O vosso RPG

Na sequência deste tópico surgiu-me isto:

[quote=RedPissLegion][quote=MGBM]Qual o vosso sistema favorito? Qual o vosso mundo favorito?[/quote]

(Vou meter estas duas numa).

É assim, em termos de jogos que conheço/joguei existem aqueles que considero supremos e adoro jogar/ler sobre, numa lista sem grande grau de hierarquia:
Vampire, The Masquerade
Exalted
Mage, The Ascencion
Don't Rest Your Head
Capes!
(...)

Agora, aquilo que considero ser o meu RPG Buda (se considerarmos Buda = Ser humano que atingiu a iluminação suprema, então RPG Buda = RPG que atingiu a iluminação suprema [notar o sentido claramente exagerado desta comparação/termo]) ainda não o encontrei.

Estou à procura de um realmente bom jogo de mistério, que é o género de histórias que nunca me farto e gosto imenso. Estou com fé de o encontrar em coisas como Conspiracy Of Shadows, Kult, Covenant, Unkown Armies, etc. Mas até lá, a aventura continua.[/quote]

Por isso a minha intenção com este tópico é perguntar-vos se já encontraram O RPG que vos enche as medidas e vos faz pensar "é mesmo isto que eu quero num RPG, até surgir algo melhor este vai estar no topo de minha lista de preferências". Como disse acima eu ainda não encontrei o meu, mas gostava de saber se vocês já o fizeram e porque é que esse jogo em particular vos faz sentir assim.

Nota: A ideia não é encontrar o super-RPG melhor que tudo o resto que existe, apenas perceber o que cada um de vós procura quando lê/joga um RPG e se já encontrou o jogo apropriado para explorarem isso ao máximo.

Bem, em termos de sistema ainda não encontrei o RPG. Como disse anteriormente, todos os sistemas que joguei têm vantagens e desvantagens e não considero um melhor que o outro. São pura e simplesmente diferentes e servem utilidades diferentes. Ainda não encontrei um que me enchesse as medidas

Quanto ao mundo, a Era Hyboriana enche-me completamente as medidas. Aqui posso dizer isso, que é mesmo isto que quero num RPG. Basicamente tudo o que queria fazer num mundo de low fantasia, posso fazê-lo aqui, e com estilo!

“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”

Call of Cthulhu. Jogo há anos e nunca me canso. O sistema de jogo é fácil de aprender e lógico, o background é facilmente adaptável para qualquer outro universo.

Quando comecei, o meu RPG supremo foi Vampire: the Masquerade. Agora, acho que lhe consigo encontrar defeitos em tudo :) por isso não conta propriamente, mas acho que todos nós temos aquele jogo que nos puxou para o hobby.

A partir daí, também ainda não encontrei aquele RPG que a todos os níveis me rebenta com a escala. Para mim, esses níveis são: apresentação, regras e ambiente.

No primeiro nível, eu sou perfeitamente sensível às dificuldades que um autor tem em transmitir exactamente aquilo que é a sua visão para o jogo e que muitas vezes ele não consegue se põr no meu lugar e tentar entender o que ele pretende. Admiro o autor que consegue comunicar as ideias mais complexas de uma forma que não deixa margem para dúvidas e muita margem para inspiração.

No segundo nível, obviamente que gosto de mecãnicas que são uma mão cheia de ideias bem integradas e fluídas e que constantemente parecem surgir a partir daquilo que se pretende fazer com o jogo e não daquilo que um RPG é suposto ser.

No terceiro nível, é uma reacção quase instintiva que eu tenho quando gosto de um ambiente e ele imediatamente me dá ideias para personagens e histórias. Muitas das vezes, os jogos em que eu gosto das regras não conseguem chegar lá em termos de ambiente.

Exemplos pessoais para cada um dos níveis:
Apresentação - Dogs in the Vineyard
Regras - Unknown Armies
Ambiente - Wraith: the Oblivion

Provavelmente, o RPG que se vai tornar o meu santo graal vai ser ainda um dos que eu estou a desenvolver :) se algum dia ficar contente com o resultado.

O primeiro RPG que joguei há cerca de 16/17 anos atrás... adoro o ambiente, e a mecânica do jogo é suficiente simples e intuitiva para ser jogada!

é daqueles RPGs em que nos sentimos minusculos e ao mesmo tempo cheios de vontade de fazer tanto :D

Adorei tb as sessões de In Nomine pois achei que a mecânica era muito engraçada... então quando saia um 666 nos dados era um espectaculo! :D

 

Apesar do que algumas pessoas vos possam fazer crer, um perso para existir precisa de um setting, e nesta luz eu já tenho o setting ideal, que é o do Exalted. Em termos de fantasia ele faz tudo: wuxia, steampunk, vanilla, t-rex’s em F14’s, escolham. Já podem ver a quantidade de persos que se pode fazer para esse setting, e o que é giro, todas fazem sentido!

Em termos de sistema, um que adorei foi o do TSoY, pelas Keys; tentei replicar isso em Exalted, e acho que fui bem sucedido, usando uma pequena variante de XP por objectivos, que permitia ao jogador ter grande influência em tudo o que se passava à sua volta, e na maneira como ganhava os XP.

Esta paixão vai e vem com o Mutants and Masterminds, e apenas e só porque Exalted já é sobre super-heróis*, mas em fantasia.

No entanto, tenho sempre ligações amorosas com outros rpg’s, que são os meus “sabores da semana”: agora é o Shadows in the Fog, um rpg de oculto na Londres Victoriana, ligeiramente baseado no Call of Ctuhlhu, jogado com cartas de tarot que são interpretadas pelo jogador, e é muito, mas mesmo muito, intrigante.

Outros que ando com a ideia de experimentar são o Adventure!, o Promethean, o Pendragon, e o Castle Falkenstein. E, se tivesse um bom GM**, PrimeTime Adventures.

*pode ser discutido que todo e qualquer jogo da White Wolf seja sobre super-heróis.

**neste caso, um bom GM seria, por exemplo, aquele que mais puxasse pelos Issues dos persos.

–~~–

Alguém muito sábio disse uma vez: “So, Trebek, we meet again! The game’s afoot!”

Foi o In Nomine do Steve Jackson ou o In Nomine Satanis, o francês? Não me lembro bem, mas tenho ideia de ter sido o americano, certo?

–~~–

Alguém muito sábio disse uma vez: “So, Trebek, we meet again! The game’s afoot!”

Aquelas sessões que fizemos foram da versão americana! :D

Exalted é sem dúvida o meu RPG para cenas épicas e de partir a loiça (leia-se mundo) toda no modo mais cinemático/anime possível.[quote=Rui]E, se tivesse um bom GM**, PrimeTime Adventures. (...) **neste caso, um bom GM seria, por exemplo, aquele que mais puxasse pelos Issues dos persos[/quote]Nota importante sobre isto, em PTA o GM é apenas 1/(Todos os outros jogadores à mesa) * 100% responsável por puxar pelos Issues do PCs, por isso para além de um "bom GM" precisas de um "bom Grupo".

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Bem lembrado.

–~~–

Alguém muito sábio disse uma vez: “So, Trebek, we meet again! The game’s afoot!”

Acredito que é difícil eleger um sistema como o mais perfeito porque cada um tem a sua particularidade, e funciona melhor praquilo que foi desenvolvido, mas eu tenho um cenário que pra mim é o maioral, Forgotten Realms é tão grande, tão completo, tão maravilhosamente bem escrito que é pelo menos pra mim impossível querer jogar em outra ambientação medieval, depois que conheci o FR desisti de jogar GURPS (e seu terrível mundo de Yrth) e me mudei para o não tão completo sistema D&D só por causa do cenário.