O que pensas da falta de película envolvente nos jogos novos?

Bem, no meu caso acho que iria ser um pouco hipócrita (bem, talvez muito hipócrita mesmo) afirmar que apoio a eliminação total do plástico nos jogos de tabuleiro quando estou a maior parte do meu tempo rodeado de peças coloridas de uma certa empresa dinamarquesa e que são fabricadas com recurso a diferentes tipos de plástico.
Também uso sleeves sempre que sinto que o jogo faz com que as cartas se desgastem muito. A maior parte das vezes também utilizo saquinhos para guardar os componentes.
No entanto apesar de achar que a utilização do plástico deve decrescer, duvido que haja forma de haver uma substituição total ou se até isso é preferível.
Se eu vou substituir o plástico por algo que no seu fabrico causa danos ao ambiente maiores, portanto o melhor é nem subsituir. Claro que a solução seria não utilizar nada, mas acho que isso é um nível ainda maior…

Portanto, apoio uma redução da utilização de plásticos, principalmente daqueles que de utilização única (como o celofane que protege as caixas). Se possível e se é melhor para o ambiente, também prefiro que os componentes sejam de outro material. Vejo com bons olhos a substituição de muitas minis por componentes de madeira. Claro que esta medida iria contra o hobby de pintar minis, por isso não sei as consequências disto.

Curiosamente, acho que não falta muito para aparecer editoras onde irão promover as suas soluções amigas do ambiente. Jogos completamente de papel/papelão/madeira, tudo de origem certificada e provavelmente fabricados perto (no mesmo continente) dos consumidores.

2 Curtiram

Não me parece mal tendo em conta a tendência para diminuir o plastico.
Isto desde haja forma de garantir que é um jogo novo (tipo aqueles celos que se estragam facilmente como temos nas caixas dos telemoveis e componentes informáticos faz anos).

A desvantagem que vejo em não ter é que o plastico sempre ajudava a proteger melhor a caixa, mas fora isto concordo com a medida

2 Curtiram

Este fim de semana passei por uma dessas lojas com alcatifa. Tirei umas fotos aos jogos.



Para além destes, vi o Moesteiro com os selos descolados e a caixa “vulnerável” para abrir à vontade.

De dizer que eu estive ali uns 5 minutos a ver os jogos e preços (não que fosse comrpar nesta loja) e poderia ter aberto o jogo que quisesse e roubado os componentes que quisesse. Também podia ter pegado nas caixas e enfiado onde fosse preciso e danificado as caixas todas que ninguém me ia dizer nada porque não havia ninguém da loja à volta.