Obsession - uma opinião

O jogo Obsession é passado na era vitoriana, onde os jogadores representam o chefe de uma família de Derbyshire que tenta prevalecer socialmente.

Cada jogador começa o jogo com os membros da sua família, e dois convidados iniciais.
No decorrer do jogo, iremos expandir a nossa propriedade, conhecer mais convidados, e aumentar a reputação no seio da sociedade de Derbyshire.

O jogo está construído de forma a ter uma fluidez nas ações que, se visto de uma forma temática, torna-se bastante simples de compreender.
No nosso turno, planeamos um evento em que são necessários convidados. Com estes eventos a família sai beneficiada com os chamados “favores” associados ao evento e aos próprios convidados.
Quando jogado com o mindset certo, cada turno torna-se uma viagem no tempo em que “vou ali ao nosso English Garden jogar cricket com o sir John, que tem boas conexões a Londres e pode dar-me a conhecer uma pessoa de prestígio”.
O próprio “flavor text” das cartas dos convidados, apesar de muito breve, dão um background a cada personagem que permite criar uma história simples para cada evento que planeamos.

No meio de outras regras extra, como usar empregados para os eventos, mercado, objetivos e etc, este jogo está muito bem construído sem se desviar do tema. Depois de aprender o jogo e de o jogar no modo solo, foi muito fácil explicar as regras recorrendo somente a exemplos temáticos. Mas apesar da sua simplicidade nas regras, não deixa de ter uma profundidade “saudável” estratégica (que é como quem diz: não é preciso tirar o dia de férias para conseguir planear os turnos).

Depois de vários jogos entre 2 e 3 jogadores (maioritamente a 2), verifiquei que para quem o tema não é apelativo, foi difícil interiorizar as regras e de perceber o objetivo das ações tomadas.
Também há alguma sorte envolvida, visto que vamos buscar ao baralho novos convidados que podem não ser as pessoas populares que precisamos e podem até manchar o nosso bom nome (dando prestígio negativo no final do jogo e, em alguns casos, quando usados exigem um pagamento ou baixam a nossa reputação).

Pessoalmente, gostei muito deste Euro super temático. Tem uma fluidez nas ações que é intuitiva, e joga-se num curto espaço de tempo. O jogo vem com o modo longo (20 rondas que é o que prefiro), e o modo standard (16 rondas, para um jogo mais rápido). Para além destes dois modos, tem também variantes (explicadas tematicamente no glossário) que influenciam o mercado e a fase de acasalamento. Estas variantes são alterações pequenas, o que é bom para não complicar demasiado de jogo para jogo, e trazem uma boa dose de repetibilidade.

A maior desvantagem que me deixa com o pé atrás para o aconselhar a comprar, é o preço proibitivo. Apesar de ser uma experiência muito boa e de ser relativamente fácil de levar à mesa, o preço está muito elevado.
Por outro lado, se o custo não for problema e se gostam do tema, então este é sem dúvida o jogo a comprar.

TL;DR - se gostam do tema da era vitoriana e o preço do jogo não for problema, então é a opção perfeita para a temática.

Aproveito também para pedir conselhos de Euro’s temáticos, porque isto foi um mundo giro de descobrir.

Obrigado.

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