Esta pequena história serve para ilustrar os custos e requisitos das personalidades que queremos põr em jogo.
![]() |
![]() |
![]() |
Naquele porto ao anoitecer, a luz que ao pôr-do-sol tingia a cidade de vermelho ganhava um rico tom de dourado com o brilho promissor do mar. Yoritomo Jun, um dos grandes líderes de Ryu Bannin Toshi (Dragon's Guard City), aproximou-se do seu convidado, o cortesão Ikoma Igawa, que sorria perante o céu alaranjado.
Naquele dia, o porto mantinha-se encerrado para reparações depois de uma súbita tempestade e, no silênco da maré, os dois homens encontravam-se sozinhos. O líder do clã Mantis falou então:
"Já se sente em casa, Igawa-san?"
"Confesso-me saudoso das planícies Lion, Yoritomo-sama."
"E eu saudoso do alto-mar, mas esta cidade faz parte do nosso futuro."
Para lá do porto, as primeiras lanternas começavam a acender-se nas varandas dos edifícios mais altos deste novo bastião Mantis.
"Lamento dizer que o meu lugar não será aqui, senhor."
"Cinco koku é o valor que lhe posso garantir."
"Este modesto cortesão não tem família para sustentar e esse valor é mais que suficiente, mas é meu dever velar pela honra que me é legada pelos meus antepassados."
"E a minha palavra de honra não é garantia suficiente?"
"Sou um homem do meu clã, Yoritomo-sama. Não imagino em que lhe poderei ser útil."
(Neste momento, temos 2 de honra e o Ikoma pede 4. Não é possível negociar com personalidades que não são do nosso clã.)
Passos rápidos soaram nas velhas tábuas do porto e uma figura feminina armada com uma estranha naginata aproximou-se do líder Mantis questionando:
"Yoritomo-sama chamou-me aqui?"
"Sim, Eriko, não temos muito tempo. Preciso de uma magistrada como tu aqui na cidade."
Ikoma Igawa olhou os dois em silêncio aguardando permissão para se retirar. Os dois Mantis não pareciam ter quaisquer reservas em falar à frente dele.
"Agradeço o seu convite Yoritomo-Sama, mas o que tenho a ganhar com isso?"
"Poderia oferecer-te cinco koku, mas tu conheces as dificuldades do nosso clã nestes tempos de guerra... Que tal três?"
(No entanto, é possível negociar com personalidades que sejam do nosso clã. Nomeadamente, há um modificador de -2 ao custo se não quisermos que a honra pessoal da personalidade some à nossa honra quando ela entrar em jogo.)
"Senhor, não só eu sou uma magistrada ao serviço do império como, apesar de tudo, já tenho alguma fama. O clã Mantis ficaria enobrecido se me recompenssase devidamente."
"É certo que reconheço o teu potencial. Ofereço-te cinco."
"Se Yoritomo-Sama está interessado em juntar a minha honra ao estatuto desta cidade, deverá também ter em conta que a minha reputação já ultrapassa a de Ryu Bannin Toshi."
(Há também um modificador de +2 ao custo que se pode pagar para ultrapassar o requisito de honra que a personalidade tem.)
Segiu-se um breve silêncio e, antes do líder Mantis responder, o cortesão Igawa notou nele um misterioso sorriso.
"Sete koku e vais de imediato reunir as milícias. Tens muito para fazer."
Yoritomo Eriko sorriu também e, pela primeira vez, fez uma vénia ao seu senhor Mantis. Recuando respeitosamente, a jovem magistrada empunhou a sua arma e saiu rapidamente do porto. Ikoma Igawa disse então:
"Aprendi hoje que cada clã, à sua maneira, sabe valorizar a sua honra."
(Ao pagarmos o modificador de +2 para compensar o facto da honra pedida por Eriko ser superior à nossa honra, foi possível recrutá-la. Além disso, ao não aplicarmos o modificador opcional de -2, a honra pessoal dela soma à nossa e ficamos com honra a 4 - o que é suficiente para agora recrutarmos o Ikoma.)
"Nenhum homem pode viver sozinho. Preciso de ter ao meu serviço pessoas que dominem a lei do império e as regras da corte. Posso contar contigo?"
"Terei todo o prazer em ajudar o meu senhor. Sim, cinco koku é justo."