaks por jogos nos tempos do Saldanha, que adoram isto, prometem que querem (é o pior), eu mato-me a ler as regras, e depois à última hora nunca consigo 6. Podiam matar a coisa logo ali, mas não...são como o Benfica, dão a esperança e parece que tudo vai correr bem, mas depois é a desilusão total e ninguém aparece....Se isto fosse um rpg pegava já na Morning Star (+3) e partia para a desgraça...

[/quote]

Isso é muito má onda. Mas já agora que jogo necessita de 6 elementos exclusivamente? Não dá para os que consegues reunir? :p

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=ghosthack&numitems=10&text=none&images=small&show=recentplays&imagepos=right&inline=1&imagewidget=1[/img]

Aí é que reide o problema...só consigo 2 ou 3 e os jogos que tenho e que queria experimentar são o STARCRAFT e RISK2210...o Axis até dava, mas já nos conhecemos tão bem que as jogadas já são mecânicas. Os outros com 2 não tem graça. Mas 6ª feira vou ao encontro na RuneDrake e talvez a coisa mude...estou bastante entusiasmado

Suspeito que quem compra um jogo numa grande superfície porque acha piada ou ouviu dizer não se vai pôr à procura de mais informação. Pode até nem colocar a hipótese de que esta possa ser acedida.

O ideal era haver uma associação não comercial de jogadores que fizesse um protocolo de divulgação com os importadores, distribuídores, etc. no sentido de colocar uma página de informação sobre o hóbi em todas as caixas de jogos. Algo com os contactos da associação, links, locais para jogar, etc. Penso que isso seria em benefício de todos, incluindo para os importadores pois pode gerar mais vendas.

Sérgio Mascarenhas

[quote=Gantrithor]

Aí é que reide o problema...só consigo 2 ou 3 e os jogos que tenho e que queria experimentar são o STARCRAFT e RISK2210...o Axis até dava, mas já nos conhecemos tão bem que as jogadas já são mecânicas. Os outros com 2 não tem graça. Mas 6ª feira vou ao encontro na RuneDrake e talvez a coisa mude...estou bastante entusiasmado

Gantrithor

[/quote]

Bem, devo dizer que até agora só experimentei SC com um máximo de 4 jogadores, sendo que habitualmente é a dois ou a três, não posso dizer que o jogo perca com isso, até o considero um jogo que escala bem em número de jogadores. Não gosto partiicularmente do jogo devido à mecânica implementada nas batalhas, mas isso já é outra conversa.

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=ghosthack&numitems=10&text=none&images=small&show=recentplays&imagepos=right&inline=1&imagewidget=1[/img]

Não era má ideia não, algo do tipo: para encontrar jogadores na sua área recorra a www.abreojogo.pt :p

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=ghosthack&numitems=10&text=none&images=small&show=recentplays&imagepos=right&inline=1&imagewidget=1[/img]