O que te leva a vender um dos teus jogos?

Antes de mais um disclaimer, eu nunca vendi um dos meus jogos. Tenho um que está na calha, mas a situação é tão específica que me fez chegar a esta pergunta.
O que despoleta a saída de um jogo da nossa colecção?

Não pretendo com a pergunta julgar, já que cada um é livre de encarar o hobby pela sua perspectiva. Pensem nisto como um momento de partilha para percebermos como as outras pessoas encaram esta situação em específico.

3 Curtiram

Tenho quase 300 jogos que vendi ou troquei, e sempre tive razões diferentes:

  • Não tem solo - por volta de 2015 comecei a sério nos jogos a solo e livrei-me de quase tudo que só dava para jogar multiplayer
  • Tenho melhores - experimentei, não gostei ou tenho jogos similares que me proporcionam uma experiência melhor
  • Ótima troca - já tive algumas propostas boas de trocas e apesar de não me importar de ficar com o jogo na coleção, o que vinha de retorno era mais apetecível e iria mais a mesa
  • Espaço - ás vezes tem de ser, com mais de 300 jogos na coleção, tenho de perder o amor a alguns e simplesmente vender

de certeza que haverão outras razões, mas regra geral estas foram as principais

5 Curtiram

Normalmente não vendo jogos a não ser quando:

  • não gostei do jogo
  • achei o jogo razoável e me oferecem um valor semelhante ao que paguei pelo mesmo
  • achei o jogo interessante mas não brilhante e oferecem-me pelo menos o que paguei pelo jogo
3 Curtiram

Não vendi muitos jogos e a minha colecção é relativamente pequena, mas até agora foi sempre uma conjugação de factores:

  • não ter gostado ou achar apenas razoável;
  • querer adquirir outros jogos que são melhores;
  • orçamento para tal é limitado.

… ou:

  • raramente ou nunca vão à mesa;
  • são muito longos e/ou demasiado complexos para mim;
  • tenho pouco tempo disponível para jogar.
2 Curtiram

No meu caso o único jogo que está na calha para ser vendido é mesmo o Clank original. Comprei recentemente o Clank Catacombs e bastou alguns jogos para perceber que dificilmente iriamos voltar a jogar o antigo. Ainda se está a ponderar se vale a pena ficar com o original para misturar as cartas todas, mas isso é algo que iremos decidir depois de jogar o Catacombs mais umas vezes.

Portanto para já a razão que tenho para, possivelmente, por um jogo à venda é mesmo a substituição por uma nova versão.

Por outro lado temos vários jogos do meu filho mais novo que já são demasiado simples. Estamos a pensar em vender ou oferecer alguns deles e ficar apenas com parte deles (para serem utilizados em atividades ou em casa com visitas). Portanto esta será outra das razões que podemos ter para vender jogos, o não se enquadrarem nas nossas necessidades.

2 Curtiram

Vou fazer uma lista:

  • Já não jogo;
  • Jogo para os garotos que, entretanto, cresceram;
  • Duplicado;
  • Fazer dinheiro;
  • Ofereceram mas não gosto.

Acho que é isto. Se fosse pela esposa vendia só porque sim.

3 Curtiram

O motivo mais fácil cá por casa, mas menos comum, é por ambos não gostarmos do jogo. Apesar de isto não acontecer com muita frequência porque normalmente não compramos sem antes vermos e lermos diversos conteúdos de diferentes fontes para perceber se vamos realmente gostar do jogo (ou então já experimentamos antes de comprar).

O motivo mais complicado, mas mais comum, é mesmo por falta de espaço (comprar uma nova estante já não é solução). Neste caso acabamos por selecionar alguns de entre os que não são tão jogados ou que acabamos por preferir jogar outros em vez desses. O problema é serem bons jogos mas não há espaço para tudo e, se queremos comprar/experimentar outros, temos de ceder nas vendas.

No mundo perfeito não vendíamos nenhum e tinhamos um espaço (café ou ludoteca) para a malta vir jogar connosco, quem sabe na reforma… :blush:

6 Curtiram

Questões puramente científicas: Tempo e espaço.

Não tenho tempo para jogar todos os jogos que quero e menos tempo ainda para jogar os que não tenho especial vontade de jogar.
O espaço também é limitado, o que gera também a gestão da coleção.

Dito isto, prefiro trocar a vender pois permite-me experimentar mais jogos sem perda de valor e nesse aspeto adoro as Math Trades pois permitem uma percentagem de trocas muito maior que trocas diretas.

4 Curtiram

1 - Não gostei tanto do jogo como esperava
2 - Não vai à mesa durante bastante tempo (o tempo varia consoante o tipo de jogo e dificuldade de o jogar).
3 - Melhor edição do jogo. É raro mas por vezes se existe uma versão melhorada e/ou com melhores componentes posso considerar desfazer-me do jogo.

Mas no fundo 1 e 2 são de longe as principais razões.

2 Curtiram