O que fazer com a primeira página do site?

Oi gente! Por favor leiam isto, que é um post importantíssimo mas que tem vindo a ser sucessivamente adiado. Diz respeito ao que devemos fazer quanto à primeira página do site, de modo a torná-la menos caótica e mais atractiva para novos ou potenciais utilizadores.

A ideia da primeira página sempre foi ser um espaço dedicado a notícias. Porquê? Bom, basicamente porque é o default noutros portais... Embarassed Isso só não foi implementado desde início porque ainda não havia utilizadores suficientes a postar para dar algum movimento à primeira página. Daí que desde o primeiro dia que tudo o que é posts de blogues e fóruns vai parar automaticamente à primeira página.

Desde há algum tempo para cá que acho que estão reunidas as condições para implementar a ideia original, é apenas uma questão de chatear o pessoal para sempre que se lembrar ir postando uma notícia interessante e tal. De resto, os posts de blogue e fórum, embora desaparecessem da primeira página, continuariam a figurar lá de forma proeminente no bloco de novos conteúdos, para que o pessoal não perdesse pitada. E poderiamos sempre ligar a opção de votação na promoção dos conteúdos, permitindo que um post de blogue/fórum com X votos de promoção fosse promovido à primeira página sem precisar de haver moderadores de conteúdo a verem o que é interessante ou não.

Acho que isto tornaria o site mais organizadinho e atractivo para um utilizador potencial que nos fizesse uma visita. A mim parece-me ser o caminho a seguir, mas também não queria afectar negativamente a vida de todos vocês. Sei que (pelo menos na actualidade) não vêm cá para ver as notícias e sim para seguir as discussões e cuscar os posts de blogues de outra pessoa; tirá-los da primeira página pode representar um incómodo adicional para vocês que pode não ser compensado pelo que se ganha em termos de o site ficar mais apresentável. Que interessa um site mais apresentável se não serve os interesses dos que o usam?

De modo que queria saber o que todos acham disto. Vêm outras hipóteses? Agrada-vos esta de deixar só as notícias na primeira página (mais os textos com votos de promoção suficientes)? Ou, se não vos agrada, acham que pelo menos se justifica e podemos beneficiar com isso? :)

Não sei quanto irás tirar daqui, mas eu gosto da maneira como o rpg.net está organizado: com conteudos logo na 1ª pág (reviews, previews, news) e os foruns facilmente acessiveis de lá, com uma shoutboxzita e TAU!

Não é segredo para ninguém que o meu modelo de portal preferido é o do Rede RPG (www.rederpg.com.br)
É um modelo muito simples em que a primeira página é reservada para conteúdos moderados, ou seja, é necessário a assistência de um moderador.
Nesta primeira página poderia entrar:
|— Resenhas (reviews)
|— Lançamentos de RPG, WarGames e filmes
|— Contos
|— Aventuras Prontas
|— Sistemas e mundos “home made”
Poderia haver uma outra área específica para fóruns, onde eu tenho a certeza, 90% dos posts actuais do Abre o Jogo se encaixariam.
O fórum não seria moderado, mas tal como o abreojogo é agora, só sendo necessário ser membro do site para postar.
Além disso continuariam as áreas de fotos e wherever…
Confesso que não sei se o Drupal é o melhor engine para isso mas também é muito fácil migrar eventualmente para outra coisa como por exemplo o PHPNuke.
Como esta é a minha área já que sou programador informático voltado para a web, posso dar todo o apoio que necessitem.
O imporante é organizar a bagunça. Na primeira página só conteudo moderado.

Eu gosto do portal tal como está agora, até tenho pena de nem todos os conteúdos aparecerem logo automaticamente na primeira página. Pessoalmente é para mim a maneira mais fácil de ir seguindo o que se vai pondo no portal.

Por outro lado percebo que seja confuso para novatos, por acaso qd começei a vir cá fui directo ao link do forúm, li tudo o que tava lá e depois fui aos blogs, reviews, sistemas, etc. depois é que começei a usar a página principal para seguir as cenas. Mas acredito que nem todos estejam para ai virados.

Pensei uma vez, na sequência daquela conversa sobre criar um espaço para os novatos no RP, que se podia criar uma página inicial com dois links, um daria para uma página mais simples e o outro para o portal tal como está, mas isto também é uma carga de trabalhos.

Sinceramente se houver uma maneira de tornar a apresentação mais simples, mas arranjar uma maneira do pessoal conseguir ver logo conteúdo novo que foi introduzido eu não sei qual é hehe.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Para mim o modelo que está agora está optimo, mas tiraria algumas coisas para não ser demasiado pesado. Noticias e links externos podiam ficar de fora, e haver um link grande e atractivo para eles. "Pesquisar arquivos" também podia sair, tal como "Conteudos populares" e "Imagem aleatoria". A shoutbos poderia ter entradas em formato mais condensado, assim 4 falas ocupam tudo.

Não estou a dizer com isto que não gosto de ver o que está agora, são apenas sugestões para fazer com que a pagina principal não esteja tão sobrecarregada.

Light allows us to see, Darkness forces us to create...

O problema, para mim, do Abre o Jogo é que é muito, mas muito confuso. Desde os menus de navegação até o conteúdo da primeira página está tudo muito confuso.
Na prática o Abre o Jogo acaba por ser muito mais um fórum de discussão do que um portal.
Tenho a certeza de que o ideal é começar uma mudança em direcção a um modelo de portal e isso, no nosso caso, passa por uma separação forçada entre aquilo que é material de fórum e aquilo que é notícias.

Exactamente por isso sugeri o modelo do rpg.net.

Aqui temos malta que cria sempre coisas que poderia aparecer na 1ª pag (o meu 101, as criticas a livros que vão aparecendo, etc), e malta que mete coisas para discussão (o meet-up, a reunião do JMendes, etc), e acho que devia haver essa divisão.

Aquilo que a mim me mete mais pena ver é tudo estar exactamente com o mesmo grafismo; se houvesse uma separaçao visual clara entre um tipo de conteudo e outro, eu seria um visititante muito mais feliz.

Exactamente isso que quero dizer… concordo 100%… haver uma separação clara entre conteúdo de primeira página (moderado) e conteúdo de fórum

[quote=efernandes]Tenho a certeza de que o ideal é começar uma mudança em direcção a um modelo de portal e isso, no nosso caso, passa por uma separação forçada entre aquilo que é [b]material de fórum[/b] e aquilo que é [b]notícias[/b].
[/quote]

Hmm... isto aqui fez-me pensar... Se calhar não era má ideia mudar a nossa designação de Portal Português de RPG para Comunidade Portuguesa de RPG. Portal sempre foi o nome que chamámos ao site por default, mas lendo o que temos na nossa missão é evidente que ser um portal noticioso não é nada a nossa cara, e agora que temos tanta gente a participar e trocar ideias e experiências com tanta regularidade, baptizarmo-nos de comunidade já não é descabido.

Anyway, como tanto ou mais que divulgar o RPG por aí fora, queremos mais colocar o pessoal em contacto, as notícias recicladas de sites estrangeiros (porque ainda não há grandes motivos para notícias nacionais) não me parece que ajudem muito nem em num nem em noutro objectivo. Os blogues, os fóruns, as páginas de campanhas e de sistemas, aí é que está o suminho todo.

Não obstante, a primeira página continua a precisar de uma reorganização. A sugestão do Rui sobre a RPG.net e divisão de conteúdos lembra-me algo que de que vi algures um exemplo de como se faz no outro dia e que é uma óptima ideia: em vez ter de na primeira página notícias, posts de blogue, posts de fórum, etc, tudo misturado, podiam criar-se "contentores" para cada um desses conteúdos importantes, inclusivamente fazendo aparecer os títulos & textos teasers em uns (ex: notícias), e apenas os títulos em outros (blogues e fóruns). Vou ver se vejo isso.

Já agora, alguns de nós têm jogado uma carrada de jogos que outras pessoas não (falo do MnM que só eu e a minha malta jogamos, do Dogs que só o JMendes e a sua malta joga, entre outros que agora não me lembro), porque não fazer críticas a esses jogos aqui?

Quando o portal tiver abertura e projecção suficientes até podíamos ter livros de borla para fazer as críticas. Acho eu, claro. :wink:

Podes dar-nos exemplos disso?

Also, por favor NÃO TIRES as shoutboxes! Falo das coisinhas que agora populam em 3 sitios diferentes e que chamam a atenção para que alguma coisa está acontecer!

Já agora, para nós que visitamos o portal regularmente, tais coisas ajudam sempre, mas para quem vem cá apenas uma vez ou outra por recomendação (caso do Rogério Ribeiro da Bang! -espero não ter trocado o nome!), não será confuso, ter tanto sítio por onde olhar?

Só estou a falar da coluna central da página. O resto não é muito para aqui chamado (embora leve uns ajustes logísticos se isto for para a frente), mas se tiverem ideias para isso let's have them.

A ideia é a coluna central ter, digamos, 3 caixas. Na de cima aparecem notícias & eventos, na do meio aparecem discussões de fóruns, e na do fundo aparecem posts de blogues e álbuns de fotos.

Ou seja, basicamente as coisas que agora estão na primeira página agora continuam na primeira página, apenas ficam dividas por 3 secções diferentes conforme a sua origem. Além disso, podemos optar por nalgumas dessas secções mostrar títulos, teasers e foto do autor (ou seja, como está agora tudo o que surge na primeira página) e noutras secções mostrar apenas os títulos dos posts (e talvez data de criação e nome do autor), para facilitar a consulta.

Não sei se estou a ser claro? Basicamente é como dividir a tralha que está hoje na 1a primeira página em secções como na primeira página rpg.net (onde tens uma secção de notícias, outra de novas reviews, outra de reviews antigas, e outra de pesquisa do google).

Facilita a organização e o acesso, especialmente quem não conhece bem o portal - ou comunidade…

Mas no fundo é exactamente isso que é um “portal”.
O problema é que está tudo muito confuso… eu por exemplo posto ao calhas… algumas vezes posto no meu blog, outras no sistemas, outras é onde calha…
Sinceramente não consigo ver diferença entre estes trocentos conteúdos… nada é moderado… tudo cai no mesmo lugar…
A única vantagem em se organizar a primeira página é criar um sistema de moderação e de notícias por que os contentores, normalmente chamados de tópicos, não organizam as coisas a esta maneira.
Para mim o primeiro passo é separar o que é fórum do que é o resto do site e esta separação passa por notícias.

Pequena sugestão já agora, o cabeçalho da página está formatado para caber numa resolução 800 X 600, mas depois o resto da página não. Segundo as normas do bom webdesing devia estar tudo formatado para 800 X 600.

Hmm, isso nem sequer consigo comentar. Nunca vi o site em 800x600, e não compreendo como pode o cabeçalho dar a impressão de estar para 800x600 e o resto não.

Amanhã quando andares cá por casa pode explicar-me isso pessoalmente! Às vezes até pode ser que tenhas um browser maluco... aliás, tu tens um browser maluco, para não conseguires escrever textos longos cá, eheh! ;-)

Obrigado!