Objectivos para 2015

Há muito que sei que as palavras escritas têm outra força quando comparadas com aquelas que apenas dizemos ao vento. Por isso, desde há algum tempo que ando para escrever um post com os meus objectivos (no que respeita a jogos de tabuleiro) para 2015. Sempre que achar relevante, irei actualizando este post, esperando que no final do ano tenha conseguido cumprir estes objectivos.

Sem mais demoras, aqui vai:

1. Chegar ao final do ano sem ter jogos na colecção por jogar (este parece-me simples, tendo em conta que actualmente só tenho 2 jogos que nunca joguei e que recebi no fim de semana passado proveniente de trocas); actualmente os que tenho por jogar são:

Kingdom Builder - OK - 2015-02-02

Shadows over Camelot - OK - 2015-02-28

… e em breve deverei receber já recebi o:

Fief: France 1429 - OK - 2015-05-16

Mega Civilization - NOK

2. Adicionar à minha colecção no máximo 5 jogos com tempo de jogo médio igual ou superior a 90 minutos (irei tentar, mas para este antevejo desde já grandes dificuldades)

2.1. Wir sind das Volk!

2.2. Rokoko

2.3. La Granja

2.4. Patchistory

2.5. Antike II (vendi o Antike)

2.6. Nippon (jogo do Soledade e Sentieiro)

2.7. Food Chain Magnate (Splotter)

2.8. Dilluvia Project (jogo de Alexandre Garcia)

2.9. The Gallerist (jogo de Vital Lacerda)

2.10. Glenn Drover's Empires: Age of Discovery – Deluxe Edition (para substituir o Age of Empires III)

2.11. Mega Civilization (para coleção)

2.12. Mombasa

2.13. Through the Ages: A New Story of Civilization (demasiado bom para conseguir resistir; ainda não o tenho mas hei-de ter)

Apesar de na minha imaginação haver algumas atenuantes, o objetivo de comprar apenas 5 jogos foi completamente falhado. ashamed

3. Jogar novamente pelo menos 25 dos seguintes jogos da minha colecção (26/34):

First Train to Nuremberg

Himalaya

Imperial 2030 (joguei o Imperial)

Keyflower (expansão The Merchants)

Railways of the World

Rio de la Plata

Through the Ages: A Story of Civilization (joguei a nova versão: Through the Ages: A New Story of Civilization)

Vulgari Eloquentia

Kanban - OK - 2015-01-14

Keyflower (expansão The Farmers) - OK - 2015-01-16

Norenberc - OK - 2015-01-17

Panamax - OK - 2015-01-28

Caylus - OK - 2015-01-30

Madeira - OK - 2015-02-06

Navegador - OK - 2015-02-06

Carson City - OK - 2015-02-15

El Grande - OK - 2015-02-25

Egizia - OK - 2015-02-28

Endeavour - OK - 2015-03-06

Saint Petersburg - OK - 2015-03-18

World Without End - OK - 2015-03-20

Power Struggle - OK - 2015-04-22

Princes of Florence - OK - 2015-05-13

Age of Steam - OK - 2015-06-06

Key Market - OK - 2015-06-10

Thurn and Taxis - OK - 2015-06-19

Goa - OK - 2015-06-27

Vasco da Gama - OK - 2015-07-18

Capitals - OK - 2015-07-18

Agricola - OK - 2015-08-05

Puerto Rico - OK - 2015-08-12

Tigris & Euphrates - OK - 2015-08-19

Last Will - OK - 2015-12-09

Clash of Cultures - OK - 2015-12-19

4. Experimentar pelo menos 7 dos seguintes jogos (que não fazem parte da minha colecção) anteriores a 2013 (4/11):

Cribbage

Game of Thrones: The Board Game (Second Edition)

Mage Wars

Space Alert

Summoner Wars: Master Set

Takenoko

Viticulture

Ticket to Ride: Nordic Countries - OK - 2015-01-24

Twilight Imperium (Third Edition) - OK - 2015-01-24

Combat Commander: Europe - OK - 2015-06-03

Ticket to Ride: Märklin - OK - 2015-09-24

5. Experimentar pelo menos 4 dos seguintes jogos com data de lançamento 2013 (que não fazem parte da minha colecção) (4/5): OK

CV

Guns of Gettysburg - OK - 2015-01-23

Rococo - OK - 2015-01-25

Trench - OK - 2015-03-04

Tash-Kalar: Arena of Legends - OK - 2015-03-21

6. Experimentar pelo menos 15 dos seguintes jogos com data de lançamento 2014 (que não fazem parte da minha colecção) (16/22):

1944: Race to the Rhine

Camel Up

Golden Ages

Greenland

Historia

Hyperborea

Castles of Mad King Ludwig - OK - 2015-01-14

Orléans - OK - 2015-01-24

Patchwork - OK - 2015-01-30

Fields of Arle - OK - 2015-02-18

Alchemists - OK - 2015-03-04

La Granja - OK - 2015-03-07

Red7 - OK - 2015-03-21

Wir sind das Volk! - OK - 2015-03-21

Colt Express - OK - 2015-04-01

Arkwright - OK - 2015-04-08

Nations: The Dice Game - OK - 2015-06-27

Deus - OK - 2015-07-08

Lords of Xidit - OK - 2015-07-15

Ancient World - OK - 2015-07-22

La Isla - OK - 2015-09-10

Antike II - OK - 2015-09-18

7. Jogar pelo menos 5 mapas de Power Grid (6/5):

USA

France

Mapa da Europa (versão deluxe) - OK - 2015-01-03

Mapa da América do Norte (versão deluxe) - OK - 2015-02-04

Benelux - OK - 2015-03-18

Québec - OK - 2015-05-28

Russia - OK - 2015-06-13

Baden-Württemberg - OK - 2015-08-12

… e por fim, o mais importante, bons amigos com quem os jogar! star2star2star2star2star2

Alguém quer pensar e partilhar os objectivos que tem (de jogos de tabuleiro) para 2015? surprise

por isso para alguns podes contar comigo, abaixo indico os que tenho e aqueles que também queria experimentar… mas há bastante em comum

vais receber e eu quero experimentar o Fief: France 1429

3. Jogar  pelo menos 25 dos seguintes jogos da tua colecção: ...os que me agradam (alguns que já jogaste este ano também não importo de voltar a jogá-los tipo kanban ou panamax)

Madeira (a repetir para mim)

Age of Steam (a repetir para mim) 

Capitals (nunca experimentei e gostava muito de o fazer)

Last Will (sempre engraçado)

Navegador (sempre um prazer)

De Vulgari Eloquentia ( a experimentar para mim)

Through the Ages: A Story of Civilization (uma grande falaha minha, este está no topo das minhas prioridades)

Carson City (também já estou para repeti-lo há muito)

Egizia (pena estar descontinuado, quero repeti-lo claro)

4. Experimentar pelo menos 7 dos seguintes jogos (que não fazem parte da minha colecção) anteriores a 2013:

o Game of thrones second edition... claro! ehehehehe.. eu tenho-o! (pelo menos 5 pessoas, 6 é ideal... ò Strilar estás aí???)

Viticulture... também o tenho e já com as 12 expansões do Tuscany ( penso que a Sandrina neste também se deve juntar a nós ;-)

6. Experimentar pelo menos 15 dos seguintes jogos com data de lançamento 2014 (que não fazem parte da minha colecção):

Alchemists (gostava de experimentar)

La Granja (quero-o muito!)

Deus (tenho)

Fields of Arle (tenho)

Wir sind das Volk! (gostava também de experimentar, não o tenho)

Arkwright (idem)

Antike II (há grandes alterações?)

Colt Express (também a experimentar)

La Isla (porque não?)

Patchwork (a experimentar)

Historia (a experimentar)

Greenland (tenho este, mas ainda só o joguei em modo solitário, brrr que frio! dá de 1-a 3)

The Golden Ages (tenho-o e é quando quiseres)

Nations: The Dice Game (estamos todos à espera da (re) edição...

The Ancient World (tenho-o)

Camel Up (eheheh... tenho-o, o Vital também deve atinar ;-)

siga!

Bom amigo,

quando jogares estes, junta-me à tua mesa:

Egizia

Himalaya

Puerto Rico

Vasco da Gama

Castles of Mad King Ludwig

Jogar pelo menos 5 mapas de Power Grid

Mapa da Europa (versão deluxe)

... e por fim, o mais importante, bons amigos com quem os jogar! star2star2star2star2star2

és um sonhador pa :D
dream on...

outro :smiley:

eu, o tiago ou ambos :wink:

Os dois pois claro :smiley:

Um Power Grid já foi. Dos 20 mapas existentes:

2004 - Germany / USA

2005 - France / Italy

2006 - Benelux / Central Europe

2008 - China / Korea

2009 - Brazil / Spain & Portugal

2010 - Russia / Japan

2012 - Northern Europe / United Kingdom & Ireland

2012 - Québec / Baden-Württemberg

2013 - Australia / Indian Subcontinent

2014 - Europa / North America (deluxe version)

… julgo que tenho 6 por experimentar:

• USA (não tenho a certeza)
  • France
  • Benelux
  • Russia
  • Québec
  • Baden-Württemberg

… qual o próximo mapa? smiley

Conta comigo!  laugh

[quote=tmgd]Alguém quer pensar e partilhar os objectivos que tem (de jogos de tabuleiro) para 2015? surprise[/quote]

Só tenho 1 objectivo, aprender a jogar o

Advance Squad Leader

"só" e já não é assim tão pouco!

Boa sorte com isso! smiley

Boas,

Conta comigo quando jogares os jogos:

Shadows over Camelot

Agricola

Capitals

El Grande

Goa

Last Will

Princes of Florence

Through the Ages

Power Grid (qualquer dos mapas, obrigado pelo jogo de quarta, adorei este jogo)

Abraço,

[quote=Mosh][quote=tmgd]Alguém quer pensar e partilhar os objectivos que tem (de jogos de tabuleiro) para 2015? surprise[/quote]

Só tenho 1 objectivo, aprender a jogar o

Advance Squad Leader[/quote]

Já comecei no em dezembro de 2014 e espero continuar em 2015.

please  smiley

O meu objetivo para 2015 é bem menos audaz. Eu em 2015, queria jogar. apenas isso jogar, mas não se afigura fácil.

Exactamente o que estava a pensar :slight_smile: quero é jogar, que o pessoal todo se consiga juntar e jogue nem que seja só Tichu XD lol mas que jogue

Para o 1º e 2º não vou dizer nada.

3º  - Podes contar comigo para:

Princes of Florence

Through the Ages

Tigris

4º - Conta comigo e posso levar o Ticket to Ride Marklin Edition

5º - Conta comigo e posso levar o Tash-Kalar

6º Conta comigo e posso levar:

Greenland

Red7

Wir Sind das Volk!

7º Passo

Passados 7 meses, com força de vontade e com a ajuda de vários amigos, os objetivos vão sendo cumpridos.

1. Chegar ao final do ano sem ter jogos na colecção por jogar

Atualmente não tenho qualquer jogo na minha coleção por experimentar.

Para isso muito tem contribuido a redução na compra de jogos, mas também comprar e trocar apenas por jogos que já conheço.

• O Kingdom Builder ainda só joguei uma vez, mas confesso que estava à espera de melhor; terei de jogar novamente para validar a primeira impressão
  • O Shadows over Camelot é um jogo cooperativo que vive muito pelo grupo com que se joga; da única vez que o joguei, não houve traidor o que facilitou a nossa vitória
  • Entretanto o Fief: France 1429 já não faz parte da minha coleção; não achei o jogo mau, mas com demasiada sorte para o meu gosto e que dificilmente o iria colocar na mesa

2. Adicionar à minha colecção no máximo 5 jogos com tempo de jogo médio igual ou superior a 90 minutos

Não tem sido fácil evitar comprar alguns jogos; no entanto, este objetivo está definitivamente a ajudar-me a comprar menos jogos o que me deixa mais tempo para o objetivo seguinte. :slight_smile:

Os que comprei até ao momento:
  • Wir sind das Volk! joguei uma vez antes de o comprar, e é daqueles jogos com um excelente preço para a sua qualidade! recomendo!
  • Rokoko joguei também antes de o comprar; mais uma vez, um bom jogo a um bom preço a que acabei por não resistir; também recomendo!

3. Jogar novamente pelo menos 25 dos seguintes jogos da minha colecção

É o objetivo que mais me tem agradado. Tenho voltado a jogar alguns jogos que tanto gosto e a redescobrir outros (para o bem e para o mal), sendo que uma boa parte deles já os joguei por diversas vezes. Aqui vai o feeling que tive após voltar a jogar os mesmos:
  • Age of Steam - jogado a 3 e 4 jogadores com os que são considerados dos melhores mapas para 3 e 4 jogadores; que grande jogo; apertado, implacável e sempre diferente; espero jogá-lo mais umas quantas vezes no decorrer deste ano
  • Carson City - jogado por 5 vezes em pouco tempo; melhor a 4 jogadores mas o último dos jogos não correu muito bem e deixou-me com a sensação de que afinal o jogo pode não ser tão bom quanto eu imaginava
  • Caylus - continua a ser um dos meus jogos favoritos
  • El Grande - com vontade de repetir em breve
  • Egizia - excelente jogo; já foi à mesa este ano e cada vez que o vejo na estante penso em jogá-lo novamente, mas ainda não voltou a acontecer
  • Endeavour - jogo simples e rápido (especialmente os primeiros turnos)
  • Goa - jogo com uma componente de bidding (one round) já com alguns anos; bom para 4 jogadores
  • Kanban - jogado 3x, o que me permitiu melhorar um pouco a minha estratégia (mas não o suficiente)
  • Key Market - comecei por descobrir que a minha cópia do jogo nunca tinha sido jogada e que lhe faltava um tile (provavelmente terá ficado no tile sheet); entretanto já o joguei por 4 vezes (mais do que tinha jogado em 5 anos) e confirma-se que é um jogo de que gosto muito!
  • Keyflower (expansão The Farmers) - jogado só uma vez; não me parece que traga muito mais ao jogo para além de mais variabilidade e regras…
  • Madeira - continuo a gostar!
  • Navegador - voltei a ter a sensação de que ninguém quer acabar o jogo; voltou a não me convencer :frowning:
  • Norenberc - jogado duas ou três vezes (mais do que nos últimos 5 anos); joga-se bem mas não é brilhante
  • Panamax - gosto muito deste jogo; para mim é um dos melhores de 2014 pela sua originalidade; pelo meio descobri que jogava (e ensinava) com uma regra errada que tem algum impacto no jogo; com a regra certa, fica ainda melhor! :slight_smile:
  • Power Struggle - jogado duas vezes quase seguidas; é um jogo interessante, com condições de vitória género o Tribune; quando o joguei em 2010 pareceu-me melhor do que me pareceu agora!
  • Princes of Florence - continuo a gostar muito do jogo; rápido e bom!
  • Saint Petersburg - a nova versão trás mais decisões e melhora um jogo que já era bom.
  • Thurn and Taxis - sete anos depois voltei a jogar; este era um daqueles jogos que me tinha desiludido quando o comprei; ao contrário de outros, voltar a jogá-lo foi uma boa surpresa, pois gostei mais do jogo do que gostava na altura; o problema foi que descobri que o meu jogo ficou com as cartas todas marcadas devido a um elástico que se estragou :frowning:
  • World Without End - com algum fator sorte, mas um jogo daqueles que eu gosto: sempre a sofrer!

4. Experimentar pelo menos 7 dos seguintes jogos

Dos que já experimentei, não houve surpresas:
  • Combat Commander: Europe - definitivamente, não é o meu género de jogo; tático
  • Ticket to Ride: Nordic Countries - excelente mapa para 3 jogadores; passou para a minha wishlist, mas só comprarei se encontrar uma boa oportunidade
  • Twilight Imperium (Third Edition) - mais de 8 horas de jogo; o jogo até é engraçado, mas tem demasiado downtime para o meu gosto

5. Experimentar pelo menos 4 dos seguintes jogos com data de lançamento 2013
  • Guns of Gettysburg - muito original mas não é bem o meu género de jogo; regras com bastantes detalhes o que o tornam dificil de meter na mesa
  • Rococo - tanto que gostei do jogo, que o comprei
  • Tash-Kalar: Arena of Legends - jogo abstrato bem melhor do que imaginava; já eu a jogar isto sou muito pior do que julgava ser possível! :stuck_out_tongue:
  • Trench - jogo com regras simples e abstrato; não é jogo para mim…

6. Experimentar pelo menos 15 dos seguintes jogos com data de lançamento 2014
  • Alchemists - jogo de dedução complexo e com a utilização de telemóvel; interessante mas preferencialmente para se jogar num ambiente tranquilo
  • Arkwright - jogo engraçado mas demasiado longo para o que é
  • Castles of Mad King Ludwig - neste momento é o melhor classificado do ranking BGG de jogos de 2014; é engraçado, mas não me pareceu assim tão bom
  • Colt Express - muito fator sorte; jogo descontraído com algum bluf e tentativa de deduzir o que os adversários vão escolher; componentes apelativos
  • Deus - bem melhor do que eu esperava tendo em conta as criticas que fui ouvindo; jogarei outra vez se se proporcionar
  • Fields of Arle - senti que era mais do mesmo, mas é um mesmo que eu aprecio
  • La Granja - gostei muito; este tem estado próximo de entrar num dos 5 jogos de duração igual ou superior a 90 minutos que quero comprar este ano…
  • Nations: The Dice Game - jogado por 7x em menos de duas semanas, quererá dizer alguma coisa?! simples e rápido
  • Orléans - a 1ª vez que joguei gostei; joguei novamente logo de seguida e já não gostei tanto; voltei a jogar passado algum tempo e confirmei que não sendo mau, também não me satisfaz
  • Patchwork - mais um jogo simples e rápido; encomendado
  • Red7 - jogo de cartas muito simples e que se joga em qualquer lado; provavelmente ainda é capaz de ir parar à minha coleção…
  • Wir sind das Volk! - gosto do tema e da arte do jogo; joguei e gostei do feeling; comprado

7. Jogar pelo menos 5 mapas de Power Grid

Jogado já este ano com 5 mapas diferentes; continuo a gostar muito do jogo, sendo que com os mapas diferentes, nº de recursos diferentes, ordem de saída das centrais diferentes, nº de jogadores e grupo diferente, cada jogo é sempre uma surpresa; até ao final do ano ainda devo voltar a jogar mais vezes!

Força nisso :slight_smile: