Ó senhores com o Age of Steam

[quote=Asur]

[quote=Firepigeon]

qq jogo fica uma m...a se só tem componentes de m...a!!!

[/quote]

Isto vindo de um wargamer...[/quote]

.... de miniaturas!!! que tem no papo meia centena de torneios, aqui e em Espanha, incluindo primeiros lugares!!

Dito isto repito: os componentes ajudam um jogo a ser um jogão!!! Nao me viste a escrever que tornavam um mau jogo num bom jogo!!!

[quote=Firepigeon]

Dito isto repito: os componentes ajudam um jogo a ser um jogão!!! Nao me viste a escrever que tornavam um mau jogo num bom jogo!!!

[/quote]

Eu percebi. Achas que componentes feios podem tornar um bom jogo, mau. Eu discordo, pelo menos acho isso dificil. E por isso achei estranho um wargamer pensar assim. Mas isso foi pq pensava que eras principalmente fã de wargamers com mapinhas e mil chits. Que tipicamente não são mto agradáveis à vista, na minha opinião. Mas são feitos da melhor forma para serem funcionais (os que são, vá), e jogo-os com muito gosto. Se me enganei, então foi uma má lógica. Pardon.

E é só isso.

Historico: os wargames de miniaturas apareceram primeiro que os wargames ditos de hex-and-counter. Desses nasceram todo qt se conhece actualmente, desde os RPG's aos wargames e boardgames!!

Olha por exemplo para o sistema Commands & Colors, em que o Battlelore e o Memoir 44 se batem com o Ancients, que se tivesse miniaturas estaria simplesmente a vender 10x mais!!!

[quote=Firepigeon]Olha por exemplo para o sistema Commands & Colors, em que o Battlelore e o Memoir 44 se batem com o Ancients, que se tivesse miniaturas estaria simplesmente a vender 10x mais!!

[/quote]

Mas aí mudamos a conversa para o que um jogo vende, e não a sua qualidade.

Podíamos estar a falar de filmes. Um filme com mais explosões e gaijas boas vende mais? Pois claro. Uma gaija boa num bom filme, melhora-o? Pá, mal não faz. Um filme bom se não tiver explosões é mau (m**a = m**a)? Não.

Mas sim, continuamos a conversa pelo mail, que isto já vai longo. Wink

[quote=Firepigeon]

Olha por exemplo para o sistema Commands & Colors, em que o Battlelore e o Memoir 44 se batem com o Ancients, que se tivesse miniaturas estaria simplesmente a vender 10x mais!!!

[/quote]

Aqui está o exemplo perfeito, por mais miniaturas que o Memoir e o Battlelore tenham, ainda têm de comer muito chocapic para se compararem ao CC:A. E até aqui há lugar à opinião pessoal... eu prefiro blocos, acho que a madeira dá excelentes componentes. Sim, prefiro as batatas fritas do Chicago, aos pedaços de plástico com rebarbas do RRT.

Nada se compara a uma boa miniatura seja em plástico ou em metal, se for pintada então não há nenhum cubo de madeira ou counter que se lhe compare!! Trocava o CCA num piscar de olhos por uma daquelas conversões do mesmo para miniaturas que se ve no BGG!! E o jogo fica logo melhor, com um aspecto visual excelente!

Mesmo entre counters e cubos, prefiro os counters que por norma incluem nos mesmos mais informação útil e actualmente têm um aspecto gráfico fenomenal. Os cubos, cilindros ou discos de madeira são simplesmente isso: marcadores sem personalidade e feios! Substituidos até por contas de vidro até estas apresentam logo melhor aspecto.

Eu se calhar sou muito minimalista, mas existem carradas e carradas de hex-and-counter's que eu acho estupidamente agradáveis à vista, mas no fundo estamos aqui a falar de gostos e não, não vou repetir aquela frase que toda gente repete nestas discussões, mas segundo os meus gostos, uma grande fatia desses hex-and-counter's são mais agradáveis à vista que um battlelore ou um memoir (duck), servindo como exemplo aleatório o Devil's Cauldron, agora, será que isto interfere assim tanto na minha opinião sobre o jogo? Interefere. Mas se me dessem a escolher entre um lamborghini ou o meu ford fiesta a não precisar mais de gasolina eu acho que a escolha ia sempre para o último. Porquê? Porque a função primária de um carro é transportar, e com esta escolha ia fazer isso na mesma e ainda poupava um dinheirão na gasolina para gastar no memoir, no battlelore e no devil's cauldron. A mesma coisa se passa para os jogos, em que a função primária será talvez divertir(?), e em que acabaria sempre por escolher um jogo que me garantisse isso primeiro, para só depois escolher em função dos "uuuh" e "oooh" que arranca às pessoas quando o vêm numa mesa pronto a jogar, agora, a verdade, e ainda bem que é assim, é que os "uuuh" e "oooh" andam muita vezes de mãos dadas com os primeiros jogos, estando nós muito melhor servidos do que aqueles que estão à espera de um lamborghini que não gaste gasolina...

O homem quer discos... irra!

Já vi esta discussão algures neste site.

A não ser que vocês estejam a criar algum tipo de meta-jogo... desocupem a largura de banda e falem do jogo e não dos componentes.

Quero saber se jogar AoS me vai dar tanta "comichão" como jogar RrT?!

Por mim podia ter porcas e anilhas, e até fazia mais sentido... já podia dizer que tinha experimentado um heavy-game na verdadeira acepção da palavra... eheheh

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

[quote=Firepigeon]

Historico: os wargames de miniaturas apareceram primeiro que os wargames ditos de hex-and-counter. Desses nasceram todo qt se conhece actualmente, desde os RPG's aos wargames e boardgames!!

[/quote]

Existem referências históricas da existência do GO há 4 mil anos.

Os jogos abstratos (boardgame por excelência) são a origem de todos os outros.

Pedro

Compra o steam pró wallace não se chatear...

https://numblogso.blogspot.com

Aí está o início de outro grande debate.

Tive isso em conta, acredita. E estive até ha muito pouco tempo decidido a comprar o Steam.

Resumindo a minha conclusão: a questão foi discutida entre os envolvidos, ambos vieram lavar a roupa suja para o bgg para puxar gente para o seu lado; a 3ª edição do AoS não é ilegal. Como não conheço nenhum dos envolvidos, como sou um grande fã do Wallace (provavelmente comprar-lhe-ei mtos mais jogos), e quero conhecer uma das obras que o tornou famoso, vanilla, vou comprar o "verdadeiro".

Se a versão nova do jogo for fantástica, mto diferente... logo se vê. O que quero ter agora, é o Age of Steam. Smile

PS- Não, não vou comprar um cópia de uma edição anterior no ebay. Ashamed

Tu é que sabes ! Mas se o Wallace se enervar a culpa é tua !

E olha q o homem com os nervos é pior que o Hulk (é ve-lo a rasgar calções e a ficar verde e assim...) !!!

Tongue out

ps- também tenho o mesmo dilema mas acho que vou optar pelo lado light do steam...

https://numblogso.blogspot.com

Mas as cuecas esticam como as do Hulk? Ou fica com dor de cabeça?