Objectivos para 2018

Depois dos objetivos para 2015, resolvi fazer uma revisão do que gostava de jogar em 2018:

 

  1. Jogos que tenho na minha colecção por jogar (1/5):

    1844/1854

    EXIT: O Laboratório Secreto

    Ludi Gladiatorii

    Space Alert

    Crisis - OK - 2018-02-21

     
  2. Jogar novamente pelo menos 25 dos seguintes jogos da minha colecção (9/48):

    After Pablo

    Albion

    Amyitis

    Bruges (expansão)

    Cavum

    Chocolatl

    Cuba (expansão)

    Die Goldene Stadt

    Dominant Species

    First Train to Nuremberg

    Genoa

    German Railways

    Glory to Rome

    Hammer of the Scots

    Himalaya

    Inca Empire

    Khan

    Liberté

    Louis XIV

    Magnum Sal

    Manhattan

    Memoir '44

    Merchants & Marauders

    Merchants of the Middle Ages

    Monuments

    Pantheon

    Patchistory

    Patrizier

    Planet Steam

    Rio de la Plata

    Saga

    San Marco

    Snowdonia

    Steam (com expansão Barons)

    The Great Zimbabwe

    The Pillars of the Earth (expansão)

    Tzolkin (expansão)

    Vinhos Deluxe Edition

    Vulgari Eloquentia

    Luna - OK - 2018-01-06

    Junta - OK - 2018-01-27

    El Grande - OK - 2018-01-31

    Colosseum - OK - 2018-02-14

    Santiago - OK - 2018-02-21

    Sid Meier's Civilization: The Board Game - OK - 2018-03-17

    Merkator - OK - 2018-06-09

    Reef Encounter - OK - 2018-07-01

    Keythedral - OK - 2018-10-10

     
  3. Experimentar os seguintes jogos que não fazem parte da minha colecção

    3.1. Pelo menos 4 com data de lançamento 2016 (1/11):

    Capital

    Fields of Green

    Ticket to Ride: Rails & Sails

    Colony

    Solarius Mission

    Captain Sonar

    Cry Havoc

    Conan    

    Tyrants of the Underdark

    Guilds of London

    La Granja: No Siesta - OK - 2018-03-14

     

    3.2. Pelo menos 3 com data de lançamento 2015 (0/6):

    IKI

    Shakespeare

    Triumph & Tragedy

    The Prodigals Club

    Haspelknecht

    Pursuit of Happiness

     

    3.3. Pelo menos 2 com data de lançamento 2014 (1/3):

    Historia

    Hyperborea

    Clinic - OK - 2018-04-11

     

    3.4. Pelo menos 10 com data de lançamento anterior a 2014 (8/24):

    Cribbage

    Game of Thrones: The Board Game (Second Edition)

    Mage Wars

    Summoner Wars: Master Set

    Stronghold

    Yedo

    Tales of the Arabian Nights

    Carcassonne: Mares do Sul

    The Name of the Rose

    Mahjong

    Tokaido

    Monza

    Mykerinos

    CV

    Summoner Wars

    The Rivals for Catan

    Helvetia - 2018-01-17

    Peloponnes - 2018-01-17

    Qwixx (Steffen Benndorf 2012) - 2018-01-31

    Full Metal Planete - 2018-03-01

    Homesteaders - 2018-03-07

    Santiago de Cuba - 2018-03-28

    Tournay - 2018-04-14

    Lords of Vegas - 2018-08-08

     

Desculpa a liberdade mas, caso aceites inscrições, faço-as já para:


  • Colosseum
  • El Grande
  • Junta
  • Liberté
  • Memoir 44
  • Planet Steam
  • Steam
  • Tzolkin
  • Vinhos Deluxe



    Como (escassa) compensação, posso levar (e explicar), quando quiseres, o Peloponnes…

Olá olá,

Inscrições aceites. Se/ quando planear jogar os mesmos aviso-te wink

Joguei ontem pela primeira vez dois jogos que já há muito queria experimentar: O Helvetia e Peloponnes (muito obrigado Cristina por teres levado, ensinado e jogado os mesmos!).

 

O Helvetia é um brain burner (a fazer lembrar o Neuland devido à interligação das ações em que pdoruzimos os recursos mas que na realidade não os temos), com alguma boa dosa de interação com os outros jogadores e que me parece ter uma excelente "rejogabilidade" (parece-me que todos os jogos terão a tendência para poderem ser muito diferentes). Gostei.

 

Já o Peloponnes, é um CIV bastante light e que me agradou bastante. Bid muito forte e agressivo que nos obriga a pensar bem no que queremos para evitarmos correr o risco de nada fazermos! Gostámos e acabámos por jogar duas vezes seguidas! Parece-me um bom sinal, certo? Jogámos a 4 jogadores e fiquei com vontade de experimentar também com outro número.

 

Venham os próximos, sendo que o Tales of the Arabian Nights já está planeado para dia 7/Fev yes

Os meus objectivos são mais simples. Experimentar o maior número de jogos de entre a seguinte lista:

 

18xx (um que seja bom para principiantes)

1989

7 Wonders Duel

Agra

Alchemists

Altiplano

Amerigo

Anachrony

At the Gates of Loyang

Azul

Bruxelles

Calimala

Carson City

Caverna

Century Spice Road

Civilization, a New Dawn

Clans of Caledonia

Colosseum

Die Macher

Elysium

Euphoria

Evolution

Fiels of Arle

Gentes

Glass Road

Grand Austria Hotel

Great Western Trail

Guilds of London

Imhotep

In the Year of the Dragon

Indian Summer

Indonesia

Istanbul

Jamaica

K2

Kanban

Keyflower

Lisboa

London 2nd ed

Lotus

Luna

Maria

Merchants and Marauders

Merlin

Myrmes

Mystic Vale

Nations

Navegador

Noria

Nusfjord

Orleans

Pandemic Legacy Season 2

Pandemic Rising Tide

Raiders of the North Sea

Rajas of the Ganges

Rococo

Roll Player

Sagrada

Shogun

Targi

Torres

Transatlantic

Trickerion

Tzolkin

Yedo

Yokohama

 

E tenho a certeza de que me esqueci de vários...

 

Mas também repetir jogos como o Agrícola, Le Havre, Madeira, Panamax, Vinhos, The Gallerist, Age of Steam, Brass, The Colonists, CO2, Tigres e Euphrates, Twilight Struggle e Glory to Rome.


Olá Paulo,

 

… só esses? isso é rápido! Com persitência, será apenas uma questão de anos! Junta-te ao clube e, não esqueças:

"Como é que se come um elefante? Um bocado de cada vez" surprise

Falando de objetivos encontrei no OpinionatedGamers o seguinte artigo que achei interessante e que resumidamente indicava que tinha atingido os 1000 jogos diferentes jogados. Estive a ver o que já joguei e estou neste momento nos 932 jogos diferentes jogados (e registados no BGG). Como nos últimos anos tenho experimentado cerca de 40 a 80 jogos, isto significa que antes do final de 2019 é provável chegar ao número redondo dos 1000. Mas o que achei interessante ler foi as 3 lições que o autor aprendeu (resumidamente):


  • Não precisa comprar todos os jogos de que gosta. Quando era um novo jogador, comprava tudo o que gostava. Parece ser uma experiência comum em novos jogadores;
  • Arranjar tempo para jogar os jogos que gosta e não focar apenas para experimentar o que está na "berra"; aconcelha aos novos jogadores a verem a história do hobyy pois existem grandes jogos das décadas passadas;
  • Registar o que se joga para poder mais tarde saber qual o jogo mais jogado, saber qual o racio de vitórias/derrotas para perceber o progresso ao longo do tempo, etc, etc…

     

     

    Artigo original AQUI.

     

     

Three lessons learned…

One of the earliest lessons I learned was that I didn’t need to buy every game I liked.  When I was a new gamer, I bought everything I enjoyed.  I think that’s a common experience: new gamers are frequently in acquisition mode.  Today, I cap my collection at 365 games, and that means I only keep games I really love and will actually play.  I’m a game player, not a game collector, and I really only have room (and money) for the games that bring me joy.  That said, I appreciate all of the game collectors in my life!  But personally, it bothers me to have lots of underplayed games on shelves.  

The next lesson I learned is to make time to enjoy the games I love and not focus so much on what’s hot.  I’m the very definition of “Cult of the New”: I travel to Gen Con and Essen each year to shop for the latest titles.  I review 50+ new games a year, in large part because I enjoy learning and experiencing new games.  But for a few years, I was focused entirely on new games, not taking out time to enjoy the older games I really loved.  Today I focus on older titles from January to July, then use convention season from August to December to focus on new games.  I like less than half of new games I play, so I think a better use of my time is focusing on the games I know I’ll love. And my advice for all new gamers is to look back at the hobby’s history: there are some great games from decades past.  

The last lesson I learned — and I’m still learning it — is to actually do the recordkeeping.  In retrospect, I wish I knew what my most-played game of all-time is.  (I suspect it is 7 Wonders, but there are a few other candidates.)  I generally don’t care about my win-loss ratio, but it’d be cool to know for some games, especially to see how it progressed over time.  And, of course, I’d love to have known when I crossed that 1,000 marker.  Because I probably would have thrown a gaming party!

 

Olá, este jogo parece ser mesmo fixe. Qual é a tua opinião no jogo? Achas que é balanced?

Olá,



Eu também me inscrevo, se der, para jogar Colosseum, Glory to Rome e/ou Civilization. E tenho o Qwixx que posso levar numa destas quartas!..






[quote=just4talk]Olá, este jogo parece ser mesmo fixe. Qual é a tua opinião no jogo? Achas que é balanced?[/quote]

 

Olá. Só joguei uma vez há demasiado tempo para me lembrar do jogo. Por isso o quero voltar a jogar… wink

[quote=saabb]Olá,



Eu também me inscrevo, se der, para jogar Colosseum, Glory to Rome e/ou Civilization. E tenho o Qwixx que posso levar numa destas quartas!..



[/quote]

 

Fica registado. Se os for jogar num encontro do grupo avisarei. Quanto ao Qwixx, se quiseres/puderes levar e ensinar esta 4ª feira agradecia. yes

Leva o Colosseum para a LeiriaCon e eu levo o meu Full Metal PLanete e arrumamos aí com dois items…

Deal?

_

Também era gajo para alinhar nesses 2 … vamos ver se dá.

Combinado, levo esta quarta.

[quote=Mallgur]Leva o Colosseum para a LeiriaCon e eu levo o meu Full Metal PLanete e arrumamos aí com dois items…

Deal?

_[/quote]



"Negócio" fechado! yes

Ok Fixe! yes

É possível que vá jogar, entre outras coisas, o Peloponnes. A confirmar-se, se tiveres interessada, penso que haverá lugar para ti smiley

Para mim é o melhor jogo de piratas do mercado e também o mais divertido.

É um sandbox em que tudo faz sentido temáticamente e tens muitas opções diferentes, podes ser um mercador pacífico, um contrabandista, um aventureiro ou um pirata sanguinário ... ou uma mistura de vários evilgrin

Pelo lado negativo, tem um pouco de dados a mais, mas compensa bem pelo fator fun que tem.

O primeiro jogo é duro, pois tem mesmo muitas opções ... e a nossa cabeça quase que explode. Não é um jogo para quem goste de coisas simples.

Eu recomendo vivamente !

Obrigada :slight_smile: Quero jogar sim

[quote=tmgd]

I’m a game player, not a game collector, and I really only have room (and money) for the games that bring me joy.  That said, I appreciate all of the game collectors in my life!  But personally, it bothers me to have lots of underplayed games on shelves.  

The next lesson I learned is to make time to enjoy the games I love and not focus so much on what’s hot.    I like less than half of new games I play, so I think a better use of my time is focusing on the games I know I’ll love. And my advice for all new gamers is to look back at the hobby’s history: there are some great games from decades past.  

 [/quote]

Subscrevo! cool

A primeira vez que ouvi falar no Full Metal Planète deve de ter sido há uns bons 20 anos! Nunca joguei. Se ainda houver lugar também alinho!