O que pensas da falta de película envolvente nos jogos novos?

Começam a aparecer jogos de tabuleiro onde a película envolvente foi substuída por dois selos discretos. Pelo menos já vi isso em jogos novos de duas editoras diferentes.
O que pensas desta medida?

2 Curtiram

Pessoalmente concordo com esta medida, ficando a faltar uma alternativa viável para o plástico que envolve as cartas.
Este tipo de plástico não é reciclável, pelos menos no nosso circuito de reciclagem (não gera o valor requerido para se tornar rentável).
A maior parte dele vai para a lixeiras, onde ficam por MUITO tempo sem decomposição…

A redução dos plásticos de “uso único” depende da indústria adotar estas e outras medidas.
No nosso lado, como consumidores, temos que aprender a “sobreviver” com as inconveniências da inexistência deste plásticos. Pequena mazelas ou danos nas caixas irão existir e teremos que aceitar, se quizermos continuar neste mundo com condições, já de si, cada vez mais precárias.

Mas, mais uma vez, é apenas a minha opinião e vale o que vale…

3 Curtiram

Não me choca, principalmente porque os jogos costumam ser bem manuseados nos pontos de venda. Os estragos que costumamos ver acontecem na mesma.
Quando encomendo jogos online estou mais preocupado com a embalagem do jogo e não com a caixa do jogo. As lojas de onde costumo pedir mandam as coisa bem condicionadas em papel e dificilmente têm estragos.
A nível de distribuição as editoras podem bem embrulhar em papel, se tal for necessário. Papel reciclado.

Ainda abri poucos jogos assim mas, até agora, estou contente. Por mim é para continuar e alargar a mais editoras.

2 Curtiram

Concordo.

A película de celofane não é necessária e a protecção que oferece é mínima. Os dois selos chegam para garantir que o conteúdo não foi alterado e mesmo esses não necessitam de ser plásticos.
Duas cintas de papel cruzadas seriam o suficiente…

Mesmo para as sleeves seria interessante ter uma alternativa. Pessoalmente, já não compro sleeves com a facilidade que comprava. Só para jogos em que as cartas são muito baralhadas…

2 Curtiram

Consigo entender os dois lados da moeda: tanto com película como sem película.

Mas confesso que me faz muita confusão receber um jogo sem película… Já fiquei com uma caixa danificada às custas disso num jogo que saiu aí há uns 3 anos por uma editora estrangeira. E não acho que exista assim tanto cuidado por parte dos intervenientes até o jogo chegar ao cliente final como foi referido. Já assisti a algumas situações estranhas de manuseamento de jogos em lojas físicas que depois voltaram para a prateleira para outras pessoas comprarem. A questão é que a caixa do jogo faz parte do produto final, tal e qual quanto os livros de regras e os componentes para o jogar. Aliás, em certos jogos a caixa é, inclusivé, parte do jogo!

No entanto, concordo que poderia ser arranjada uma alternativa ao plástico para a película envolvente, sem comprometer a integridade da caixa, que muitas vezes já não é de boa qualidade e qualquer coisa é suficiente para lhe causar dano. Apesar de a película não ser para acondicionamento, em alguns casos ajuda a proteger um pouco a caixa. Da mesma forma que a Lego está a começar a implementar soluções alternativas ao plástico, tanto em termos de embalagens exteriores como de embalagens interiores, acho que se ganhava muito mais, a todos os níveis, em continuarem essas novas implementações de alternativas no mundo dos jogos de tabuleiro a começar pelo interior das caixas.

Já existem algumas editoras a conseguir deixar, com sucesso, o plástico de uso único ao embalar os componentes dos jogos no interior das caixas, substituindo-os por componentes alternativos e degradáveis. Os últimos casos de sucesso que vi em mão são nos jogos da Stonemaier Games e, mais recentemente, a Lookout Games com o Agricola 15.

Mas, honestamente, acho que pior que isto é mesmo a nova moda (não sei se apenas da Amazon ou de outras distribuidoras também) de entregar as encomendas de jogos sem embalar numa caixa ou outro tipo de pacote. Ou seja, a caixa do jogo serve para eles como caixa da encomenda em que colam os autocolantes com os dados de envio e está feito. Se os jogos já chegam danificados com os envios acondicionados, não prevejo um bom futuro para o estado de entrega das caixas sem embalagem exterior. Ainda para mais se os jogos vierem sem película…

1 Curtiu

Eu também compreendo os dois lados.
Quando referi “as editoras podem bem embrulhar em papel” referia-me a papel, de um qualquer tipo, entre as caixas, para distribuição, ou até um embrulho total, com papel esquiço ou algo do género, com transparência. Seria suficiente para distinguir as caixas e muito menos poluente. O problema é que seria mais caro.

Essa cena que assististe de devolver uma caixa danificada à prateleira, foi em loja de jogos de tabuleiro, supermercado ou aquela loja onde é tudo mais caro mas a malta gosta porque é alcatifada? :sweat_smile:

2 Curtiram

Bem, no meu caso penso que é uma medida positiva e até me pergunto se não é tardia. Pessoalmente não me chateio se a caixa vier com riscos ou estiver ligeiramente danificada, já que com o manuseio habitual, isso vai acabar por acontecer cá em casa.
Creio que daqui a alguns anos e se as coisas continuarem neste sentido, o pessoal vai simplesmente esquecer-se que os jogos antigamente vinham com película. Aliás, a LEGO teve um período em que fazia os mesmo a alguns conjuntos, coisa que deixou de fazer algures na década de 80 e neste momento é raro o fã que se lembra disso. Como disse a Rita, agora tenciona fazer o mesmo com os polybags e sacos interiores, mas é algo que está a levar anos desde o seu primeiro anúncio.

Por isso, sim, vejo esta medida com bons olhos.
Mesmo sabendo que isto é apenas um grão de areia no panorama geral.

2 Curtiram

Foi na FNAC @joaojotta, apesar de não ser uma loja de jogos de tabuleiro tem tanta oferta que acaba por ser uma das grandes fontes de compra de jogos em Portugal.

1 Curtiu

Essa mesma. Não é propriamente uma loja da especialidade. É uma loja genérica onde vai todo o tipo de cliente, do hobby e curiosos ou só para mexer. Chega a ser o tipo de loja onde as pessoas vão só passear pelo seja normal. Isso ou supermercado vai dar ao mesmo.
Numa Salta da Caixa, Games of the West, A Jogar é que a gente se entende, Gameplay, Diver, Versus Gamecenter, Infinite Roll, etc. (tentei colocar o maior número possível para não deixar ninguém de fora) isso acontece MUITO menos.
Sim, recebem menos gente também mas acredito que, percentualmente, aconteça muito menos.

Isto para dizer que quem compra nessa loja ou está a comprar porque não há em mais lado nenhum (duvido), ou porque é mais barato (duvido ainda mais) ou não se rala.

2 Curtiram

Independentemente da loja ou da razão pela qual o cliente vai lá o problema mantém-se. E temos de ser abrangentes a todos os consumidores de jogos, seja malta como quem está nesta thread que já conhece praticamente todas as lojas especializadas ou malta que ainda está a começar no hobby (ou só joga esporadicamente) em que muitos nem sequer sabem que existem outros sítios onde podem comprar jogos. :wink:

2 Curtiram

Eu percebo o que queres dizer mas o problema é o mesmo de qualquer das maneiras. A película só protege um pouco. Se o acondicionamento na prateleira não for adequado então de pouco serve.
Se tivermos que ser abrangentes a todos os clientes então o plástico que tínhamos não era suficiente para exposição nem para transporte.
Será que os livros também deveriam começar a ter plásticos? (alguns já têm) :face_with_open_eyes_and_hand_over_mouth:

2 Curtiram

Não diria que tudo deveria ter especificamente plástico a envolver, mas “algo” a envolver sim. E falas nos livros que são um excelente exemplo! Já devolvi um livro acabado de retirar da estante ao funcionário da loja por ter a capa dobrada. Sendo para oferecer pedi outro exemplar que não esse para comprar, talvez se fosse para mim o devolvesse na mesma e saía sem o livro.

Da mesma forma que gosto de cuidar dos meus pertences, não gosto de os adquirir já danificados (não importando se é um jogo, um livro ou outro item). E ainda no tema dos livros acontece algo parecido com o exemplo que dei dos autocolantes dos envios da Amazon mas com as etiquetas dos preços a serem colados nas capas frontais de certos livros. Se acho bem? Claro que não, especialmente em capas com acabamentos em UV ou foiled que podem ficar danificadas ao remover a dita cuja etiqueta.

Mas talvez o problema aí seja a cola e não a ausência de plástico a envolver o livro… Se bem que gosto sempre que um livro novo trás uma capa extra (do género da sleeve de papel nos jogos), seja ou não com arte alternativa, ao menos se a exterior estiver com dano pode ser que a interior esteja melhor. :slightly_smiling_face:

3 Curtiram

Vamos falar durante anos e não concordar. eheheh
Se bem que eu também preferia os jogos bem embalados. Plástico bolha se possível! O problema é a questão ambiental.
Mesmo com os jogos bem embalados tens sempre o risco de receber uma encomenda com o jogo danificado, com ou sem plástico e é por isso que prefiro que não tenha.
O raio da FNAC tem jogos mal tratados? Não compro lá. Aliás: o problema dessa loja passa por qualquer produto, seja ele qual for (exceto aqueles que dizem logo que não trocam). Em qualquer produto corres o risco de chegar a casa, abrir e já estar mexido/usado. Política dos “30 dias” dá nisso.
As lojas que eu referi a cima são um misto de jogos bem tratados e mal tratados? Vou escolher onde compro.
Eu tenho comprado numa dessas lojas e têm sido impecáveis nos envios. Empacotamento espetacular e é sempre melhor gastar cartão que plástico.
Preferia que viesse ainda melhor, com plástico bolha? Claro mas é MUITO mau.
Podemos embrulhar, como já referi, em papel esquiço ou semelhante. Dá uma transparência suficiente para se ver o que está por baixo protegendo o suficiente. Embrulho pipi, autocolante da editora tipo sabonete e siga. Está feito.
Ainda assim, onde compro os jogos, confio que chegam sempre em condições.

2 Curtiram

A ideia não é chegarmos a um acordo mas sim debater o tópico original (do qual já estamos a fugir ligeiramente), independentemente de qual a opinião porque todas serão válidas até certo ponto. :grin:

Mas só para esclarecer uma coisa que não sei se passou bem a ideia, não estou a culpar a loja X ou Y, seja da especialidade ou não. A situação do jogo danificado em loja não foi culpa da loja em si mas de clientes, o que poderia acontecer em qualquer loja…

Maior problema do que os jogos estarem sossegados numa estante de loja, com ou sem película, é o que “sofrem” durante o transporte. Com os custos da atualidade é grave alguns jogos chegarem nas condições em que chegam. Já nos chegou um jogo com a lombada com um rasgo de cima a baixo numa das uniões do cartão, assim que a película saiu foi uma dor na alma. Não quero imaginar em que condições ia chegar sem a película a “suportar” um dano devido à fraca qualidade da caixa. :no_mouth:

2 Curtiram

Rita, mas isso é o que eu tenho dito: acidentes acontecerão de qualquer maneira, seja em que loja.
Algumas lojas, pela sua natureza, terão mais problemas que outras.

O que sofrem no transporte tem a ver com a transportadora e a embalagem por parte da distribuidora do jogo para a loja e depois da loja para o cliente final.
Algumas lojas tratam as coisas de maneiras diferentes, com mais cuidado. Disso não tenho a menor dúvida.

A minha cena é que é preferível aumentar ligeiramente o risco mas também o cuidado do que ter mais plástico.

Queres um bom exemplo? Computadores Apple.
A malta adora guardar as caixas e se comprares num APR (Apple Premium Reseler) as caixas costumam vir ainda com a caixa castanha, de transporte, antes da caixa do produto. Nas outras lojas já costumam dar-te a caixa do produto, aquela mais bonita. Resultado: maior risco de estragar a caixa exterior.
Sim, são produtos de outro valor, mas é o exemplo do cuidado que se tem.
Volto a martelar no papel esquiço. :grin:

2 Curtiram

Não me importa muito.
Sinceramente mesmo com celofane os danos acontecem e não será pelo celofane que são evitados.
No entanto noto que estamos a reduzir no celofane e a aumentar o número de figuras plásticas em detrimento da madeira ou de tokens de cartão.
Também é muito habitual hoje em dia virem dezenas de sacos de plástico dentro dos jogos (em vez duns inserts de cartão ou outros materiais recicláveis planeados para segurar as peças).
Portanto vamos acabar por ser ecológicos apenas numa das partes.
Verdade que no caso das figuras não irão parar no lixo tão cedo, mas eventualmente o ciclo de vida do jogo chegará ao fim.

3 Curtiram

Interessante.
O Mallgur já tinha referido a questão das sleeves e agora o Tiago refere a questão dos saquinhos e, até posso dizer num extremo, a questão das figuras plásticas.

Portanto passamos a conversa para um novo nível que é a utilização de plástico nos jogos de tabuleiro. O que pensam do assunto? Deverá a indústria seguir o caminho da eliminação do plástico ou essa é uma medida demasiado radical?

3 Curtiram

Não me chocaria a eliminação de elementos plásticos nos jogos.

Sou um oldtimer nestas coisas e comprei muitos jogos cujos componentes eram todos de madeira e cartão e nunca foi um problema.
O importante é serem funcionais e facilitarem a “leitura” do estado do jogo… Coisa que, às vezes, as miniaturas até dificultam, por exemplo no caso do Wildlands.

3 Curtiram

Desde que comecei a jogar que (praticamente) todos os jogos trazem os saquinhos. Se continuam a trazer não se trata de um desequilíbrio mas de mais um ponto a melhorar. Ainda assim, se um jogo for um fracasso comercial o plástico continuará lá sempre.
Já as sleeves, nem toda a gente coloca (não quero com isto dizer que não são um problema também). São um problema e eu sou um dos culpados também, confesso, mas olha que comprava algo menos poluente sem pensar duas vezes se houvesse.
Quanto a miniaturas e outros componentes: não acontece nos jogos que compro pelo que não posso falar muito.
Ainda assim, gosto mais de meeples de madeira que de plástico. As minis podiam muito bem ser feitas de um material biodegradável como acontece na impressão 3D em vez de plásticos como ABS que (acho) não são nada amigáveis para o ambiente.

3 Curtiram

Lembrei-me de um detalhe relativamente às sleeves (que não quer dizer que sejam espetaculares para o ambiente).
Uso bastante em cartas pois gosto de as proteger para que durem o máximo possível. Isso evita que tenha que encomendar novos componentes, evitando assim todos os custos ambientais de transporte, da cópia que fica inviável para venda e já foi produzida, etc. ou, em última análise, ter que comprar outra cópia do jogo.
Repito que isto não é um “as sleeves até são boas/melhores” mas acho (e, a menos que haja um estudo, fico com a minha) que não são um mal assim tão grande.

1 Curtiu